Home/Pós-Graduação/Processo Seletivo

Processo Seletivo

Aqui você encontra o processo seletivo dos cursos Certificates, APF e MBAs

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas e o cronograma de admissão para a próxima turma.

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO:

Encontro com a coordenação
Antes de ingressar no processo seletivo, é recomendável participar do Encontro com a Coordenação, cujo objetivo é oferecer todas as informações necessárias para respaldar sua decisão. Assim, você conhece o nosso programa em detalhes e entende como ele pode contribuir para o seu desenvolvimento profissional. Esta etapa não é obrigatória. Escolha uma das datas e faça sua inscrição.

Formulário de admissão
O formulário de admissão é uma etapa eliminatória do processo seletivo. Nele, o candidato deve descrever todas as suas experiências profissionais de forma completa e detalhada, bem como sua formação acadêmica. Essas informações serão posteriormente analisadas e, se atenderem aos requisitos do programa, o candidato será convocado a realizar o Teste de Raciocínio Lógico e Quantitativo (TRLQ) com English Reading Test (ERT) e a Entrevista de Admissão.

Teste de Raciocínio Lógico e Quantitativo (TRLQ) com English Reading Test (ERT)
As orientações para realização do TRLQ on-line serão enviadas por e-mail em um prazo de 24 horas, após a análise do Formulário de Admissão.
Primeira Escolha é a empresa responsável pela aplicação do teste e a taxa para realização é de R$ 95,00.
O teste tem duração máxima de 1 horas e 30 minutos, dividido em duas partes:

  • Interpretação de textos em inglês – 10 questões de múltipla escolha (duração máxima de 30 minutos)
  • Raciocínio lógico e quantitativo – 20 questões de múltipla escolha (duração máxima de 1 hora)

A validade do TRLQ ERT para matrícula corresponde ao intervalo de 1 (um) ano a contar da divulgação do resultado.

Em casos específicos, poderá ser solicitado que o candidato refaça o TRLQ ERT, implicando, assim, o pagamento de uma nova taxa.
A análise dos resultados do TRLQ ERT em conjunto com a análise dos demais dados do formulário de admissão determinará o prosseguimento ou não no processo seletivo.

Entrevista de admissão
Após análise do formulário, o candidato é convocado para agendar uma entrevista com um membro do Comitê de Admissão do Insper. É um momento para entender as expectativas e se o momento de carreira está alinhado com o programa.

Documentação
Os documentos abaixo devem ser inseridos através de upload no formulário de inscrição:

As cartas de recomendação deverão ser obtidas junto a profissionais, executivos ou acadêmicos que tiveram contato direto com o candidato e possam atestar e confirmar suas habilidades.

A apresentação incompleta dos documentos impede o prosseguimento no processo seletivo. A candidatura só pode ser retomada após a entrega da totalidade dos documentos acima citados.

Os documentos abaixo devem ser apresentados no ato da matrícula, em caso de aprovação no processo seletivo:

  • RG
  • Histórico escolar
  • Diploma de graduação ou comprovante de colação de grau*

*Os candidatos que possuem diploma de graduação realizado fora do Brasil deverão apresentar também a validação do MEC. O processo de validação abrange: notarização, consularização, tradução juramentada e registro em cartório de títulos e documentos.

Análise e aprovação pelo Comitê de Admissão
O desempenho do candidato em todas as etapas é analisado pelo Comitê de Admissão, sendo os aprovados convocados para a matrícula, e os reprovados, devidamente informados.
A validade da aprovação no processo seletivo para matrícula é de quatro trimestres consecutivos, a partir do trimestre de sua aprovação. Para as turmas Weekend e Modular, a aprovação no processo tem validade de 2 anos.