Home/Pós-Graduação/Programas Avançados/Programa Avançado em Controladoria e Contabilidade

Programa Avançado em Controladoria e Contabilidade

Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade

O cenário brasileiro atual apresenta intensa demanda por especialistas na área de Controladoria com conhecimento do negócio . Isto justifica-se pela necessidade das organizações contarem com profissionais capacitados em compliance, contabilidade, finanças, tributação, aliadas ao entendimento estratégico e também por uma maior preocupação com seus informes contábeis e os diversos reflexos junto aos stakeholders. Além disso, em um futuro próximo, uma possível retomada da situação econômica nacional iniciando novo ciclo de crescimento trará oportunidades de privatizações, concessões, fusões e abertura de capital de diversas empresas, reforçando a necessidade de controladores.

O Programa possui carga horária de 360 horas e duração de 18 meses, com aulas aos finais de semana, além de workshops, atividades complementares, projetos aplicados e um trabalho final, obrigatórios para os alunos.

Conheça o nosso processo seletivo e saiba mais sobre o programa participando do Encontro com a Coordenação.

Objetivos do programa

Ao final do curso, os alunos do Programa Avançado em Controladoria e Contabilidade estarão aptos a:

  • Identificar os objetivos estratégicos e aplicar indicadores de desempenho na execução desses objetivos;
  • Distinguir os requerimentos tributários aplicáveis aos diferentes tipos de negócio;
  • Utilizar técnicas de contabilidade gerencial para apoiar o processo decisório dos gestores;
  • Avaliar os sistemas de controle gerencial e propor mecanismos de gestão de riscos com foco na criação de valor de longo prazo;
  • Aplicar técnicas de mensuração e conhecimentos de instrumentos financeiros para suportar decisões de investimento, financiamento e proteção de riscos financeiros;
  • Aplicar funções e princípios de governança corporativa na geração de valor para diversos stakeholders;
  • Aplicar técnicas de valuation para suportar melhores decisões de investimentos e maximizar o valor da empresa.

A quem se destina

O Programa Avançado em Controladoria e Contabilidade é solução para aqueles que desejam desenvolver o perfil do controlador com entendimento do negócio e profissionais que pretendem construir uma carreira sólida nestas áreas, atuando com visão integrada ao negócio, considerando aspectos estratégicos, de tecnologia, de comunicação, entre outros.

Podem se candidatar esta pós-graduação profissionais com experiência mínima de 2 anos em Contabilidade, Controladoria, Auditoria, Relações com Investidores, Compliance, Análise de Crédito, Análise de Investimento ou Consultoria Especializada em áreas correlatas de empresas de médio e grande porte.

Para a realização deste programa, é necessário possuir graduação completa e leitura fluente em inglês, além de disponibilidade de tempo para estudo.

Por que fazer o Programa Avançado em Controladoria e Contabilidade no Insper?

O Programa Avançado em Controladoria e Contabilidade segue os princípios do Insper para ensino e aprendizagem. A metodologia inclui análise de casos, simulações e discussão em workshops. No decorrer da pós-graduação serão propostos trabalhos integrados semestrais simulando desafios reais e de alto nível, como pareceres, inovações ou avaliações.

No Insper o aluno lidera seu aprendizado e utiliza a sua bagagem de experiências profissionais, a fim de contribuir efetivamente com o debate. Para favorecer esse rico ambiente de troca de ideias, selecionamos nossos candidatos de forma criteriosa e contamos com um corpo docente que alia solidez acadêmica e experiência de mercado, trazendo sempre para a discussão conteúdos atuais, baseados nas melhores práticas e tendências do mercado.

Para tornar a experiência de aprendizagem ainda melhor, disponibilizamos mais de 8.000 e-books, incluindo alguns títulos da bibliografia básica dos cursos de pós-graduação lato sensu, em nossa biblioteca digital. O acervo também está disponível pelo APP Bookshelf para IOS e Android. Com o aplicativo, você poderá fazer download de qualquer um dos títulos e ler enquanto estiver off-line.

Com duração de aproximadamente um ano e meio, o Programa Avançado em Controladoria e Contabilidade conta com 18 disciplinas distribuídas ao longo de 6 trimestres organizadas para desenvolverem três grandes objetivos de aprendizagem:

  • Controladoria e Gerencial: identificar objetivos estratégicos e aplicar indicadores de desempenho, executar técnicas de contabilidade gerencial como por exemplo, apoio ao processo de decisão e analisar os sistemas de controle gerencial, propondo mecanismos de gestão de riscos com foco na criação de valor de longo prazo.
  • Contabilidade Financeira e Tributária: aplicar padrões contábeis nacionais e internacionais (CPC/IFRS) na preparação, revisão e análise adequada das demonstrações financeiras, identificar o impacto das políticas contábeis nos indicadores de desempenho de uma empresa e mensurar impactos tributários decorrentes de decisões de negócios ou de escolhas contábeis.
  • Finanças e Mercados: aplicar técnicas de mensuração e conhecimentos de instrumentos financeiros para suportar decisões de investimento, financiamento e proteção de riscos financeiros, identificar funções e princípios de governança corporativa visando geração de valor aos diversos stakeholders e aplicar técnicas de avaliação de empresas para suportar melhores decisões de investimentos e maximizar o valor da organização.

1º trimestre

Indicadores de Desempenho: Análise do desempenho de uma empresa a partir de indicadores financeiros e aplicação de indicadores de desempenho com objetivo de influenciar comportamentos.

IFRS Módulo 1 – Temas Estruturais: Aplicação dos conceitos de ativo, passivo, PL, receita e despesa no balanço, na DRE e na DFC, compreensão dos conceitos de mensuração ao custo e ao valor justo e aplicação das práticas contábeis geralmente aceitas a eventos subsequentes, mudanças em estimativas e políticas contábeis e erros.

Planejamento e Gestão Tributária I: Distinção da evasão e da elisão fiscal, distinção dos conceitos de imunidade, incidência, alíquota zero e isenção e identificação do fato gerador e a base de cálculo dos principais tributos indiretos.

2º trimestre

Governança Corporativa: Análise prática de GC nas empresas, relacionamento de mecanismos adequados a situações e perfis de empresas e compreensão do papel do RI nas organizações.

Controladoria: Aplicação dos tipos de controle gerencial mais apropriados a cada situação e identificação das competências básicas na atuação do controller como business partner.

Gestão Estratégica (BSC): Elaboração de um plano estratégico, desenho e implementação de um Balanced Scorecard.

3º trimestre

IFRS Módulo 2 – Ativos e Receitas: Identificação dos conceitos para reconhecimento, mensuração e baixa de ativos, distinção dos diferentes tipos de investimentos em participações societárias e seus impactos contábeis, aplicação do ajuste a valor presente nos ativos e passivos sujeitos a esse dispositivo e do momento adequado de realizar um teste de impairment e como os resultados do teste afetam a contabilidade.

Planejamento e Gestão Tributária II: Aplicação dos conceitos de regime cumulativo e não cumulativo nos impostos sobre o faturamento, identificando seu fato gerador e base de cálculo, distinção dos diferentes regimes tributários, suas limitações, vantagens e desvantagens e aplicação do conceito de lucro real.

Mercado Financeiro e de Capitais: Diferenciação dos papéis e responsabilidades dos principais participantes do SFN, comparação dos diferentes instrumentos de captação e de comércio exterior e cálculo accrual e valor justo de instrumentos financeiros.

Cenários Econômicos: Compreensão do impacto de políticas macroeconômicas sobre as variáveis do modelo de diagrama de fluxo circular.

4º trimestre

Contabilidade de Custos: Aplicação de técnicas de custeio de produtos e processos, aplicação de conceitos de custos nas decisões sobre volumes produzidos e aplicação de técnicas baseadas em custos na formação de preços de produtos e serviços.

Compliance e Riscos: Identificação dos papéis e práticas de compliance nas empresas modernas e aplicação dos principais frameworks de controle e gestão de riscos.

Finanças Corporativas: Análise da viabilidade de projetos de investimento, cálculo do risco e retorno de um ativo ou portfólio e cálculo do custo de capital de uma empresa considerando sua estrutura de capital.

5º trimestre

Gestão de Tesouraria: Identificação dos pontos críticos na gestão do capital de giro, distinção dos riscos financeiros e aplicação dos mecanismos de hedge na gestão de riscos financeiros.

Contabilidade Gerencial: Identificação dos reflexos das iniciativas nas demonstrações contábeis e análise e identificação das causas das variações orçamentárias.

Tecnologia e Processos de Controladoria: Aplicação dos principais modelos de análise de processos em Controladoria e identificação de ferramentas modernas para análise de dados.

6º trimestre

IFRS Módulo 3 – Grupos Empresariais: Aplicação de técnicas de conversão e consolidação de demonstrações contábeis, aplicação do conceito de tributos correntes e diferidos nas demonstrações contábeis e aplicação da normatização contábil vigente em uma combinação de negócios, calculando e alocando o ágio ou deságio da transação.

IFRS Módulo 4 – Instrumentos Financeiros: Aplicação da normatização contábil vigente na classificação, mensuração e reconhecimento de instrumentos financeiros.

Avaliação de Empresas: Aplicação métodos de avaliação de empresas simples e sofisticados.

Guy Cliquet do Amaral Filho – PhD em Comportamento Organizacional pela Tulane University (New Orleans) e Mestre em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da USP. Graduou-se no ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Além de docente, possui 25 anos de experiência profissional em empresas como Twill, American Tool Companies, Synchro e Braskem, onde atuou em posições de gerência sênior. Sua experiência em Gestão de Projetos inclui iniciativas na área de Sistemas de Gestão, Automação, Manufatura, Desenvolvimento de Software e Ensino.