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Processo Seletivo

Aqui você encontra as etapas do Processo Seletivo dos cursos de Mestrado Profissional.

 

Mestrado Profissional em Administração

Encontro com a Coordenação

Uma ótima oportunidade para conhecer nossas instalações, tirar possíveis dúvidas e entender como o curso pode atender às suas expectativas e necessidades profissionais. Para participar, consulte a data do próximo encontro e se inscreva!

Pré-requisitos para o Mestrado Profissional em Administração

  • Graduação em curso de nível superior
  • Leitura fluente em língua inglesa
  • Desejável, pelo menos, 2 anos de experiência profissional
  • Adesão ao Código de Ética e Conduta do Insper 
  • Notebook não é obrigatório, mas auxilia no aproveitamento de algumas disciplinas

O Processo Seletivo para ingresso no Mestrado Profissional em Administração segue as seguintes etapas:

1: Formulário de admissão (inscrição até 20/07/2020)

O formulário de admissão é parte integrante do processo de avaliação de sua candidatura, assim, é recomendável que você descreva de forma completa e detalhada a sua experiência profissional atual, bem como sua formação acadêmica.  Para preencher, acesse o link: Formulário de Admissão.

Comunidade Alumni: Oferecemos condições especiais para cursar novos programas. Entre em contato com o Núcleo de Orientação ao Candidato para saber mais: candidato@insper.edu.br.

2: Lista de Documentos para o processo seletivo (upload até 20/07/2020)

Os documentos abaixo são necessários para o processo de avaliação da coordenação 

  • Uma cópia do resultado do GMAT®, GRE, ANPAD ou TRLQ (o resultado parcial é temporariamente aceito, mas o final e oficial deve ser apresentado antes da fase de entrevistas)
  • Submissão de cópia eletrônica do histórico escolar de graduação
  • Curriculum Vitae
  • Código de Ética e Conduta do Insper assinado

Para ANPAD, GRE ou GMAT não serão aceitas notas obtidas há mais de 2 anos. O Comitê de Avaliação se reserva o direito de analisar os resultados das provas de acordo com critério interno.

O TRLQ ERT (Teste de Raciocínio Lógico Quantitativo com English Reading Test) é realizado pela empresa Primeira Escolha  ao custo de R$ 150,00. Os testes serão online. Esta opção é válida também para os candidatos que já tenham realizado GRE, GMAT ou ANPAD. Neste caso, fica a critério do candidato escolher qual nota apresentará para análise. Caso o candidato considere seu desempenho no TRLQ insuficiente, um novo teste poderá ser realizado mediante pagamento de taxa com mesmo valor. A nota final será a média dos dois testes.

A validade do TRLQ/ERT corresponde ao intervalo de 1 (um) ano a contar da divulgação do resultado.

Confira uma amostra da prova de Matemática do TRLQ.

4: Entrevista

Após a análise da documentação, os candidatos são convocados para uma entrevista. Esta é uma etapa onde vamos entender se as expectativas e o momento de carreira estão alinhados com o programa. As datas para agendamento ficarão disponíveis no formulário de admissão e os candidatos serão contatados pelo Núcleo de Orientação ao Candidato.

5: Análise de desempenho e aprovação pelo Comitê de Admissão

O desempenho em todas as etapas é analisado pelo Comitê de Admissão.

Os candidatos aprovados são convocados para a matrícula, e os reprovados, devidamente informados.

A aprovação no processo seletivo é válida para matrícula somente na turma vigente.

6: Matrícula até 27/07/2020

A aprovação no processo seletivo e o agendamento da matrícula poderão ser consultados pelo formulário de admissão no site. Os candidatos aprovados serão contatados pelo Núcleo de Orientação ao Candidato.

São documentos obrigatórios para matrícula de novos alunos nos cursos de pós-graduação stricto sensu:

  • RG ou RNE, conforme Lei 7088/1983;
  • CPF – Cadastro de Pessoa Física;
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento, conforme Portaria MEC 33/1978;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação ou Reservista do Serviço Militar (somente para candidatos do sexo masculino), conforme Lei 4375/1964;
  • Certidão de Quitação Eleitoral, conforme Lei 4737/1965;
  • Diploma de graduação reconhecido no Brasil (frente e verso), conforme Portaria MEC 33/1978;
  • Carta de responsabilidade financeira (se o pagamento do curso for realizado por empresa).

* Os candidatos que possuem diploma de graduação realizada fora do Brasil, precisam apostilar (obter reconhecimento conforme Apostila de Haia) e entregar no momento da matrícula. Caso não tenha realizado essa confirmação, será necessário nos solicitar termo para preenchimento, autorizando a consulta com a universidade onde estudou.

O certificado de conclusão de curso superior, com indicação expressa da colação de grau prevista ou realizada, é aceito provisoriamente por um período máximo de 6 (seis) meses.

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Mestrado Profissional em Economia

Encontro com a coordenação

O Encontro com a Coordenação é uma ótima oportunidade para conhecer nossas instalações, tirar possíveis dúvidas e entender como o curso pode atender às suas expectativas e necessidades profissionais. Clique aqui e faça a sua inscrição.

Pré-Requisitos

  • Graduação em curso de nível superior
  • Leitura fluente em língua inglesa
  • Desejável, pelo menos, 2 anos de experiência profissional
  • Adesão ao Código de Ética e Conduta do Insper

O Processo Seletivo para ingresso no Mestrado Profissional em Economia segue as seguintes etapas:

1. Formulário de admissão (inscrição até 27/11/2020)

O formulário de admissão é parte do processo de avaliação de sua candidatura, assim, é recomendável que você descreva de forma completa e detalhada a sua experiência profissional, bem como sua formação acadêmica. Para preencher, acesse o link: Formulário de Admissão.

Comunidade Alumni: Oferecemos condições especiais para cursar novos programas. Entre em contato com o Núcleo de Orientação ao Candidato para saber mais: candidato@insper.edu.br.

2. Lista de Documentos para o processo seletivo (upload até 27/11/2020)

Os documentos abaixo são necessários para o processo de avaliação da coordenação

  • Cópia do resultado do GMAT®1, GRE1, ANPEC1 ou TRLQ2 do ano corrente (o resultado parcial é temporariamente aceito, mas o final e oficial deve ser apresentado antes da fase de entrevistas)
  • Submissão de cópia eletrônica do histórico escolar de graduação
  • Curriculum Vitae
  • Código de Ética e Conduta do Insper assinado

1 Para ANPEC, GRE ou GMAT não serão aceitas notas obtidas há mais de 2 anos. O Comitê de Avaliação se reserva o direito de analisar os resultados das provas de acordo com critério interno.
2 O TRLQ ERT (Teste de Raciocínio Lógico Quantitativo com English Reading Test) é realizado pela empresa Primeira Escolha ao custo de R$ 150,00. Os testes serão online. Esta opção é válida também para os candidatos que já tenham realizado GRE, GMAT ou ANPEC. Neste caso, fica a critério do candidato escolher qual nota apresentará para análise. Caso o candidato considere seu desempenho no TRLQ insuficiente, um novo teste poderá ser realizado mediante pagamento de taxa com mesmo valor. A nota final será a média dos dois testes.

A validade do TRLQ/ERT corresponde ao intervalo de 1 (um) ano a contar da divulgação do resultado.

Recomenda-se uma nota superior a 40 no teste de Matemática do TRLQ para ser convocado para as entrevistas.

Confira uma amostra da prova de Matemática do TRLQ.

Para garantir a segurança e credibilidade na aplicação do teste, é utilizada tecnologia de monitoramento digital ao longo da sua realização, combinada com intervenção humana para analisar as informações coletadas no momento do teste. Portanto, antes de realizar o teste, verifique os seguintes requisitos:

  • Estar em um computador desktop ou laptop, com sistema operacional Windows ou MacOS (Apple), com webcam e microfone funcionando.
  • Não será possível realizar os testes em dispositivos móveis (tablets ou smartphones).
  • Os testes não poderão ser realizados se a webcam ou o microfone do computador não puderem ser ativados.
  • Será necessário o download de um browser de segurança para a realização dos testes, conforme instruções no e-mail que você receberá junto com acesso ao simulado do teste.

As instruções sobre a realização do teste serão enviadas por e-mail pelo Primeira Escolha.

O candidato deve completar o envio do Formulário de Admissão e documentos necessários para o processo seletivo (incluindo a nota em um dos exames GMAT®, GRE, ANPEC ou TRLQ) até o dia 27/11/2020 para ser convocado para as entrevistas.

3. Entrevistas (03/11/2020 a 02/12/2020)

Após a análise da documentação, os candidatos poderão ser convocados para uma entrevista com um membro do Comitê de Admissão. Esta é uma etapa onde vamos entender se as expectativas e o momento de carreira estão alinhados com o programa. As datas para agendamento ficarão disponíveis no formulário de admissão e os candidatos serão contatados pelo Núcleo de Orientação ao Candidato.

4. Análise de desempenho e aprovação pelo Comitê de Admissão

O desempenho em todas as etapas é analisado pelo Comitê de Admissão.

Os candidatos aprovados são convocados para a matrícula. Os demais candidatos serão devidamente informados a respeito do resultado de seu processo de seleção.

A aprovação no processo seletivo é válida para matrícula somente na turma vigente.

5. Matrícula até 14/12/2020

São documentos obrigatórios para matrícula de novos alunos nos cursos de pós-graduação stricto sensu:

  • RG ou RNE, conforme Lei 7088/1983;
  • CPF – Cadastro de Pessoa Física;
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento, conforme Portaria MEC 33/1978;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação ou Reservista do Serviço Militar (somente para candidatos do sexo masculino), conforme Lei 4375/1964;
  • Certidão de Quitação Eleitoral, conforme Lei 4737/1965;
  • Diploma de graduação reconhecido no Brasil (frente e verso), conforme Portaria MEC 33/1978;
  • Carta de responsabilidade financeira (se o pagamento do curso for realizado por empresa).

* Os candidatos que possuem diploma de graduação realizada fora do Brasil, precisam apostilar (obter reconhecimento conforme Apostila de Haia) e entregar no momento da matrícula. Caso não tenha realizado essa confirmação, será necessário nos solicitar termo para preenchimento, autorizando a consulta com a universidade onde estudou.

O certificado de conclusão de curso superior, com indicação expressa da colação de grau prevista ou realizada, é aceito provisoriamente por um período máximo de 6 (seis) meses.

 

Mestrado Profissional em Políticas Públicas

Encontro com a Coordenação

Uma ótima oportunidade para conhecer nossas instalações, tirar possíveis dúvidas e entender como o curso pode atender às suas expectativas e necessidades profissionais. Para participar, consulte a data do próximo encontro e se inscreva!

Pré-Requisitos para o Mestrado Profissional em Políticas Públicas

  • Graduação em curso de nível superior
  • Leitura fluente em língua inglesa
  • Adesão ao Código de Ética e Conduta do Insper
  • Interesse em transformar a gestão pública brasileira por meio de políticas públicas consistentes e voltadas ao interesse coletivo

O Processo seletivo para ingresso no Mestrado Profissional em Políticas Públicas segue as seguintes etapas:

1: Formulário de admissão (inscrição até 06/12/2020)

O formulário de admissão é parte integrante do processo de avaliação de sua candidatura, assim, é recomendável que você descreva de forma completa e detalhada a sua experiência profissional atual, bem como sua formação acadêmica.

Comunidade Alumni: Oferecemos condições especiais para cursar novos programas. Entre em contato com o Núcleo de Orientação ao Candidato para saber mais: candidato@insper.edu.br.

2: Documentos para o processo seletivo (upload até 06/12/2020)

Os documentos abaixo são necessários para o processo de avaliação da coordenação   

Não serão aceitas notas obtidas nos exames de proficiência realizados há mais de dois anos. O Comitê de Avaliação se reserva o direito de analisar os resultados das provas de acordo com critério interno.

O TRLQ (Teste de Raciocínio Lógico Quantitativo) é realizado pela empresa Primeira Escolha e é custeado pelo candidato (valor de R$ 150,00). O teste é online e a opção é válida também para os candidatos que já tenham realizado GRE, GMAT, ANPAD ou ANPEC. Neste caso, fica a critério do candidato escolher qual nota apresentará para análise do Comitê de Avaliação. Caso o candidato considere seu desempenho no TRLQ insuficiente, um novo teste poderá ser realizado mediante pagamento de taxa com mesmo valor. Recomenda-se que o candidato apresente o teste que tiver a nota mais alta.

A validade do TRLQ/ERT corresponde ao intervalo de 1 (um) ano a contar da divulgação do resultado.

Para garantir a segurança e credibilidade na aplicação do teste, é utilizada tecnologia de monitoramento digital ao longo da sua realização, combinada com intervenção humana para analisar as informações coletadas no momento do teste. Portanto, antes de realizar o teste, verifique os seguintes requisitos:

  • Estar em um computador desktop ou laptop, com sistema operacional Windows ou MacOS (Apple), com webcam e microfone funcionando.
  • Não será possível realizar os testes em dispositivos móveis (tablets ou smartphones).
  • Os testes não poderão ser realizados se a webcam ou o microfone do computador não puderem ser ativados.
  • Será necessário o download de um browser de segurança para a realização dos testes, conforme instruções no e-mail que você receberá junto com acesso ao simulado do teste.

As instruções sobre a realização do teste serão enviadas por e-mail pelo Primeira Escolha.

3: Entrevistas (14 a 16/12/2020)

Após a análise da documentação, os candidatos habilitados são convocados para entrevista. A coordenação avalia as informações enviadas pelos candidatos, histórico escolar e resultado nos exames de proficiência, portanto nem todos os inscritos são convidados para entrevista. Para os candidatos convocados, a entrevista é uma etapa obrigatória no processo seletivo e pode ser presencial ou a distância.

4: Análise de desempenho e aprovação pelo Comitê de Admissão (até 22/12/2020)

O desempenho em todas as etapas é analisado pelo Comitê de Admissão.

Os candidatos aprovados são convocados para a matrícula, e os reprovados, devidamente informados.

A aprovação no processo seletivo é válida para matrícula somente na turma vigente.

5: Matrículas (até 08/01/2021)

São documentos obrigatórios para matrícula de novos alunos nos cursos de pós-graduação stricto sensu:

  • RG ou RNE, conforme Lei 7088/1983;
  • CPF – Cadastro de Pessoa Física;
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento, conforme Portaria MEC 33/1978;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação ou Reservista do Serviço Militar (somente para candidatos do sexo masculino), conforme Lei 4375/1964;
  • Certidão de Quitação Eleitoral, conforme Lei 4737/1965;
  • Diploma de graduação reconhecido no Brasil (frente e verso), conforme Portaria MEC 33/1978;
  • Carta de responsabilidade financeira (se o pagamento do curso for realizado por empresa).

* Os candidatos que possuem diploma de graduação realizada fora do Brasil, precisam apostilar (obter reconhecimento conforme Apostila de Haia) e entregar no momento da matrícula. Caso não tenha realizado essa confirmação, será necessário nos solicitar termo para preenchimento, autorizando a consulta com a universidade onde estudou.

O certificado de conclusão de curso superior, com indicação expressa da colação de grau prevista ou realizada, é aceito provisoriamente por um período máximo de 6 (seis) meses.

Anpad Associado - Logo. Texto azul sobre amarelo