Home/Programa de Bolsas/Programa de Bolsas em um clique/Programa de Bolsas em um clique

Programa de Bolsas em um clique

EDIÇÃO ESPECIAL | RETROSPECTIVA 2019

 

Números do Programa de Bolsas


 

Projetos/premiações Bolsistas

Projetos destaque mérito REP/PFE/PEE

Os nossos bolsistas foram destaque em seus projetos de encerramento, que têm como objetivo de aprendizagem a resolução de problemas reais por meio do trabalho em equipe e nos quais são desenvolvidos o pensamento crítico e a comunicação.

Em Administração, nas aulas de Resolução Eficaz de Problemas (REP), os alunos fazem uma imersão nas empresas em busca de soluções, com metodologia e eficiência, para problemas reais. Tivemos seis bolsistas destaques:

  • Marcos Junior – Schneider Eletric 2 – Operações (3º colocado entre os melhores)
  • Pedro Nogueira – Siemens
  • Pedro Godoy – Atlas Schindler 1
  • Andreia Borges e Caroline Atadaine – CAEP
  • Heloisa Carvalho – Sodexo

Também no curso de Economia, nossos bolsistas foram destaque nos projetos da disciplina de Problemas em Economia (PEE). Foram sete destaques com as melhores notas:

Projetos mais bem avaliados

  • Caio Bessa – Os Determinantes do Suicídio: Uma perspectiva social e econômica;
  • Otávio Esper – Como a Reforma de Patentes americana de 2012 afetou o Produto das pequenas empresas do país;
  • Gabriela Pacheco – Medindo o Efeito Trump nos Estados da Fronteira EUA-México;

Menção Honrosa

  • Antonio Abduch – A igualdade de gênero e sua influência no consumo de cosméticos;

Projetos Destaque

  • Ingrid Aguiar e Victória Santos – Qual o impacto do Tratado de Schengen sobre o produto por trabalhador na Letônia?;
  • Lucas Parreira – Análise do Programa de Regionalização do Turismo;
  • Isadora Costa – Definindo e Mensurando o Impacto da Escolarização na Saúde Individual através de Evidências para o Brasil;

Na Engenharia, 10 empresas foram envolvidas, nove orientadores e 34 alunos na busca de soluções para desafios reais. Dois projetos de nossos bolsistas foram destaques:

  • Lucas Fontenla e Maria Lorenzetti – General Motors – Desenvolvimento de tecnologias de localização de veículos para automação de testes em pista de provas

William Rodrigues – J. Assy – Jiga de testes para sensor Visum adubo


Cactus

Retribuir: este verbo define a criação do Cactus, projeto que incentiva estudantes da rede pública de três munícipios do Ceará a participarem de olímpiadas científicas. À frente da ação, estão nossos bolsistas Victor Hill (6º ADM) e Jefferson Vianna (ECO – Dupla Titulação na Universidade Nova de Lisboa), junto com David Araujo, ex-aluno do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

Os três possuem histórias muito parecidas: saíram de seus estados de origem em busca de uma formação de excelência. Os aprendizados nas instituições de ensino serviram de inspiração para criar um projeto que retribua a oportunidade que eles tiveram. Também participam da iniciativa os bolsistas Marcos Brazil (3º ECO), Yasser Abraão (4º ECO), Marcos Fábio Machado e Bruno Antunes (5ºADM).


Projeto Somar

A conscientização de jovens sobre o uso do dinheiro para evitar o endividamento e fazer as melhores escolhas financeiras para que, no futuro, tenham acesso a melhores oportunidades. Essa é a proposta do SOMAR, projeto piloto da organização estudantil GAS (Grupo Ação Social). A iniciativa dá aulas sobre educação financeira para famílias de baixa renda e pessoas em vulnerabilidade social.


Participação de nossa bolsista Mariana na Brazil Conference at Harvard & MIT 2019

A bolsista Mariana Zanholo reuniu 40 alunos da Etec Pirituba no evento Mais Investimento – caminhos para desenvolver o Brasil por meio da Educação, Empreendedorismo e Tecnologia, realizado no dia 22 de maio.

A iniciativa fez parte da ação da Brazil Conference at Harvard & MIT 2019. Mariana esteve entre os 10 jovens selecionados para se tornarem multiplicadores do evento e recebeu a missão de compartilhar o conhecimento adquirido na atividade.

“Além de participar de debates e encontrar grandes líderes do nosso país, tive a oportunidade de compartilhar a minha trajetória e os caminhos que me levaram até lá. Usei o espaço, principalmente, para apresentar o meu projeto We-Sci, uma rede social cientifica com conteúdo acadêmico. O objetivo da plataforma é diminuir a disparidade de como a educação é vista ao redor do mundo e apontar oportunidades acadêmicas aos jovens, assim como as que eu tive e que transformaram a minha vida”, destaca Mariana Zanholo, bolsista do 4° semestre de Administração.


Premiação Projeto Integrador

Os bolsistas Tainara Soares Mendes (bolsista integral) e João Guilherme Coelho (bolsista integral), do 5º semestre de Engenharia Mecânica, com seus colegas Vítor Parizotto e Milena Maluli.

Nossos bolsistas do 5º semestre de Engenharia Mecânica ganharam o desafio de prototipação de uma turbina eólica que alcançasse o melhor desempenho na disciplina de Projeto Integrador. Além de atender os critérios definidos pelos professores, a turbina eólica gerou energia elétrica suficiente para carregar um celular – Parabéns!


Alunos do Insper conquistaram o CFA Research Challenge, etapa Brasil

Em 23 de novembro, nossos alunos conquistaram a maior competição de finanças do país, a etapa Brasil do CFA Institute Research Challenge. A equipe, formada por Caio Cavalcante Bessa, bolsista do 6º semestre de Economia, Ronaldo Cabral, 6º semestre de Administração, Rafael Fiuza, bolsista do 5º semestre de Administração, Pedro Kalil Godoi, 5º semestre de Administração, e Paula Pedrosa Ribeiro, 4º semestre de Economia, estará em 2020 em Nova York para representar nosso país nas finais regionais e globais.

“As disciplinas da trilha de Finanças formam uma preparação sólida e completa para que o aluno se sinta seguro em competições tão significativas como a CFA Institute Research Challenge”, conta Michael Viriato, professor do Insper.


 

Campanhas

Campanha Transforme

Entre os dias 10 de outubro e 10 de dezembro, realizamos a Campanha Transforme com o Programa de Bolsas Insper. A iniciativa teve o objetivo de arrecadar R$ 100 mil para o Fundo de Bolsas e promover a cultura de doação para tornar realidade os sonhos de muitos jovens talentos ao transformar vidas por meio da educação. O resultado da Campanha foi um sucesso. Arrecadamos R$ 171 mil, resultado do apoio de nossos doadores e do engajamento de toda Comunidade Insper.

Foram dois meses de muita mobilização, com uma programação que estimulou a solidariedade da Comunidade Insper, contemplando doações online, jantar Alumni, ações dos alunos na Semana Transformar (food park solidário, bazar e outras ações das entidades estudantis), mesas de arrecadações na escola e eventos, além das ações de divulgação nas redes sociais do Insper, que alcançaram mais de 345 mil pessoas.

“Parte do crescimento da arrecadação se deve a uma maior consciência de todos da importância de campanhas como esta. Montamos uma estratégia que prevê, entre outros pontos, a recorrência das ações. Isto permite criar e consolidar uma cultura de apoio ao programa. Inserimos também o matching de doação no último dia, o que ajudou a alavancar ainda mais doações”, comemora Marcelo Orticelli, Diretor de Educação para Executivos e Desenvolvimento.

No dia 3 de dezembro, a Comunidade Insper se mobilizou pelo Dia de Doar, um grande movimento para promover a cultura de doação por um país mais generoso e solidário. Neste dia, as doações valeram o dobro e todo real doado foi dobrado por um doador anônimo. O resultado foi impressionante. Com o matching do dia, arrecadamos R$ 82 mil.


 

Aconteceu no Insper

Raposas Negras

Bolsista fundador da Raposas Negras convida integrantes do Projeto Meninas Negras para conhecer o Insper!

No dia 27 de julho, por iniciativa do nosso bolsista e fundador da Organização Estudantil Raposas Negras, Jadson Silva de Oliveira Jesus, recebemos na escola os integrantes do projeto Meninas Negras, iniciativa que tem como objetivo reduzir a desigualdade de gênero, racial e socioeconômica.

O bate-papo reuniu vários alunos bolsistas, que puderam apresentar a estrutura da escola e tirar dúvidas sobre o Programa de Bolsas Insper.

Participaram do evento as alunas bolsistas Amanda Matricciani (Engenharia Mecatrônica), Iasmin Braz (Economia), Gabrielle Fonseca (Economia) e Thalia Loiola (Engenharia da Computação).

Parabéns pela iniciativa!


Insper participa de encontro da UNESCO para apresentar a proposta do nosso Programa de Bolsas.

No início de setembro, o Insper participou do Encontro Nacional REDE PEA-UNESCO. O evento reuniu coordenadores e diretores de escolas de todo o Brasil associadas a UNESCO.

O Insper foi a única instituição de ensino superior que participou do evento. Além de um estande de atendimento, realizamos a palestra As competências do século XXI: a cidadania global e a celebração da diversidade, com o coordenador executivo do vestibular do Insper.

O evento foi fundamental para que educadores, de diversas regiões, conhecessem e se encantassem com a proposta do Programa de Bolsas Insper. Muitos profissionais da educação demonstraram interesse em compartilhar, com os alunos destaques de suas escolas, a oportunidade de cursarem a Graduação no Insper.


Alumni mentores

Em abril, realizamos o primeiro treinamento do Programa Alumni Mentores e demos as boas-vindas aos 30 novos membros, totalizando mais de 200 alumni mentores ativos. Em 2019, aumentamos em 57% o número de mentores alumni.

Ao final do encontro, nossos bolsistas marcaram presença para conhecer os seus mentores. O projeto auxilia no desenvolvimento acadêmico e orientação profissional dos estudantes.

Em setembro, realizamos o encontro semestral entre os novos mentores e os bolsistas integrais.

O Programa Alumni Mentor propicia aos alunos bolsistas um acompanhamento próximo, onde cada aluno tem seu mentor.

O grupo de mentores é formado por alumni que se identificam com o projeto por considerarem fundamental, para a trajetória do aluno, interagir com uma pessoa que já viveu a experiência de estudar no Insper. Para os mentores, acompanhar a história de vida dos alunos proporciona a oportunidade de aprimorar habilidades como: aprender a ouvir; empatia para ajudar; e entender e adaptar-se a outras realidades e pessoas.


Insper celebra os 5 anos das Engenharias

Encontro reconheceu esforços de alunos, professores e colaboradores que contribuíram para o sucesso dos cursos

No dia 5 de dezembro, celebramos os 5 anos dos nossos cursos de Engenharia. Alunos, professores e colaboradores se reuniram em uma noite de confraternização e reconhecimento dos esforços de todos que contribuíram para o sucesso dos cursos que, neste ano, concluem a formação de seus alunos pioneiros.

“Agradeço a todos os envolvidos na concepção e desenvolvimento dos nossos cursos de Engenharia pela dedicação e competência para criar o que há de melhor na área. Tenho orgulho de trabalhar em uma escola que, hoje, assiste à formatura de vocês, que integram nossa cultura de desenvolver a sociedade com o objetivo de torná-la sempre melhor”, destacou Marcos Lisboa, presidente do Insper.

Cláudio Haddad, presidente do Conselho Deliberativo do Insper, ressaltou a inovação trazida pelo método de desenho de currículo baseado em competências, desenvolvido nas Engenharias do Insper antes mesmo da homologação pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), no último mês de abril, das novas Diretrizes Curriculares Nacionais, e agradeceu aos alunos pioneiros pela confiança depositada em nossa escola. “Fico muito orgulhoso e grato pela coragem da decisão de vocês, pioneiros, em ingressar em nossas Engenharias e colaborarem com o seu crescimento. Tenho certeza que vocês honrarão nosso nome em suas vidas pessoais e profissionais. ”


Inauguração prédio novo

No dia 27 de março, aconteceu a festa de inauguração do novo prédio do Insper. Os bolsistas e seus colegas da Graduação marcaram presença para apresentar aos convidados as novas instalações, num tour muito especial. Acesse e confira os detalhes. 


Fundo de Investimento Perfin alcança R$ 1 milhão em doações

Em 2018, a Perfin Educar alcançou o marco de R$ 1 milhão em doações para o Fundo de Bolsas Insper. Criada pelo alumnus José Roberto Moraes Filho (ADM 2007) e seus sócios da Perfin Investimentos, o fundo doa desde 2012 os recursos das taxas de performance e administração.

Segundo os fundadores, o objetivo foi criar um modelo capaz de contribuir de forma sustentável e duradoura para o acesso de jovens talentos em uma instituição de primeira linha de ensino superior. “O projeto presta papel importante para a sociedade, e sem ligação com o Governo. Resolvemos apoiar doando parte da nossa capacidade de gestão. Acreditamos que esse é um fator de transformação na sociedade, capaz de mudar a vida das pessoas”, explica Moraes Filho.

Nós, do Insper, agradecemos a generosidade. É uma honra tê-los na nossa rede de doadores e por fazerem parte dessa transformação!


Outras Bolsas

Entendendo que impactar a sociedade passa também por apoiar instituições públicas ou privadas atuantes em Políticas Públicas, o Insper se propõe a levar o que há de mais promissor em conhecimento gerado na academia para o dia a dia dessas organizações.

Oferecemos, em parceria com a Fundação Brava, bolsas de estudos parciais e integrais para cursos de Pós-graduação Lato e Stricto Sensu, além de cursos de Educação Executiva na área de Políticas Públicas e Jornalismo. Temos também um acordo com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do qual oferecemos bolsas de estudos integrais nos cursos de longa duração do Insper.

Em 2019, fornecemos 292 bolsas de estudos nas seguintes áreas e cursos:

Gestão Pública – 159 bolsas

  • Mestrado: 12 matriculados
  • PAGP: 60 matriculados
  • Ed Executiva: 87 matriculados

Jornalismo – 25 bolsas

  • Ed Executiva: 25 matriculados

PMs – 108 bolsas

  • PGSS: 3 matriculados
  • PGLS: 44 matriculados
  • Ed Executiva: 61 matriculados