Processo Seletivo

Aqui você encontra o processo seletivo do curso Programa Avançado em Data Science e Decisão

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas e o cronograma de admissão para a próxima turma.

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO:

Encontro com a coordenação
Antes de ingressar no processo seletivo, é recomendável participar do Encontro com a Coordenação, cujo objetivo é oferecer todas as informações necessárias para respaldar sua decisão. Assim, você conhece o nosso programa em detalhes e entende como ele pode contribuir para o seu desenvolvimento profissional. Escolha uma das datas e faça sua inscrição.

Formulário de admissão
O formulário de admissão é uma etapa eliminatória do processo seletivo. Nele, o candidato deve descrever todas as suas experiências profissionais de forma completa e detalhada, bem como sua formação acadêmica. Essas informações serão posteriormente analisadas e, se atenderem aos requisitos do programa, o candidato será convocado a realizar presencialmente os testes de Programação e de Estatística, além da Entrevista de Admissão.

Entrevista de admissão
Após análise do formulário, o candidato é convocado para agendar uma entrevista com um membro do Comitê de Admissão do Insper. O objetivo da entrevista é entender suas expectativas e se o momento de carreira está alinhado ao programa.

Teste de Programação e de Estatística

O teste é online e composto por questões dissertativas, tem duração máxima de 3 horas e é dividido em duas partes:

  • Teste de Programação;
  • Teste de Estatística.

Para realizar o teste agende uma data através do formulário de inscrição ou pelo telefone (11) 4504-2400. 10 minutos antes do início da prova nosso aplicador irá contatá-lo por telefone para orientá-lo

O teste é gratuito. Instruções adicionais sobre a avaliação serão informadas na entrega do teste.

O resultado da avaliação somado a formação acadêmica e experiência profissional relacionadas a área, deliberarão a aprovação no processo seletivo. Entraremos em contato para informar o resultado e orientar sobre as próximas etapas do processo.

O propósito da prova é verificar o domínio do candidato sobre as áreas de Programação e Estatística. Por este motivo, são oferecidas questões de menor, média e razoável dificuldade.

A validade do teste para matrícula corresponde ao intervalo de 1 (um) ano a contar da divulgação do resultado.

Conheça a bibliografia básica para os testes:

O objetivo do processo seletivo é selecionar candidatos que resolvam qualquer questão instituída na avaliação e não apenas que dominem os assuntos relacionados às referências bibliográficas.

Teste de Programação

DOWNEY, Allen B. Think Python: How to Think Like a Computer Scientist, Version 2.0. 17. Green Tea Press, 2012.

TOOMEY, Dan. R for data science. Packt Publishing Ltd, 2014.

WICKHAM, Hadley; GROLEMUND, Garrett. R for Data Science: Import, Tidy, Transform, Visualize, and Model Data. 1st Edition. O´Reilly, 2017.

Teste de Estatística

MORETTIN, Pedro Alberto; BUSSAB, WILTON OLIVEIRA. Estatística básica. Editora Saraiva, 2017.

CASELLA, George; BERGER, Roger L. Inferência estatística. 2a Edição. Editora Cengage Leaenig. 588p, 2011.

A finalidade desta avaliação é conhecer o domínio sobre a construção de códigos de programação em geral, mais do que domínio de alguma linguagem específica. Na prova será possível utilizar qualquer linguagem: Python, Java, Javascript, Visual Basic, R, Fortran, C/C++, C#, ou até mesmo pseudocódigo em português estruturado, desde que a lógica do programa seja compreensível e compatível com possível implementação em uma das linguagens supracitadas.

Documentação

Os documentos abaixo devem ser inseridos através de upload no formulário de inscrição:

A Carta de Recomendação deverá ser obtida junto a profissionais, executivos ou acadêmicos que tiveram contato direto com o candidato e possam atestar e confirmar suas habilidades.

A apresentação incompleta dos documentos impede o prosseguimento no processo seletivo. A candidatura só pode ser retomada após a entrega da totalidade dos documentos acima citados.

Os documentos abaixo devem ser apresentados no ato da matrícula, em caso de aprovação no processo seletivo:

* Os candidatos que possuem diploma de graduação realizada fora do Brasil, precisam apostilar (obter reconhecimento conforme Apostila de Haia) e entregar no momento da matrícula. Caso não tenha realizado essa confirmação, será necessário nos solicitar termo para preenchimento, autorizando a consulta com a universidade onde estudou.

Análise e aprovação pelo Comitê de Admissão
O desempenho do candidato em todas as etapas é analisado pelo Comitê de Admissão, sendo os aprovados convocados para a matrícula, e os reprovados, devidamente informados.

A validade da aprovação no processo seletivo para matrícula é de quatro trimestres consecutivos, a partir do trimestre de sua aprovação.

Requisito

O Programa Avançado de Data Science e Decisão requer que o aluno leve para todas as aulas um notebook com configuração mínima de 8 Gb memória RAM.