Cimento e o aço podem ser consideradas indústrias maduras no Brasil, caracterizadas por grandes economias de escala e alta intensidade de energia e de emissões de dióxido de carbono (CO2). Ambas as atividades experimentaram poucos avanços tecnológicos radicais, mas implantaram várias inovações tecnológicas incrementais nas últimas seis décadas.
No entanto, devido às exigências da descarbonização, ambas indústrias necessitam empreender esforços substanciais para se adaptar ao novo paradigma. Este workshop busca aprofundar o debate sobre o tema de descarbonização nas referidas indústrias, congregando as visões empresariais e acadêmicas.
9h – Abertura
9h15 – A visão da indústria
10h30 – Coffee Break
10h45 – A visão da academia
12h – Encerramento
Engenheira química formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciou carreira no Instituto Nacional de Tecnologia no Grupo de Estudos sobre Poluição Industrial. Foi membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos. É membro do Conselho de Meio Ambiente da CNI. Atualmente é Diretora de Assuntos Institucionais do Instituto Aço Brasil.
Germano Mendes de PaulaProfessor Titular do Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre e Doutor em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutorados na Oxford University e na Columbia University. Atualmente, Pesquisador Visitante no Insper. É colunista da revista “Steel Times International” desde 2000 e foi colunista da “Revista da ABM” entre 2001 e 2015.
Gonzalo VisedoHead de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), onde atua há 20 anos, está à frente de questões relacionadas à sustentabilidade da indústria, com ênfase em mudanças climáticas e emissões de CO2. Colabora com o capítulo Cimento do Balanço Energético Nacional (BEN/EPE) e do Inventário Nacional de GEE (MCTI), entre outros. Representa o setor cimenteiro do país em fóruns estratégicos, como o Comitê Técnico da Indústria de Baixo Carbono do Governo Federal, a RedeClima da CNI, e Comitês de Sustentabilidade da Associação Global de Cimento e Concreto (GCCA) e da Federação Interamericana de Cimento (FICEM). Foi Coordenador-Geral do Roadmap do Cimento, lançado em 2019, e lidera a atualização do Roadmap Net Zero do setor.
Vinicius Picanço RodriguesProfessor Assistente de Operações e Sustentabilidade no Insper, e Honorary Research Fellow na University of Strathclyde, membro do conselho do The Good Food Institute e pesquisador afiliado do Food and Retail Operations Lab (FaROL) no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Obteve um Ph.D. em Engenharia pela Danmarks Tekniske Universitet (DTU) e um Graduate Certificate em Logística e Cadeia de Suprimentos (GCLOG) pelo MIT. Foi pesquisador visitante na Sloan School of Management no MIT durante seu Ph.D. Possui M.Sc. e B.Sc. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos. Fundou duas startups premiadas internacionalmente e uma consultoria de sustentabilidade na Dinamarca, buscando sempre implementar pesquisas de ponta na prática.