Ricardo Dias Brito

Áreas de interesse:
Macroeconomia

Shortbio

Ricardo Dias Brito é Professor Associado do Insper e Coordenador do Mestrado Profissional em Economia.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestrado em Economia pela FGV-RJ (1996) e doutorado em Economia pela FGV-RJ (2001), com período como bolsista na University of Chicago (1998-1999) e pós-doutorado na Columbia University (2007-2008).

Com experiência em Finanças e Macroeconomia, desenvolve pesquisa nas áreas de Economia Monetária e Finanças Empíricas, atuando principalmente nos seguintes temas: política monetária, apreçamento de ativos, decisão de poupança e gestão de carteiras.

Possui trabalhos publicados em revistas acadêmicas internacionais e nacionais, como Journal of Money, Credit and Banking; Journal of Development Economics; e Revista Brasileira de Economia. Foi vencedor do prêmio George Stigler de Excelência em Pesquisa, oferecido pelo Insper, com três trabalhos, em 2010, 2006 e 2005, além de ter recebido o prêmio Adriano Romariz, pela Sociedade Brasileira de Econometria em 2004. Atua também como revisor de diversas revistas acadêmicas, nacionais e internacionais.

Atualmente, é professor dos cursos de Fundamentos de Macroeconomia (graduação) e Finanças (mestrado).

Prêmio George Stigler de Excelência em Pesquisa