“O cuidado é um trabalho. Envolve afeto e amor, mas é um trabalho. A sobrecarga de trabalho sobre as mulheres, o fato de não ser dividido adequadamente entre as famílias, faz com que as mulheres tenham que dedicar um tempo enorme a esse trabalho de cuidados, e isso muitas vezes impede que elas exerçam seus direitos em outros âmbitos das vidas como, por exemplo, a conclusão da sua trajetória profissional e inserção no mercado de trabalho” ̶ Laís Abramo, secretária Nacional de Cuidados e Família do MDS
Objeto do debate: a Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família abriu uma audiência pública até o dia 15/12/2023 para que a sociedade civil colabore com o objetivo de apresentar uma versão do Marco Conceitual para a formulação da Política Nacional de Cuidados e do Plano Nacional de Cuidados.
Esse Marco Conceitual apresenta os principais aspectos conceituais que orientam a formulação da Política e do Plano Nacional de Cuidados e está organizado em cinco partes:
1) Breve histórico da formulação da Política Nacional de Cuidados no Brasil;
2) Conceito de cuidado;
3) Transformação do cuidado em objeto de política pública;
4) A Política Nacional de Cuidados no Brasil: componentes e estratégias de ação e
5) Considerações finais.
Tendo em vista, portanto, a abertura dessa audiência pública, o Comitê Alumni de Gestão e Políticas Públicas e o Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper trazem o debate para a comunidade para que possamos também participar desse processo, apresentando conceitos e contribuições para a Política Nacional de Cuidados.
Organização: Comitê Alumni de Políticas Públicas do Insper e CGPP
Para acessar o evento, clique aqui.
Professora no Insper. Doutora em Administração Pública e Governo pela FGV-Eaesp, Ana se dedica ao estudo e desenvolvimento de políticas públicas e privadas para superar as desigualdades interseccionais e promover diversidade e inclusão no trabalho. Administradora de formação, tem experiência de ensino em escolas internacionais e de gestão no governo do estado de Minas e em consultoria. Atualmente, coordena o Núcleo de Estudos sobre Diversidade e Inclusão no Trabalho do Insper e conduz disciplinas nos cursos de graduação e na pós-graduação em Políticas Públicas.
Marian BellamyAssessora de gabinete do Tribunal de Contas do Município de SP. Integrante do Grupo de Trabalho de Gênero do Observatório de Políticas Públicas do TCMSP. Analista de políticas públicas e gestão governamental na Prefeitura de São Paulo. Mestre pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Graduada em Relações Internacionais pela USP. Pesquisadora do Cebrap e do Grupo de Evidências em Saúde Gemas/FSP - USP.
Sâmela GomesPsicóloga de formação, executiva de negócios e empreendedora. Executiva sênior de multinacional por 13 anos, ocupou o cargo de CEO (presidente) regional com mais de 12 operações sob sua responsabilidade. Ocupou cargos de diretoria por mais de 18 anos, sempre com foco no resultado operacional. Participou de processos de fusões, aquisições, crescimento e implementação de escritórios de transformação em empresas. Sâmela tem realizado mentoria para líderes e empreendedores em desenvolvimento, estando à frente de projetos junto à Federação do Comércio, associações e entidades.