O que é um mestrado profissional?

Mestrado Profissional

Mestrado Profissional em Administração e em Economia

Os Mestrados Profissionais do Insper permitem aos alunos um aprofundamento conceitual e a aplicação de ferramental analítico moderno para a solução de problemas práticos. Preparam os alunos tanto para atuação profissional quanto para a docência em cursos aplicados. O profissional pode optar pelo Mestrado em Administração ou Mestrado em Economia.

Os Mestrados Profissionais são mais próximos do mercado de trabalho do que os mestrados acadêmicos e com maior carga conceitual do que os cursos de especialização e MBAs. Têm uma maior preocupação com informação técnica aplicada, sem perder rigor conceitual e analítico, e são mais focados em ferramentas gerenciais e de análise econômica. Servem como alternativa para quem precisa aprofundar no conhecimento específico, mas não quer perder de vista a aplicação prática da teoria.

Características do Mestrado Profissional

• Processo Seletivo: O profissional que desejar ingressar no curso de Mestrado Profissional deve preencher alguns pré-requisitos que variam de acordo com cada instituição, além de passar por uma análise de currículo. Depois desse processo, o candidato realiza avaliações de habilidades lógicas e quantitativas.
  • Duração: A duração do Mestrado Profissional é de dois anos e concede o título de mestre aos graduados, permitindo que atuem como docentes, além da atividade profissional em empresas.
  • Dissertação: Como trabalho de conclusão, o aluno deve preparar e defender uma dissertação de mestrado. A dissertação é uma pesquisa desenvolvida pelo aluno envolvendo a aplicação de teorias e ferramentas aprendidas no curso para a análise de problemas práticos.
    • Mestrado Profissional

Dedicação necessária:

Tempo Parcial

Objetivos:

Formar profissionais capazes de aplicar o conhecimento de ponta para sua realidade

Dissertação:

Mobilização das teorias e métodos necessários para resolução de um problema prático

• Mestrado Acadêmico

Dedicação necessária:

Tempo Integral

Objetivos:

Formar pesquisadores, que podem continuar para um Doutorado

Dissertação:

Conhecimento amplo e profundo de um debate acadêmico

As diferenças entre um Mestrado Profissional e um MBA
• Ênfase em capacidade analítica do aluno;
• O aluno desenvolve uma Dissertação que pode não apenas gerar resultados práticos para a sua atividade profissional, como também resultar em publicação em revistas especializadas.

Conheça os principais diferenciais dos Mestrados oferecidos pelo Insper:• Relevância para o gestor: Permite ao profissional resolver problemas relevantes avaliando sobre os prós e contas de cada alternativa de ação.

Corpo Docente: Professores com formação nas melhores escolas nacionais e internacionais desenvolvem pesquisas de relevância para as empresas e formuladores de políticas públicas e projetos aplicados.

Centros de Pesquisa: O Insper realiza diversos projetos aplicados no âmbito dos seus diversos centros: o Centro de Finanças, o Centro de Políticas Públicas, o Centro de Pesquisas em Estratégias e o Centro de Empreendedorismo e Inovação.

Dupla titulação: Nossos alunos podem estudar na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, sem custo adicional, obtendo uma experiência acadêmica e cultural em outro país. O diploma é reconhecido também pela União Europeia.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da fundação do Ministério da Educação (MEC), desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação. Os cursos de mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado avaliados com nota igual ou superior a “3” são recomendados pela CAPES ao reconhecimento (cursos novos) ou renovação do reconhecimento (cursos em funcionamento) pelo Conselho Nacional de Educação – CNE/MEC.
O Mestrado Profissional em Economia tem nota 5 na CAPES. Já o Mestrado Profissional em Administração tem nota 4.