Luciano Pereira Soares

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

corpo_luciano_soaresE-mail: lpsoares@insper.edu.br

Acesso ao Currículo Lattes

Áreas de interesse: Realidade virtual, Computação gráfica e de alto desempenho

 

É graduado em Engenharia de Computação pela UFSCar, é doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP e pós-doutor pelo Instituto Superior Técnico (INESC/IST) e Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ADETTI/ISCTE), em Portugal, e pelo Institut National de Recherche en Informatique et Automatique (INRIA), na França. Possui, ainda, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Atualmente, é professor adjunto do Insper e dedica-se à implementação do curso de graduação em Engenharia.

Possui vasta experiência em coordenação de projetos de pesquisas nas áreas de realidade virtual e aumentada. Esteve à frente da construção da Caverna Digital, onde foi montado o primeiro sistema de multiprojeções em formato de cubo (CAVE) do Brasil. Também participou da especificação de outros sistemas similares como o Lousal, Leme e, mais recentemente, as salas de realidade virtual do NRCP/PUC-Rio e CENPES/Petrobras. Todos esses sistemas permitem ao usuário interagir em ambientes simulados por computador com uma grande imersão, elevando a percepção de presença no ambiente virtual.

Antes de juntar-se ao Insper, atuou como engenheiro de sistemas na Silicon Graphics Inc. e na Alias|wavefront. Também foi gerente de projetos do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e na Computer Graphics Technology Group PUC-Rio (TECGRAF), além de professor associado na PUC-Rio. Como pesquisador, tem participado ativamente do Comitê Especial de Realidade Virtual da Sociedade Brasileira de Computação, além de outros evento internacionais.

voltar

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco