A transformação digital dos negócios é uma realidade e está acontecendo em ritmo acelerado nos mais diversos setores da economia. A forma como as organizações criam valor para seus clientes, a partir de novos modelos de negócio e de tecnologias digitais emergentes, está transformando setores inteiros e pressionando o desenvolvimento de projetos envolvendo algumas, ou muitas, dessas tecnologias.
A revolução em curso se baseia numa ampla gama de possibilidades tecnológicas: inteligência artificial, internet das coisas, big data, blockchain, realidade virtual e aumentada, robótica avançada, robotic process automation (RPA) e manufatura aditiva, entre outras. E além do desafio de dominá-las, existe também o de ter um mapeamento contínuo de evoluções para serem incorporadas aos processos no momento correto de maturidade e potencial de geração de valor.
O poder de transformação dessas tecnologias sobre os mais diversos processos de negócios da organização, sejam eles operacionais, de suporte ou de gestão, está justamente na variedade e capilaridade delas. Essas inovações devem ser geridas por professionais qualificados, executadas por equipes multifuncionais e ágeis e conduzidas dentro de um programa de gerenciamento da mudança alinhado à cultura e à estratégia digitais da organização.
A complexidade dessa digitalização exige uma formação robusta dos profissionais, tanto em aspectos técnicos, quanto de liderança, e a constante colaboração entre os negócios e a pesquisa.
A imagem a seguir apresenta a visão do Programa Avançado em Transformação Digital: Gestão, Operações e Tecnologia sobre os diversos aspectos da transformação digital nas organizações, trabalhando do porquê da inovação, ao desenvolvimento dela baseado em tecnologias disruptivas, dados, gestão e liderança.
Toda a infraestrutura de tecnologia do Insper está a serviço do Programa Avançado em Transformação Digital: Gestão, Operações e Tecnologia. Dos laboratórios de ensino e pesquisa (Automação Industrial, FabLab, TechLab, Laboratório Desenvolvimento Colaborativo Ágil, Laboratório Realidade Virtual e Jogos Digitais, Laboratório Redes e Supercomputação), ao Centro de Empreendedorismo e ao Hub de Inovação Paulo Cunha, que desenvolve soluções para problemas reais de organizações parceiras.
O objetivo geral do curso é preencher uma lacuna e oferecer ao mercado profissionais completos, que conhecem em profundidade as novas tecnologias, e lideram o processo de transformação digital a partir de práticas contemporâneas de gestão.
Para as organizações, isso significa novos modelos de negócio, processos e produtos alinhados às suas estratégias e necessidades do seu mercado consumidor.
Este curso é voltado a profissionais com no mínimo três anos de experiência em diversas áreas de atuação que pretendem se tornar especialistas em tecnologias disruptivas, gestão e estratégia digitais para liderar os processos de transformação digital das suas organizações.
O curso está estruturado em 5 trilhas, formadas por diferentes componentes curriculares que se cruzam ao longo dos trimestres.
Visão e impacto da transformação digital no negócio
Decisão orientada por dados
Tecnologias emergentes
Visão e impacto da transformação digital na gestão e operações digitais
Cultura digital e gestão da mudança
1º Trimestre
2º Trimestre
3º Trimestre
4º Trimestre
5º Trimestre
6º Trimestre
O Projeto Integrador é uma disciplina aplicada que oferece aos alunos a oportunidade de pôr em prática seus conhecimentos. Eles trabalham, em um problema real de uma organização, as “razões”, o “onde”, o “o quê” e o “como” aplicar a transformação digital.
Os alunos são desafiados a seguir o framework de transformação digital apresentado no início do programa e detalhado ao longo das disciplinas. Partindo da discussão da estratégia digital, baseada no levantamento do nível de maturidade digital da organização escolhida com caso de estudo e de um mapeamento tecnológico que mostra oportunidades e riscos de ruptura do modelo de negócio em questão.
Daí os alunos são capazes de propor adequação ao longo da cadeia de geração de valor, sempre centrado no cliente, a partir da escolha e implantação corretas de tecnologias emergentes e orientada a dados. Algumas dessas ações podem ser prototipadas e testadas em laboratório ou ambientes virtuais, permitindo rápidas adaptações e iterações em cima da solução proposta, em um ciclo de melhoria ágil e contínua.
As aulas do Projeto Integrador ocorrem no modelo “estúdio” que permite que os alunos treinem e avancem suas habilidades de design e desenvolvam suas competências de pensamento crítico e de comunicação dentro das equipes e entre elas.
Os projetos do Desafio Integrador são avaliados ao final do 6º período por uma banca composta por membros internos e externos ao programa.
Forma de pagamento* | Desconto 1 Válido até: 3/6/2022 |
Desconto 2 Válido até: 4/7/2022 |
Valor integral |
À vista | R$ 33.088,14 | R$ 33.963,78 | R$ 34.833,78 |
18 parcelas | R$ 1.981,66 R$ 35.669,88 |
R$ 2.033,76 R$ 36.607,67 |
R$ 2.085,86 R$ 37.545,46 |
24 parcelas | R$ 1.525,56 R$ 36.613,31 |
R$ 1.565,57 R$ 37.573,71 |
R$ 1.605,82 R$ 38.539,74 |
30 parcelas | R$ 1.252,27 R$ 37.568,06 |
R$ 1.285,22 R$ 38.556,69 |
R$ 1.318,18 R$ 39.545,32 |
*Valores válidos para matrículas até o dia 19/7/2022. Veja mais informações sobre as condições de pagamento do curso.
David Kallás – Sócio da KC&D, professor no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e no Insper, onde acumula a Coordenação Executiva da Pós-graduação Lato Sensu. É Vice-Presidente da Anefac – Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. É doutor em estratégia pela pela FGV/EAESP, mestre e graduado em administração pela FEA/USP. Possui artigos publicados em diversos periódicos nacionais e internacionais, e autor em 5 livros sobre gestão e estratégia.
Marisa Villas Bôas Dias – Mestre em Administração pela FEA/USP e graduada em Engenharia de Produção pela POLI/USP. Foi executiva na Andersen Consulting e na HP Brasil, além de sócia da Projeto Fácil. Possui ampla experiência como diretora de projetos, consultora, mentora de executivos e gestores na implantação da gestão estratégica de projetos, programas e portfólio, com atuação em organizações privadas e do terceiro setor. Foi professora na FIA, FGV, Saint Paul, PECE (POLI-USP) e PECEGE (ESALQ-USP). Hoje é professora nos cursos de Educação Executiva e na Pós-graduação do Insper, onde acumula a Coordenação da Pós-Graduação Lato Sensu.
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