Carlos Melo

E-mail: carlos.melo@insper.edu.br

Site pessoalhttp://melo.blog.br

Acesso ao Currículo Lattes

Áreas de interesse: Política Brasileira e internacional; relações entre política e economia; Liderança Política; cultura política brasileira

Shortbio

Cientista Político, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Carlos Melo é professor tempo integral do Insper desde 1999. É também analista político, com participação ativa em vários veículos de comunicação, palestrante e consultor de empresas nacionais e estrangeiras. Com sua análise conjuntural isenta e reflexão desapaixonada, tem buscado contribuir com o debate político, econômico e social do Brasil.

Colaborador do jornal O Estado de S. Paulo, é também colunista do UOL (Universo Online, o maior Portal do Brasil) onde alimenta um Blog com análises a respeito da política brasileira. Pesquisador de temas como eleições, partidos, conflito político e liderança política, Melo é integrante da equipe dos Centro de Políticas Públicas, Centro de Liderança e Inovação e do Núcleo de Relações Governamentais, todos do Insper. É também pesquisador associado ao grupo Qualidade da Democracia, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP).

É professor de Sociologia e Política (Graduação) e de Estratégia e Política (Mestrado), e do Curso de Relações Governamentais, todos no Insper. Coordenador da Trilha de Humanidade e membro do Conselho Acadêmico da Instituição. Como professor de Liderança Política, Multiculturalismo, História do Poder atua também em programas de Educação Executiva. Diversas vezes paraninfo ou homenageado por turmas de formandos, na graduação, inúmeras vezes foi finalista do Prêmio Chafi Haddad – melhor professor do ano –, conquistando-o em duas edições.

É autor do livro “Collor: o ator e suas circunstâncias” (Novo Conceito).

Centro de Estudos em Negócios

Nosso centro é dedicado à produção e disseminação de pesquisas para transformar organizações e ambiente de negócios no Brasil.

Fique por dentro do CENEg.

Centro de Liderança e Inovação

Nosso centro atua com o objetivo de abordar a temática da liderança como um fenômeno a ser analisado a partir de contexto e dinâmica social.

Conheça a proposta do CLI.

Centro de Políticas Públicas

Nosso centro tem o objetivo de promover o debate informado sobre diagnóstico, formulação e avaliação de políticas públicas no Brasil.

Saiba mais sobre o CPP.

imagem-conhecimento-widget

Artigos, entrevistas, resumos de pesquisas e conteúdo de eventos realizados no Insper. Acesse e conheça.