As cidades brasileiras cresceram mal, mantendo índices precários de saneamento, segurança, habitação. A chamada cidade informal, autoconstruída e carente de toda infraestrutura, ocupa a maior parte do tecido urbano, mas continua invisível e inacessível aos habitantes das zonas centrais, quando não aos gestores e planejadores.
Para analisar essa questão, Insper, Arq. Futuro e Latesfip-USP promoveram seminário que explorou a ideia de que a cidade pode ser considerada como uma escola. Uma escola de convivência e trocas simbólicas, o locus fundamental de aprendizagem da experiência pública, lugar formador do sentimento da urbanidade.
Se, nas palavras do economista Edward Glaeser a cidade é “a maior invenção da humanidade”, é preciso admitir que ela foi uma invenção coletiva. Se ela permite o florescimento da cultura, o debate de ideias, o exercício pleno da política e da cidadania é porque representa a realização material de bem comum, e, portanto, a permanência do saber acumulado sobre seus problemas e soluções.
Propomos, então, uma reflexão cruzada entre urbanistas e educadores em torno de uma cidade em aprendizado, o que envolve tanto a consideração curricular e a integração disciplinar de temas urbanísticos quanto o mapeamento e localização dos recursos da malha urbana.
Isso requer um esforço metódico de oferecer ao jovem conhecimento formal e sistematizado sobre o ambiente em que ele vive, ajudando-o a compreender desde os aspectos físicos da cidade até suas regras de governança, e requer, sobretudo, a participação cidadã, ativa e transformadora no contexto de produção e disponibilização de saberes sobre a experiência da cidade.
Evento gratuito e sujeito à lotação do espaço.
Confira como foi o evento:
Evento gratuito e sujeito à lotação do espaço.
É de conhecimento do participante que eventuais filmagens e/ou fotografias realizadas no evento poderão ser utilizadas em qualquer meio de mídia para uso institucional.
Credenciamento
Abertura
Carolina da Costa (Insper)
Tomas Alvim (BEĨ Educação e Arq.Futuro)
A cidade como lugar de aprendizado e intervenção transformativa – o desafio de fazer uma escola além dos muros:
Christian Dunker (USP)
Debate:
Christian Dunker (USP)
Carolina da Costa (Insper)
Sônia Pieri (EE Infanto Dom Henrique)
Paulo Blikstein (Columbia University)
Mediação: Tomas Alvim (BEĨ Educação e Arq.Futuro)
Coffee Break
A cidade nos processos de aprendizagem escolar – um lugar de grande potencial para transformação urbana:
Cláudia Vidigal (Fundação Van Leer)
Debate:
Cláudia Vidigal (Fundação Van Leer)
Wilton Ormundo (Escola Móbile)
Eloisa Ponzio (Devir)
Jaison Luppi (E.E. Prof. Adrião Bernardes e ECOATIVA, Grajaú)
Mediação: Edson Diniz (Diretor Redes da Maré)
Almoço
A potência comunitária – uma reflexão cruzada entre urbanistas e educadores em torno de uma cidade aprendente.
Debate:
Vinicius Andrade (Escola da Cidade)
Professor Bráz (UNAS)
Roberto Montezuma (INCITI)
Ana Cristina Bortoletto Dunker (Escola Carandá Vivavida)
Mediação: Christian Dunker (USP)
A cidade acolhedora e aprendente – uma cidade que se torne um lugar de encontro, inclusão, diversidade e oportunidade para todos.
Debate:
Marisa Moreira Salles (BEĨ Educação e Arq.Futuro)
Christian Dunker (USP)
Danilo Costa (Vereda)
Rafael Gomes (Rapper MMoneis – Grajaú)
Mediadora: Ana Luíza Colagrossi (Espaço Àra Educação)
Encerramento