Encontro com a Coordenação
Uma ótima oportunidade para conhecer nossas instalações, tirar possíveis dúvidas e entender como o curso pode atender às suas expectativas e necessidades profissionais. Para participar, consulte a data do próximo encontro e se inscreva!
Pré-Requisitos para o Mestrado Profissional em Políticas Públicas
- Graduação em curso de nível superior
- Leitura fluente em língua inglesa
- Adesão ao Código de Ética e Conduta do Insper
- Interesse em transformar a gestão pública brasileira por meio de políticas públicas consistentes e voltadas ao interesse coletivo
O Processo seletivo para ingresso no Mestrado Profissional em Políticas Públicas segue as seguintes etapas:
1: Formulário de admissão (inscrição até 04/11/2019)
O formulário de admissão é parte integrante do processo de avaliação de sua candidatura, assim, é recomendável que você descreva de forma completa e detalhada a sua experiência profissional atual, bem como sua formação acadêmica. Para preencher o formulário, acesse o Formulário de admissão.
Comunidade Alumni: Oferecemos condições especiais para cursar novos programas. Entre em contato com o Núcleo de Orientação ao Candidato para saber mais: candidato@insper.edu.br.
2: Documentos para o processo seletivo (upload até 04/11/2019)
Os documentos abaixo são necessários para o processo de avaliação da coordenação
Não serão aceitas notas obtidas nos exames de proficiência realizados há mais de dois anos. O Comitê de Avaliação se reserva o direito de analisar os resultados das provas de acordo com critério interno.
O TRLQ (Teste de Raciocínio Lógico Quantitativo) é realizado pela empresa Primeira Escolha e é custeado pelo candidato (valor de R$ 150,00). O teste é online e a opção é válida também para os candidatos que já tenham realizado GRE, GMAT, ANPAD ou ANPEC. Neste caso, fica a critério do candidato escolher qual nota apresentará para análise do Comitê de Avaliação. Caso o candidato considere seu desempenho no TRLQ insuficiente, um novo teste poderá ser realizado mediante pagamento de taxa com mesmo valor. Recomenda-se que o candidato apresente o teste que tiver a nota mais alta.
3: Entrevistas (25 a 29/11/2019)
Após a análise da documentação, os candidatos habilitados são convocados para uma entrevista. Nessa etapa, o Comitê de Admissão verificará o interesse e a aderência dos participantes ao curso, podendo solicitar esclarecimentos adicionais sobre a documentação inicial. A entrevista é obrigatória no processo seletivo e poderá ser presencial ou à distância, caso o participante resida fora da cidade de São Paulo.
4: Análise de desempenho e aprovação pelo Comitê de Admissão
O desempenho em todas as etapas é analisado pelo Comitê de Admissão. Os candidatos aprovados são convocados para a matrícula, e os reprovados, devidamente informados.
5: Matrículas (até 16/12/2019)
São documentos obrigatórios para matrícula de novos alunos nos cursos de pós-graduação stricto sensu:
- RG ou RNE, conforme Lei 7088/1983;
- CPF – Cadastro de Pessoa Física;
- Certidão de Nascimento ou de Casamento, conforme Portaria MEC 33/1978;
- Certificado de Dispensa de Incorporação ou Reservista do Serviço Militar (somente para candidatos do sexo masculino), conforme Lei 4375/1964;
- Certidão de Quitação Eleitoral, conforme Lei 4737/1965;
- Diploma de graduação reconhecido no Brasil (frente e verso), conforme Portaria MEC 33/1978;
- Carta de responsabilidade financeira (se o pagamento do curso for realizado por empresa).
* Os candidatos que possuem diploma de graduação realizada fora do Brasil, precisam apostilar (obter reconhecimento conforme Apostila de Haia) e entregar no momento da matrícula. Caso não tenha realizado essa confirmação, será necessário nos solicitar termo para preenchimento, autorizando a consulta com a universidade onde estudou.
O certificado de conclusão de curso superior, com indicação expressa da colação de grau prevista ou realizada, é aceito provisoriamente por um período máximo de 6 (seis) meses.