Processo Seletivo

Aqui você encontra o processo seletivo do curso Programa Avançado em Data Science e Decisão

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas e o cronograma de admissão para a próxima turma.

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO:

Encontro com a coordenação
Antes de ingressar no processo seletivo, é recomendável participar do Encontro com a Coordenação, cujo objetivo é oferecer todas as informações necessárias para respaldar sua decisão. Assim, você conhece o nosso programa em detalhes e entende como ele pode contribuir para o seu desenvolvimento profissional. Escolha uma das datas e faça sua inscrição.

Formulário de admissão
O formulário de admissão é uma etapa eliminatória do processo seletivo. Nele, o candidato deve descrever todas as suas experiências profissionais de forma completa e detalhada, bem como sua formação acadêmica. Essas informações serão posteriormente analisadas e, se atenderem aos requisitos do programa, o candidato será convocado a realizar presencialmente os testes de Programação e de Estatística, além da Entrevista de Admissão.

Entrevista de admissão
Após análise do formulário, o candidato é convocado para agendar uma entrevista com um membro do Comitê de Admissão do Insper. O objetivo da entrevista é entender suas expectativas e se o momento de carreira está alinhado ao programa.

Teste de Programação e de Estatística

O teste é aplicado no Insper aos sábados, às 13h, é composto por questões dissertativas, tem duração máxima de 3 horas e é dividido em duas partes:

  • Teste de Programação;
  • Teste de Estatística.

Para realizar o teste agende uma data através do formulário do inscrição ou do telefone (11) 4504-2400. A sala de aplicação da avaliação será informada nos painéis informativos da instituição, distribuídos ao lado dos elevadores em todos os andares do Insper. Recomendamos aos candidatos que cheguem com antecedência ao local da prova.

Instruções adicionais sobre a avaliação serão informadas na entrega do teste que será excepcionalmente gratuito para a turma do 3º trimestre/2019 do PADS.

O resultado da avaliação somado a formação acadêmica e experiência profissional relacionadas a área, deliberarão a aprovação no processo seletivo. A divulgação dos resultados será efetuada por telefone após um número mínimo de candidatos realizar os testes. Solicitamos aos aspirantes que aguardem um contato do Insper para obterem informações sobre aprovação ou reprovação nesta etapa.

O propósito da prova é verificar o domínio do candidato sobre as áreas de Programação e Estatística. Por este motivo, são oferecidas questões de menor, média e razoável dificuldade.

A validade do teste para matrícula corresponde ao intervalo de 1 (um) ano a contar da divulgação do resultado.

Conheça a bibliografia básica para os testes:

O objetivo do processo seletivo é selecionar candidatos que resolvam qualquer questão instituída na avaliação e não apenas que dominem os assuntos relacionados às referências bibliográficas.

Teste de Programação

DOWNEY, Allen B. Think Python: How to Think Like a Computer Scientist, Version 2.0. 17. Green Tea Press, 2012.

TOOMEY, Dan. R for data science. Packt Publishing Ltd, 2014.

WICKHAM, Hadley; GROLEMUND, Garrett. R for Data Science: Import, Tidy, Transform, Visualize, and Model Data. 1st Edition. O´Reilly, 2017.

Teste de Estatística

MORETTIN, Pedro Alberto; BUSSAB, WILTON OLIVEIRA. Estatística básica. Editora Saraiva, 2017.

CASELLA, George; BERGER, Roger L. Inferência estatística. 2a Edição. Editora Cengage Leaenig. 588p, 2011.

A finalidade desta avaliação é conhecer o domínio sobre a construção de códigos de programação em geral, mais do que domínio de alguma linguagem específica. Na prova será possível utilizar qualquer linguagem: Python, Java, Javascript, Visual Basic, R, Fortran, C/C++, C#, ou até mesmo pseudocódigo em português estruturado, desde que a lógica do programa seja compreensível e compatível com possível implementação em uma das linguagens supracitadas.

Documentação

Os documentos abaixo devem ser inseridos através de upload no formulário de inscrição:

A Carta de Recomendação deverá ser obtida junto a profissionais, executivos ou acadêmicos que tiveram contato direto com o candidato e possam atestar e confirmar suas habilidades.

A apresentação incompleta dos documentos impede o prosseguimento no processo seletivo. A candidatura só pode ser retomada após a entrega da totalidade dos documentos acima citados.

Os documentos abaixo devem ser apresentados no ato da matrícula, em caso de aprovação no processo seletivo:

* Os candidatos que possuem diploma de graduação realizada fora do Brasil, precisam apostilar (obter reconhecimento conforme Apostila de Haia) e entregar no momento da matrícula. Caso não tenha realizado essa confirmação, será necessário nos solicitar termo para preenchimento, autorizando a consulta com a universidade onde estudou.

Análise e aprovação pelo Comitê de Admissão
O desempenho do candidato em todas as etapas é analisado pelo Comitê de Admissão, sendo os aprovados convocados para a matrícula, e os reprovados, devidamente informados.

A validade da aprovação no processo seletivo para matrícula é de quatro trimestres consecutivos, a partir do trimestre de sua aprovação.

Requisito

O Programa Avançado de Data Science e Decisão requer que o aluno leve para todas as aulas um notebook com configuração mínima de 8 Gb memória RAM.