Pós-graduação em Urbanismo Social – Gestão Urbana, Políticas Públicas e Sociedade
Com o aumento extraordinário da disponibilidade de dados georreferenciados e a evolução de métodos analíticos, a pesquisa interdisciplinar sobre cidades avançou muito em diversos países. Entretanto, no Brasil, ainda existem relativamente poucos esforços nessa direção. Além disso, no contexto nacional, constata-se uma carência de práticas inovadoras na gestão das cidades e de avaliação de impacto sobre a eficiência de políticas públicas para a sua transformação.
Pioneiro no país, o curso de Pós-graduação em Urbanismo Social do Insper traz uma agenda emergencial às cidades brasileiras: capacitar profissionais para estarem aptos a trabalhar na qualificação dos territórios de vulnerabilidade social.
O curso está inserido no Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório de Cidades, e é resultado de uma parceria entre Insper, Itaú Cultural e Arq.Futuro, compondo de forma transversal uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deve ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas formações desenvolvem as competências e habilidades necessárias à atuação em territórios vulneráveis.
Desenvolver no aluno a capacitação necessária para a estruturação de soluções integradas e territorializadas de problemas urbanos complexos, adequadamente formulados, que visem enfrentar situações de vulnerabilidade social em suas cidades. O curso possibilita complementar a formação continuada de gestores públicos e profissionais voltados a essa área de atuação.
Nosso curso de pós-graduação em Urbanismo Social é desenvolvido para gestores públicos, do terceiro setor e da iniciativa privada, que possuam caráter inovador, profissionais e agentes comunitários (independentemente de sua formação acadêmica) para a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas e planos urbanos locais integrados em diálogo com sujeitos das comunidades locais, poder público e sociedade civil e seus potenciais culturais, com foco na gestão e na intervenção urbanas inovadoras, em territórios de maior vulnerabilidade social.
Critérios adotados para seleção dos bolsistas
Bolsa de Estudo
Auxílio Extra
As disciplinas serão aplicadas em quatro trilhas consecutivas (uma por trimestre). E, ao longo do curso, o aluno completará dois ciclos de aprendizagem: um curto, introdutório; e outro extenso, mais aprofundado.
Com um projeto final em grupo e uma monografia individual, espera-se estimular o trabalho em equipe e possibilitar que cada aluno se desenvolva ou se aprofunde nas competências necessárias.
Após a conclusão do curso, por meio do Laboratório de Cidades, será possível acompanhar a implementação e a avaliação dos projetos, ou seja, haverá um monitoramento dos projetos apresentados no curso, sua aplicação e progresso.
1º. trimestre - PROBLEMATIZAÇÃO E CONCEITOS EM URBANISMO SOCIAL
2º. trimestre - CONTEXTUALIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS TERRITÓRIOS
3º. trimestre - GOVERNANÇA DO TERRITÓRIO, ARTICULAÇÃO E ENGAJAMENTO SOCIAL E CULTURAL
4º trimestre - INOVAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE MUDANÇA
Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Urbanismo Social.
Fundadora e diretora da ONG Redes da Maré, curadora e organizadora do Festival Mulheres do Mundo – WOW Rio e autora de diversos livros. É doutora Honoris Causa pela Queen Mary University of London e doutora em Serviço Social pela PUC/Rio. Atuou na UFRJ por mais de 30 anos. Foi professora visitante no Instituto de Estudos Avançados da USP, coordenando a Cátedra Olavo Setúbal de Arte Cultura e Ciências em 2018. É consultora metodológica do projeto Aluno Presente, desenvolvido pela Associação Cidade Aprendiz. Ela também faz parte do Núcleo Mulheres e Territórios do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. A partir de sua atuação na Maré, Eliana tem ocupado diferentes espaços – sempre com o objetivo de visibilizar as questões e elevar os índices de qualidade de vida das favelas e periferias, em todas as suas dimensões.
Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores
Total 390 hs, das quais 20% são EAD (78 hs EAD)