A combinação entre Direito e Economia tem sido ferramenta essencial para uma compreensão mais aprofundada em temas como regulação, desenvolvimento e políticas públicas. Em 2024, o Supremo Tribunal Federal (STF) inovou ao constituir uma equipe econômica para apoio às decisões judiciais e na gestão orçamentária da instituição, reforçando como a pauta econômica tem sido prioritária para o órgão máximo do Judiciário.
A fim de aprofundar o debate sobre o espaço de atuação de economistas – ainda pouco explorado – em processos judiciais, bem como os benefícios da análise econômica para os operadores do direito, o Centro de Regulação e Democracia do Insper e a Cátedra Martinez Goldberg convidam você a participar da palestra com o economista Guilherme Mendes Resende, assessor especial da Presidência do STF.
O encontro, aberto a estudantes de graduação e pós-graduação, é uma oportunidade para conhecer uma das mais relevantes áreas de atuação profissional na interface entre direito e economia, ilustrando como esse arranjo pode resultar em ganhos para as instituições. Além disso, o evento agrega dois campos de conhecimento fundamentais ao Insper, explorando a integração de conhecimentos para a solução de problemas relevantes à sociedade.
18h: Abertura | Juliana Inhaz, Rafael Lima e Paulo Furquim de Azevedo
18h15: Análise econômica em processos judiciais | Guilherme Mendes Resende (STF)
19h10: Moderação e questões | Luciana Yeung (Insper)
19h30: Encerramento
Assessor Especial da Presidência do STF. Entre 2016 e 2023, foi economista-chefe do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE. É PhD em economia regional pela London School of Economics and Political Science (LSE) e mestre em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG. Possui graduação em economia, direito e administração de empresas. É pesquisador concursado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) desde 2004. Tem experiência na área métodos quantitativos, economia da concorrência, avaliação de políticas públicas e desenvolvimento regional e urbano, tendo vários trabalhos publicados em revistas acadêmicas nacionais e internacionais.
Luciana YeungProfessora Associada do Insper, Membro Fundadora e ex-presidente da ABDE, autora do livro "Introdução à Análise Econômica do Direito.
Paulo Furquim de AzevedoProfessor Titular do Insper, Coordenador do Centro de Democracia e Regulação e da Cátedra Familia Martinez-Goldberg.