Pós-graduação em Urbanismo Social – Gestão Urbana, Políticas Públicas e Sociedade
Com o aumento extraordinário da disponibilidade de dados georreferenciados e a evolução de métodos analíticos, a pesquisa interdisciplinar sobre cidades avançou muito em diversos países. Entretanto, no Brasil, ainda existem relativamente poucos esforços nessa direção. Além disso, no contexto nacional, constata-se uma carência de práticas inovadoras na gestão das cidades e de avaliação de impacto sobre a eficiência de políticas públicas para a sua transformação.
Pioneiro no país, o curso de Pós-graduação em Urbanismo Social do Insper traz uma agenda emergencial às cidades brasileiras: capacitar profissionais para estarem aptos a trabalhar na qualificação dos territórios de vulnerabilidade social.
O curso está inserido no Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório de Cidades, e é resultado de uma parceria entre Insper, Itaú Cultural e Arq.Futuro, compondo de forma transversal uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deve ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas formações desenvolvem as competências e habilidades necessárias à atuação em territórios vulneráveis.
Desenvolver no aluno a capacitação necessária para a estruturação de soluções integradas e territorializadas de problemas urbanos complexos, adequadamente formulados, que visem enfrentar situações de vulnerabilidade social em suas cidades. O curso possibilita complementar a formação continuada de gestores públicos e profissionais voltados a essa área de atuação.
Nosso curso de pós-graduação em Urbanismo Social é desenvolvido para gestores públicos, do terceiro setor e da iniciativa privada, que possuam caráter inovador, profissionais e agentes comunitários (independentemente de sua formação acadêmica) para a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas e planos urbanos locais integrados em diálogo com sujeitos das comunidades locais, poder público e sociedade civil e seus potenciais culturais, com foco na gestão e na intervenção urbanas inovadoras, em territórios de maior vulnerabilidade social.
Resultado da bolsa de estudos
Bolsa de Estudo
As disciplinas serão aplicadas em quatro trilhas consecutivas (uma por trimestre). E, ao longo do curso, o aluno completará dois ciclos de aprendizagem: um curto, introdutório; e outro extenso, mais aprofundado.
Com um projeto final em grupo e uma monografia individual, espera-se estimular o trabalho em equipe e possibilitar que cada aluno se desenvolva ou se aprofunde nas competências necessárias.
Após a conclusão do curso, por meio do Laboratório de Cidades, será possível acompanhar a implementação e a avaliação dos projetos, ou seja, haverá um monitoramento dos projetos apresentados no curso, sua aplicação e progresso.
1º. trimestre - PROBLEMATIZAÇÃO E CONCEITOS EM URBANISMO SOCIAL
2º. trimestre - CONTEXTUALIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS TERRITÓRIOS
3º. trimestre - GOVERNANÇA DO TERRITÓRIO, ARTICULAÇÃO E ENGAJAMENTO SOCIAL E CULTURAL
4º trimestre - INOVAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE MUDANÇA
Dr. Carlos Leite
Coordenador do Núcleo de Urbanismo Social, Laboratório de Cidades, Insper-Arq.Futuro e do Curso de Pós-graduação em Urbanismo Social
Urbanista com Mestrado e Doutorado pela FAU-USP e Pós-doutorado pela Polytechnic University of California, onde foi professor visitante. É coordenador do Núcleo de Urbanismo Social, Laboratório de Cidades, Insper-Arq.Futuro; Professor na FAU-Universidade Presbiteriana Mackenzie; pesquisador convidado no Instituto de Estudos Avançados – USP (Grupo Espaços Urbanos e Saúde). É autor dos livros “Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes” e “Social Urbanism in Latin America. Cases and Instruments of Planning, Land Policy and Financing the City Transformation with Social Inclusion” (Springer Nature, 2019). É Diretor de Stuchi & Leite Projetos, com consultorias em desenvolvimento urbano: BID, CAF, UNESCO e instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Foi Diretor da SP-Urbanismo, PMSP, em 2017.
Sua área de pesquisa principal é urbanismo social e instrumentos urbanos inovadores.
Carla Ramos
Juliana Mitkiewicz
Carlos Leite
Alejandro Echeverri
Rinaldo Artes
Ricardo Henriques
Elisabete França
Camila Maleronka
Fernando Tulio
Sérgio Lazzarini
Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores