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Processo Seletivo

Aqui você encontra o processo seletivo dos cursos Certificates, Programas Avançados e MBAs.

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas e o cronograma de admissão para a próxima turma.

Certificates (CBA, CBP, CBPM, CBSM, CFM, CMM)

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ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO:

Para matricular-se é necessário passar por todas as etapas do processo seletivo. 

Encontro com a coordenação
Antes de ingressar no processo seletivo, é recomendável participar do Encontro com a Coordenação, cujo objetivo é oferecer todas as informações necessárias para respaldar sua decisão. Assim, você conhece o nosso programa em detalhes e entende como ele pode contribuir para o seu desenvolvimento profissional. Escolha uma das datas e faça sua inscrição. 

Formulário de admissão
O formulário de admissão é uma etapa eliminatória do processo seletivo. Nele, o candidato deve descrever todas as suas experiências profissionais de forma completa e detalhada, bem como sua formação acadêmica. Essas informações serão analisadas e, se atenderem aos requisitos do programa, o candidato será convocado a realizar o Teste de Preparo em Temas Quantitativos (TPTQ) com English Reading Test (ERT) e a Entrevista de Admissão. 

É recomendado que realize a inscrição no processo seletivo com algumas semanas de antecedência em relação à data de encerramento das matrículas, para que tenha tempo hábil de realizar o Teste e a Entrevista. 

Entrevista de admissão
Após análise do formulário, o candidato é convocado para agendar uma entrevista com um membro do Comitê de Admissão do Insper. Durante a entrevista, vamos entender se as expectativas e o momento de carreira estão alinhados ao programa. 

Teste de Preparo em Temas Quantitativos (TPTQ) com English Reading Test (ERT) 

Após a entrevista o candidato realizará um teste online de habilidades fundamentais quantitativas. 

As orientações para realização do teste serão enviadas por e-mail em um prazo de 24 horas, após a análise do Formulário de Admissão. O Primeira Escolha é a empresa responsável pela aplicação do teste e a taxa para realização é de R$ 95,00. 

Para garantir a segurança e credibilidade na aplicação do teste, é utilizada tecnologia de monitoramento digital ao longo da sua realização, combinada com intervenção humana para analisar as informações coletadas no momento do teste. Portanto, antes de realizar o teste, verifique os seguintes requisitos: 

  • Estar em um computador desktop ou laptop, com sistema operacional Windows ou MacOS (Apple), com webcam e microfone funcionando. 
  • Não será possível realizar os testes em dispositivos móveis (tablets ou smartphones). 
  • Os testes não poderão ser realizados se a webcam ou o microfone do computador não puderem ser ativados. 
  • Será necessário o download de um browser de segurança para a realização dos testes, conforme instruções que você receberá por e-mail.

As instruções sobre a realização do teste serão enviadas por e-mail pelo Primeira Escolha. 

Com  duração total de 2 horas, o teste é composto por  25 questões de múltipla escolha de Matemática (1h30) e10 questões de Inglês (30 min). Será permitido o uso da calculadora que se encontra dentro do sistema. Instruções adicionais serão informadas ao final da entrevista.

Para a continuação do processo seletivo, a nota mínima exigida no teste é de 50%. 

O resultado será divulgado ao final da prova. Caso não atinja o nível mínimo esperado, poderá refazê-la, mediante pagamento da taxa. 

Para realizar o curso preparatório e a segunda tentativa do teste, é recomendado que efetue inscrição, pagamento da taxa e o primeiro teste com antecedência. Dessa forma, os candidatos terão tempo hábil para fazer o curso preparatório. 

A análise dos resultados do TPTQ em conjunto com os dados do formulário de admissão determinará o prosseguimento no processo. 

A validade do TPTQ para matrícula corresponde ao intervalo de 1 (um) ano a contar da divulgação do resultado. 

Conheça a bibliografia e os temas para o teste: 

Sugestão de Bibliografia Básica (pode consultar outros livros de Matemática que contenham os temas abaixo): 

Carlos N. C. de Oliveira; Fugita & Fernandes. Para Viver Juntos – Matemática – 8º Ano. Ed. 2014. 

Carlos N. C. de Oliveira; Fugita & Fernandes. Para Viver Juntos – Matemática – 9º Ano. Ed. 2014. 

Temas: 

  • Representar números como porcentagens, frações e decimais 
  • Realizar conversões em porcentagens, frações e decimais 
  • Resolver problemas usando porcentagens, decimais, frações e números mistos 
  • Aplicar as Regras de Exponenciação e interpretar seu significado 
  • Aplicar logaritmos para descobrir expoentes como incógnitas (ex. matemática financeira) 
  • Simplificar expressões matemáticas usando a ordem apropriada de operações 
  • Resolver equações lineares 
  • Resolver sistemas de equações lineares 
  • Resolver e entender equações quadráticas 
  • Transformar problemas em equações ou sistema de equações 
  • Explicar Funções e gráficos 
  • Interpretar inclinação de gráficos 
  • Otimização usando Excel 
  • Calcular média, mediana, moda 
  • Calcular média geométrica e média ponderada 
  • Calcular variância e desvio padrão 
  • Interpretar significado de médias e desvio padrão 

Documentação
Os documentos abaixo devem ser inseridos através de upload no formulário de inscrição: 

As cartas de recomendação deverão ser obtidas junto a profissionais, executivos ou acadêmicos que tiveram contato direto com o candidato e possam atestar e confirmar suas habilidades. 

*A apresentação incompleta dos documentos impede o prosseguimento no processo seletivo. A candidatura só pode ser retomada após a entrega da totalidade dos documentos acima citados. 

Os documentos abaixo são obrigatórios e devem ser apresentados no ato da matrícula, em caso de aprovação no processo seletivo: 

  • RG ou RNE (não podendo ser substituído por outro documento, como CNH, CPF, etc); 
  • Diploma de graduação (frente e verso)* ou, provisoriamente, comprovante de colação de grau** 
  • Carta de responsabilidade financeira (se o pagamento do curso for realizado por empresa). 

* Os candidatos que possuem diploma de graduação estrangeiro podem apresentar apenas seu diploma de graduação no processo seletivo. Caso não tenha o diploma de graduação em mãos, provisoriamente será aceito um atestado de conclusão de curso de graduação que explicite a data de colação de grau, realizada em data anterior ao início do curso de pós-graduação. Nesse caso, o candidato deverá assinar termo de compromisso de entrega do diploma no prazo definido pelo Insper.

IMPORTANTE: A apresentação incompleta dos documentos (RG/RNE e diploma de graduação/comprovante de colação de grau) impede o prosseguimento na matrícula. A matrícula só poderá ser realizada após a entrega da totalidade dos documentos acima citados. 

Análise e aprovação pelo Comitê de Admissão
O desempenho do candidato em todas as etapas é analisado pelo Comitê de Admissão, sendo os aprovados convocados para a matrícula, e os reprovados, devidamente informados. 

A validade da aprovação no processo seletivo para matrícula é de quatro trimestres consecutivos, a partir do trimestre de sua aprovação. 

Programas Avançados (APF, PACC, PATD e PAS)

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ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO:

Para matricular-se é necessário passar por todas as etapas do processo seletivo.

Encontro com a coordenação
Antes de ingressar no processo seletivo, é recomendável participar do Encontro com a Coordenação, cujo objetivo é oferecer todas as informações necessárias para respaldar sua decisão. Assim, você conhece o nosso programa em detalhes e entende como ele pode contribuir para o seu desenvolvimento profissional. Escolha uma das datas e faça sua inscrição.

Formulário de admissão
O formulário de admissão é uma etapa eliminatória do processo seletivo. Nele, o candidato deve descrever todas as suas experiências profissionais de forma completa e detalhada, bem como sua formação acadêmica. Essas informações serão analisadas e, se atenderem aos requisitos do programa, o candidato será convocado a realizar o Teste de Preparo em Temas Quantitativos (TPTQ) com English Reading Test (ERT) e a Entrevista de Admissão.

É recomendado que realize a inscrição no processo seletivo com algumas semanas de antecedência em relação à data de encerramento das matrículas, para que tenha tempo hábil de realizar o Teste e a Entrevista.

Entrevista de admissão
Após análise do formulário, o candidato é convocado para agendar uma entrevista com um membro do Comitê de Admissão do Insper. Durante a entrevista, vamos entender se as expectativas e o momento de carreira estão alinhados ao programa.

Teste de Preparo em Temas Quantitativos (TPTQ) com English Reading Test (ERT)

Após a entrevista o candidato realizará um teste online de habilidades fundamentais quantitativas.

As orientações para realização do teste serão enviadas por e-mail em um prazo de 24 horas, após a análise do Formulário de Admissão. O Primeira Escolha é a empresa responsável pela aplicação do teste e a taxa para realização é de R$ 95,00.

Para garantir a segurança e credibilidade na aplicação do teste, é utilizada tecnologia de monitoramento digital ao longo da sua realização, combinada com intervenção humana para analisar as informações coletadas no momento do teste. Portanto, antes de realizar o teste, verifique os seguintes requisitos:

  • Estar em um computador desktop ou laptop, com sistema operacional Windows ou MacOS (Apple), com webcam e microfone funcionando.
  • Não será possível realizar os testes em dispositivos móveis (tablets ou smartphones).
  • Os testes não poderão ser realizados se a webcam ou o microfone do computador não puderem ser ativados.
  • Será necessário o download de um browser de segurança para a realização dos testes, conforme instruções que você receberá por e-mail.

As instruções sobre a realização do teste serão enviadas por e-mail pelo Primeira Escolha.

Com  duração total de 2 horas, o teste é composto por  25 questões de múltipla escolha de Matemática (1h30) e10 questões de Inglês (30 min). Será permitido o uso da calculadora que se encontra dentro do sistema. Instruções adicionais serão informadas ao final da entrevista.

Para a continuação do processo seletivo, a nota mínima exigida no teste é de 50%.

O resultado será divulgado ao final da prova. Caso não atinja o nível mínimo esperado, poderá refazê-la, mediante pagamento da taxa.

Para realizar o curso preparatório e a segunda tentativa do teste, é recomendado que efetue inscrição, pagamento da taxa e o primeiro teste com antecedência. Dessa forma, os candidatos terão tempo hábil para fazer o curso preparatório.

A análise dos resultados do TPTQ em conjunto com os dados do formulário de admissão determinará o prosseguimento no processo.

A validade do TPTQ para matrícula corresponde ao intervalo de 1 (um) ano a contar da divulgação do resultado.

Conheça a bibliografia e os temas para o teste:

Sugestão de Bibliografia Básica (pode consultar outros livros de Matemática que contenham os temas abaixo):

Carlos N. C. de Oliveira; Fugita & Fernandes. Para Viver Juntos – Matemática – 8º Ano. Ed. 2014.

Carlos N. C. de Oliveira; Fugita & Fernandes. Para Viver Juntos – Matemática – 9º Ano. Ed. 2014.

Temas:

  • Representar números como porcentagens, frações e decimais
  • Realizar conversões em porcentagens, frações e decimais
  • Resolver problemas usando porcentagens, decimais, frações e números mistos
  • Aplicar as Regras de Exponenciação e interpretar seu significado
  • Aplicar logaritmos para descobrir expoentes como incógnitas (ex. matemática financeira)
  • Simplificar expressões matemáticas usando a ordem apropriada de operações
  • Resolver equações lineares
  • Resolver sistemas de equações lineares
  • Resolver e entender equações quadráticas
  • Transformar problemas em equações ou sistema de equações
  • Explicar Funções e gráficos
  • Interpretar inclinação de gráficos
  • Otimização usando Excel
  • Calcular média, mediana, moda
  • Calcular média geométrica e média ponderada
  • Calcular variância e desvio padrão
  • Interpretar significado de médias e desvio padrão

Documentação
Os documentos abaixo devem ser inseridos através de upload no formulário de inscrição:

As cartas de recomendação deverão ser obtidas junto a profissionais, executivos ou acadêmicos que tiveram contato direto com o candidato e possam atestar e confirmar suas habilidades.

*A apresentação incompleta dos documentos impede o prosseguimento no processo seletivo. A candidatura só pode ser retomada após a entrega da totalidade dos documentos acima citados.

Os documentos abaixo são obrigatórios e devem ser apresentados no ato da matrícula, em caso de aprovação no processo seletivo:

  • RG ou RNE (não podendo ser substituído por outro documento, como CNH, CPF, etc);
  • Diploma de graduação (frente e verso)* ou, provisoriamente, comprovante de colação de grau** 
  • Carta de responsabilidade financeira (se o pagamento do curso for realizado por empresa).
  • Comprovante de vacinação Covid

* Os candidatos que possuem diploma de graduação estrangeiro podem apresentar apenas seu diploma de graduação no processo seletivo. Caso não tenha o diploma de graduação em mãos, provisoriamente será aceito um atestado de conclusão de curso de graduação que explicite a data de colação de grau, realizada em data anterior ao início do curso de pós-graduação. Nesse caso, o candidato deverá assinar termo de compromisso de entrega do diploma no prazo definido pelo Insper.

IMPORTANTE: A apresentação incompleta dos documentos (RG/RNE e diploma de graduação/comprovante de colação de grau) impede o prosseguimento na matrícula. A matrícula só poderá ser realizada após a entrega da totalidade dos documentos acima citados.

Análise e aprovação pelo Comitê de Admissão
O desempenho do candidato em todas as etapas é analisado pelo Comitê de Admissão, sendo os aprovados convocados para a matrícula, e os reprovados, devidamente informados.

A validade da aprovação no processo seletivo para matrícula é de quatro trimestres consecutivos, a partir do trimestre de sua aprovação.

MBAs

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ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO:

Para matricular-se é necessário passar por todas as etapas do processo seletivo.

Encontro com a coordenação
Antes de ingressar no processo seletivo, é recomendável participar do Encontro com a Coordenação, cujo objetivo é oferecer todas as informações necessárias para respaldar sua decisão. Assim, você conhece o nosso programa em detalhes e entende como ele pode contribuir para o seu desenvolvimento profissional. Escolha uma das datas e faça sua inscrição.

Formulário de admissão
O formulário de admissão é uma etapa eliminatória do processo seletivo. Nele, o candidato deve descrever todas as suas experiências profissionais de forma completa e detalhada, bem como sua formação acadêmica. Essas informações serão analisadas e, se atenderem aos requisitos do programa, o candidato será convocado a realizar o Teste de Preparo em Temas Quantitativos (TPTQ) com English Reading Test (ERT) e a Entrevista de Admissão.

É recomendado que realize a inscrição no processo seletivo com algumas semanas de antecedência em relação à data de encerramento das matrículas, para que tenha tempo hábil de realizar o Teste e a Entrevista.

Entrevista de admissão
Após análise do formulário, o candidato é convocado para agendar uma entrevista com um membro do Comitê de Admissão do Insper. Durante a entrevista, vamos entender se as expectativas e o momento de carreira estão alinhados ao programa. 

Teste de Preparo em Temas Quantitativos (TPTQ) com English Reading Test (ERT)

Após a entrevista o candidato realizará um teste online de habilidades fundamentais quantitativas.

As orientações para realização do teste serão enviadas por e-mail em um prazo de 24 horas, após a análise do Formulário de Admissão. O Primeira Escolha é a empresa responsável pela aplicação do teste e a taxa para realização é de R$ 95,00.

Para garantir a segurança e credibilidade na aplicação do teste, é utilizada tecnologia de monitoramento digital ao longo da sua realização, combinada com intervenção humana para analisar as informações coletadas no momento do teste. Portanto, antes de realizar o teste, verifique os seguintes requisitos:

  • Estar em um computador desktop ou laptop, com sistema operacional Windows ou MacOS (Apple), com webcam e microfone funcionando.
  • Não será possível realizar os testes em dispositivos móveis (tablets ou smartphones).
  • Os testes não poderão ser realizados se a webcam ou o microfone do computador não puderem ser ativados.
  • Será necessário o download de um browser de segurança para a realização dos testes, conforme instruções que você receberá por e-mail.

As instruções sobre a realização do teste serão enviadas por e-mail pelo Primeira Escolha.

Com  duração total de 2 horas, o teste é composto por  25 questões de múltipla escolha de Matemática (1h30) e10 questões de Inglês (30 min). Será permitido o uso da calculadora que se encontra dentro do sistema. Instruções adicionais serão informadas ao final da entrevista.

Para a continuação do processo seletivo, a nota mínima exigida no teste é de 50%.

O resultado será divulgado ao final da prova. Caso não atinja o nível mínimo esperado, poderá refazê-la, mediante pagamento da taxa.

Para realizar o curso preparatório e a segunda tentativa do teste, é recomendado que efetue inscrição, pagamento da taxa e o primeiro teste com antecedência. Dessa forma, os candidatos terão tempo hábil para fazer o curso preparatório.

A análise dos resultados do TPTQ em conjunto com os dados do formulário de admissão determinará o prosseguimento no processo.

A validade do TPTQ para matrícula corresponde ao intervalo de 1 (um) ano a contar da divulgação do resultado.

Conheça a bibliografia e os temas para o teste:

Sugestão de Bibliografia Básica (pode consultar outros livros de Matemática que contenham os temas abaixo):

Carlos N. C. de Oliveira; Fugita & Fernandes. Para Viver Juntos – Matemática – 8º Ano. Ed. 2014.

Carlos N. C. de Oliveira; Fugita & Fernandes. Para Viver Juntos – Matemática – 9º Ano. Ed. 2014.

Temas:

  • Representar números como porcentagens, frações e decimais
  • Realizar conversões em porcentagens, frações e decimais
  • Resolver problemas usando porcentagens, decimais, frações e números mistos
  • Aplicar as Regras de Exponenciação e interpretar seu significado
  • Aplicar logaritmos para descobrir expoentes como incógnitas (ex. matemática financeira)
  • Simplificar expressões matemáticas usando a ordem apropriada de operações
  • Resolver equações lineares
  • Resolver sistemas de equações lineares
  • Resolver e entender equações quadráticas
  • Transformar problemas em equações ou sistema de equações
  • Explicar Funções e gráficos
  • Interpretar inclinação de gráficos
  • Otimização usando Excel
  • Calcular média, mediana, moda
  • Calcular média geométrica e média ponderada
  • Calcular variância e desvio padrão
  • Interpretar significado de médias e desvio padrão

Documentação
Os documentos abaixo devem ser inseridos através de upload no formulário de inscrição:

As cartas de recomendação deverão ser obtidas junto a profissionais, executivos ou acadêmicos que tiveram contato direto com o candidato e possam atestar e confirmar suas habilidades.

*A apresentação incompleta dos documentos impede o prosseguimento no processo seletivo. A candidatura só pode ser retomada após a entrega da totalidade dos documentos acima citados.

Os documentos abaixo são obrigatórios e devem ser apresentados no ato da matrícula, em caso de aprovação no processo seletivo:

  • RG ou RNE (não podendo ser substituído por outro documento, como CNH, CPF, etc);
  • Diploma de graduação (frente e verso)* ou, provisoriamente, comprovante de colação de grau** 
  • Carta de responsabilidade financeira (se o pagamento do curso for realizado por empresa).

* Os candidatos que possuem diploma de graduação estrangeiro podem apresentar apenas seu diploma de graduação no processo seletivo. Caso não tenha o diploma de graduação em mãos, provisoriamente será aceito um atestado de conclusão de curso de graduação que explicite a data de colação de grau, realizada em data anterior ao início do curso de pós-graduação. Nesse caso, o candidato deverá assinar termo de compromisso de entrega do diploma no prazo definido pelo Insper.

IMPORTANTE: A apresentação incompleta dos documentos (RG/RNE e diploma de graduação/comprovante de colação de grau) impede o prosseguimento na matrícula. A matrícula só poderá ser realizada após a entrega da totalidade dos documentos acima citados.

Análise e aprovação pelo Comitê de Admissão
O desempenho do candidato em todas as etapas é analisado pelo Comitê de Admissão, sendo os aprovados convocados para a matrícula, e os reprovados, devidamente informados.

A validade da aprovação no processo seletivo para matrícula é de quatro trimestres consecutivos, a partir do trimestre de sua aprovação.

MBA Executivo Internacional

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ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO:

Para matricular-se é necessário passar por todas as etapas do processo seletivo.

Encontro com a Coordenação
Antes de ingressar no processo seletivo, é recomendável participar do Encontro com a Coordenação, cujo objetivo é oferecer todas as informações necessárias para respaldar sua decisão. Assim, você conhece o nosso programa em detalhes e entende como ele pode contribuir para o seu desenvolvimento profissional. Escolha uma das datas e faça sua inscrição.

Formulário de admissão
O formulário de admissão é uma etapa eliminatória do processo seletivo. Nele, o candidato deve descrever todas as suas experiências profissionais de forma completa e detalhada, bem como sua formação acadêmica. Essas informações serão analisadas e, se atenderem aos requisitos do programa, o candidato será convocado a realizar o Teste de Preparo em Temas Quantitativos (TPTQ) e a Entrevista de Admissão.

É recomendado que realize a inscrição no processo seletivo com algumas semanas de antecedência em relação à data de encerramento das matrículas, para que tenha tempo hábil de realizar o Teste e a Entrevista.

Entrevista de admissão
Após análise do formulário, o candidato é convocado para agendar uma entrevista com um membro do Comitê de Admissão do Insper. Durante a entrevista, vamos entender se as expectativas e o momento de carreira estão alinhados ao programa.

Teste de Preparo em Temas Quantitativos (TPTQ)

Após a entrevista o candidato realizará um teste online de habilidades fundamentais quantitativas.

As orientações para realização do teste serão enviadas por e-mail em um prazo de 24 horas, após a análise do Formulário de Admissão. O Primeira Escolha é a empresa responsável pela aplicação do teste e a taxa para realização é de R$ 95,00.

Para garantir a segurança e credibilidade na aplicação do teste, é utilizada tecnologia de monitoramento digital ao longo da sua realização, combinada com intervenção humana para analisar as informações coletadas no momento do teste. Portanto, antes de realizar o teste, verifique os seguintes requisitos:

  • Estar em um computador desktop ou laptop, com sistema operacional Windows ou MacOS (Apple), com webcam e microfone funcionando.
  • Não será possível realizar os testes em dispositivos móveis (tablets ou smartphones).
  • Os testes não poderão ser realizados se a webcam ou o microfone do computador não puderem ser ativados.
  • Será necessário o download de um browser de segurança para a realização dos testes, conforme instruções que você receberá por e-mail.

As instruções sobre a realização do teste serão enviadas por e-mail pelo Primeira Escolha.

Com  duração total de 2 horas, o teste é composto por  25 questões de múltipla escolha de Matemática (1h30) e10 questões de Inglês (30 min). Será permitido o uso da calculadora que se encontra dentro do sistema. Instruções adicionais serão informadas ao final da entrevista.

O resultado será divulgado ao final da prova. Caso não atinja o nível mínimo esperado, poderá refazê-la, mediante pagamento da taxa.

Para realizar o curso preparatório e a segunda tentativa do teste, é recomendado que efetue inscrição, pagamento da taxa e o primeiro teste com antecedência. Dessa forma, os candidatos terão tempo hábil para fazer o curso preparatório.

A análise dos resultados do TPTQ em conjunto com os dados do formulário de admissão determinará o prosseguimento no processo.

A validade do TPTQ para matrícula corresponde ao intervalo de 1 (um) ano a contar da divulgação do resultado.

Conheça a bibliografia e os temas para o teste:

Sugestão de Bibliografia Básica (pode consultar outros livros de Matemática que contenham os temas abaixo):

Carlos N. C. de Oliveira; Fugita & Fernandes. Para Viver Juntos – Matemática – 8º Ano. Ed. 2014.

Carlos N. C. de Oliveira; Fugita & Fernandes. Para Viver Juntos – Matemática – 9º Ano. Ed. 2014.

Temas:

  • Representar números como porcentagens, frações e decimais
  • Realizar conversões em porcentagens, frações e decimais
  • Resolver problemas usando porcentagens, decimais, frações e números mistos
  • Aplicar as Regras de Exponenciação e interpretar seu significado
  • Aplicar logaritmos para descobrir expoentes como incógnitas (ex. matemática financeira)
  • Simplificar expressões matemáticas usando a ordem apropriada de operações
  • Resolver equações lineares
  • Resolver sistemas de equações lineares
  • Resolver e entender equações quadráticas
  • Transformar problemas em equações ou sistema de equações
  • Explicar Funções e gráficos
  • Interpretar inclinação de gráficos
  • Otimização usando Excel
  • Calcular média, mediana, moda
  • Calcular média geométrica e média ponderada
  • Calcular variância e desvio padrão
  • Interpretar significado de médias e desvio padrão

Documentação
Os documentos abaixo devem ser inseridos através de upload no formulário de inscrição:

*Como comprovar a sua proficiência em inglês:

1) Você possui um certificado de conclusão de curso de inglês emitido por uma escola ou teste aplicado em sua empresa que comprove sua proficiência no idioma.

2) Você já tem algum destes certificados e gostaria de usá-los para comprovar sua proficiência: Cambridge, TOEFL, IELTS, Duolingo.

*consulte abaixo outros tipos de teste e veja as notas que consideramos válidas para esse processo de admissão

3) Se você estudou fora e tem um diploma ou certificado que possa comprovar – considerando diploma de ensino médio integralmente em inglês, pós graduação, declaração de matrícula de cursos de pós graduação em inglês.

4) Caso você tenha alguma outra forma de comprovar sua proficiência, por gentileza anexar ao seu processo. Toda a documentação será analisada pela Coordenação do programa.

*Outros tipos de teste e notas consideradas

  • Cambridge Certificate of Advanced English (CAE ou C1 Advanced)/Cambridge Certificate of Proficiency in English (CPE ou C2 Proficiency),
  • Cambridge First Certificate in English (FCE ou B2 First), IELTS Academic: mínimo de 6.0, TOEFL iBT: mínimo de 79, Pearson PTE: mínimo de 56
  • TOEIC: mínimo de 700, TOEFL paper: mínimo de 550, DET (teste de Inglês Duolingo) mínimo de 90 (online, valor acessível, resultado sai em média em 05 dias. Aceito por escolas como UCLA, Columbia e Yale,  e outra ao redor do mundo)

*A apresentação incompleta dos documentos impede o prosseguimento no processo seletivo. A candidatura só pode ser retomada após a entrega da totalidade dos documentos acima citados.

Os documentos abaixo são obrigatórios e devem ser apresentados no ato da matrícula, em caso de aprovação no processo seletivo:

  • RG ou RNE (não podendo ser substituído por outro documento, como CNH, CPF, etc);
  • Diploma de graduação (frente e verso)* ou, provisoriamente, comprovante de colação de grau** 
  • Carta de responsabilidade financeira (se o pagamento do curso for realizado por empresa).

* Os candidatos que possuem diploma de graduação estrangeiro podem apresentar apenas seu diploma de graduação no processo seletivo. Caso não tenha o diploma de graduação em mãos, provisoriamente será aceito um atestado de conclusão de curso de graduação que explicite a data de colação de grau, realizada em data anterior ao início do curso de pós-graduação. Nesse caso, o candidato deverá assinar termo de compromisso de entrega do diploma no prazo definido pelo Insper.

IMPORTANTE: A apresentação incompleta dos documentos (RG/RNE e diploma de graduação/comprovante de colação de grau) impede o prosseguimento na matrícula. A matrícula só poderá ser realizada após a entrega da totalidade dos documentos acima citados.

Análise e aprovação pelo Comitê de Admissão
O desempenho do candidato em todas as etapas é analisado pelo Comitê de Admissão, sendo os aprovados convocados para a matrícula, e os reprovados, devidamente informados.

A validade da aprovação no processo seletivo para matrícula é de quatro trimestres consecutivos, a partir do trimestre de sua aprovação.

Preparação prévia em Princípios quantitativos de negócios

Os módulos do MBA Executivo Internacional focam competências executivas, desenvolvidas por meio de casos, compartilhamento de experiências e outros métodos que procuram elevar o aprendizado ao nível decisório.

Para participar adequadamente das aulas, os Alunos do programa necessitam possuir preparo básico em três áreas de negócio: contabilidade, métodos quantitativos e matemática financeira.

Tal preparo habilita o Aluno a participar ativamente das discussões, ampliando sua capacidade de aprendizagem ao diminuir sua atenção para com detalhes processuais.

O Insper planejou o currículo do programa MBA Internacional de tal forma que todos os Alunos atendam a essa necessidade antecipadamente. Tão logo se matricule, o Aluno ingressa em três cursos Harvard à distância (contabilidade, métodos quantitativos e matemática financeira), com antecedência suficiente para finaliza-los e ser aprovado antes das aulas presenciais.

É requisito obrigatório do programa que o Aluno realize os três cursos Harvard e obtenha aprovação no teste final para que possa realizar as disciplinas presenciais (em caso de reprovação, há oportunidade de refazer o exame). Ao atender a esse requisito, todos os Alunos em sala estarão preparados para as discussões em sala sem perder seu foco em questões processuais.

Programa Avançado em Data Science e Decisão

Mais

O processo seletivo é simples e objetivo e sua etapa final consiste em uma entrevista para avaliar a compatibilidade do perfil do candidato com o programa.

Preencha o Formulário de Inscrição disponível na página do curso e após a análise da coordenação, você receberá o link para realizar o teste e poderá agendar a sua entrevista.

O teste é aplicado no Insper, tem duração máxima de 3 horas e é dividido em duas partes, cada uma composta por 4 questões dissertativas.

Instruções adicionais sobre a avaliação serão informadas na entrega da prova.

Durante a entrevista, vamos entender as suas expectativas em relação ao curso e avaliar em conjunto se as suas experiências pessoais e profissionais estão adequadas ao perfil do programa escolhido por você.

Documentos para upload durante o processo:

Documentos para matrícula (presencial):

*Cópia simples com apresentação do documento original para verificação ou cópia autenticada

** Os candidatos que possuem diploma de graduação estrangeiro podem apresentar apenas seu diploma de graduação no processo seletivo. Caso não tenha o diploma de graduação em mãos, provisoriamente será aceito um atestado de conclusão de curso de graduação que explicite a data de colação de grau, realizada em data anterior ao início do curso de pós-graduação. Nesse caso, o candidato deverá assinar termo de compromisso de entrega do diploma no prazo definido pelo Insper.

IMPORTANTE: A apresentação incompleta dos documentos (RG/RNE e diploma de graduação/comprovante de colação de grau) impede o prosseguimento na matrícula. A matrícula só poderá ser realizada após a entrega da totalidade dos documentos acima citados.

Análise e aprovação pelo Comitê de Admissão
O desempenho do candidato em todas as etapas é analisado pelo Comitê de Admissão, sendo os aprovados convocados para a matrícula, e os reprovados, devidamente informados.

A validade da aprovação no processo seletivo para matrícula é de quatro trimestres consecutivos, a partir do trimestre de sua aprovação.

Acesse nosso site para mais informações ou entre em contato conosco, através do e-mail: candidato@insper.edu.br