João Manoel P. de Mello

Organização industrial e antitruste
Economia do crime
Economia política

João Manoel P. de Mello possui graduação em Administração Pública pela FGV – SP (1996), mestrado em Economia pela PUC-Rio (2000) e PhD em Economia pela Stanford University (2005). Foi professor assistente (2004-2010) associado (2010-2013) do Departamento de Economia da PUC-Rio. Atualmente é Professor Titular do Insper.

É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e foi secretário-adjunto da Sociedade Brasileira de Econometria. Entre 2001 e 2103, liderou a America Latina Crime and Policy Network (AL CAPONE) da Latin American and Caribbean Economic Association (LACEA).

Dedica-se à pesquisa nas áreas de microeconomia bancária, organização industrial e antitruste, economia do crime e economia política, tendo publicado inúmeros artigos em periódicos nacionais e internacionais de primeira linha, entre eles Review of Economic Studies, Review of Economics and Statistics, Economic Journal e Journal of Money, Credit, and Banking.

Além de suas atividades acadêmicas, tem larga experiência no setor privado. Foi consultor da área de equity research da Gestora de Recursos Opportunity entre 2005 e 2013, além de perito e consultor de várias empresas e associações, entre elas Ambev, Energisa, Vale, BM&FBovespa, Odebretch, Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), Opportunity Private Equity e Pacífico Gestora de Recursos, da qual hoje também é sócio. Participou de diversos processos arbitrais, incluindo a condução do argumento econômico da Elétron no processo movido contra a Bradespar e a Litel, considerada uma das maiores arbitragens corporativas da história brasileira.

Veja a edição 2011 do Prêmio Chafi Haddad de Excelência em Ensino

Veja a edição 2011 do Prêmio George Stigler de Excelência em Pesquisa