O aumento do desmatamento e a crescente pressão das cadeias produtivas e da opinião pública global sobre o Brasil no tema agroambiental exigem um esforço coordenado do governo (nos níveis Federal, Estadual e Municipal) e da sociedade civil para implementar o Código Florestal e eliminar o desmatamento ilegal.
O Insper Agro Global em parceria com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) promoveu o webinar Agricultura, desmatamento e o Código Florestal para debater o contexto e os desafios no combate ao desmatamento ilegal público e privado, partindo do exemplo do Mato Grosso, hoje certamente o estado com melhor estrutura na implementação do Código Florestal e na redução da ilegalidade que responde por mais de 95% do desmatamento no Brasil.
Para o debate, reunimos Joana Chiavari, diretora do Climate Policy Initiative (CPI), especialista em Código Florestal, Mauren Lazzaretti, secretária de Meio Ambiente do Mato Grosso, Pedro de Camargo Neto, produtor rural, ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), e Rodrigo C. A. Lima, sócio-diretor da Agroicone, especialista em sustentabilidade do agro. A abertura institucional foi realizada por Julia Dias Leite, diretora-presidente do CEBRI, a mediação do debate foi conduzido por Marcos S. Jank, coordenador do Insper Agro Global.
Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!
Veja como foi o webinar:
Diretora associada do Climate Policy Initiative (CPI), onde lidera o Programa de Direito e Governança do Clima. Foi analista na Agência Internacional de Energia (IEA). É professora da pós graduação em Direito Ambiental na PUC-Rio.
Julia Dias LeiteDiretora-presidente do CEBRI. Atua há 20 anos na área de Relações Internacionais. Foi secretária executiva do Conselho Empresarial Brasil China (CEBC). É fellow do Inter-American Dialogue e presidente do Conselho de Administração da Piemonte Holding.
Marcos S. JankProfessor sênior de agronegócio global do Insper e coordenador do Insper Agro Global. Membro do Conselho Consultivo Internacional do CEBRI.
Mauren LazzarettiSecretária de Meio Ambiente do Mato Grosso, preside a ABEMA – Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente e o Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal. Foi presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB.
Pedro de Camargo NetoProdutor rural e consultor em agronegócio. Foi presidente da ABIPECS, do FUNDEPEC e da Sociedade Rural Brasileira (SRB), além de secretário de produção e comercialização do MAPA.
Rodrigo C. A. LimaSócio-diretor da Agroicone, Possui 15 anos de experiência em negociações internacionais sobre comércio e meio ambiente ligados ao setor agropecuário.