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Mestrado Profissional em Administração

Pós-graduação stricto sensu em Administração

Reconhecido com nota máxima pela Capes/Ministério da Educação, nosso Mestrado Profissional em Administração busca atender a uma demanda crescente do mercado por profissionais com sólida formação conceitual em Estratégia e alta capacidade analítica, embasada pelas mais relevantes pesquisas sobre o tema.

Para isso, desenvolvemos no aluno a habilidade de aplicar conceitos de estratégia em situações reais. Por vezes, a própria vivência profissional do mestrando é usada como exemplo em sala de aula, o que fortalece a capacidade de analisar e propor soluções para grandes desafios organizacionais.

Ao longo do programa, de dois anos, também são exploradas linhas de pesquisa em estratégia organizacional, corporativa, competitiva e de marketing. E o mais importante: você não precisa ingressar no curso já com uma ideia definida do tema que irá seguir. Só no fim do terceiro trimestre é que o aluno passa a eleger as trilhas de pesquisa nas quais pretende se especializar para dar corpo à dissertação.

A ideia é que, ao fim do curso, o mestrando esteja apto para analisar de maneira sofisticada as várias possibilidades de posicionamento estratégico dentro de uma organização, domine o processo de criação e implementação de estratégias de maneira eficaz e tome decisões que gerem vantagens competitivas sustentáveis para as corporações, atuando como principal agente de mudanças. O título de mestre também permite que ele inicie carreira como docente.

O Mestrado Profissional em Administração tem carga horária de 684 horas e duração de 2 anos. Confira a data e horários da próxima turma, conheça o processo seletivo e saiba mais sobre o programa participando do Encontro com a Coordenação.

A quem se destina

Nosso Mestrado Profissional em Administração é destinado principalmente a consultores em busca de aprimoramento profissional em análise estratégica para atender seus clientes de forma inovadora e embasada em dados e evidências; analistas estratégicos, private equity analysts, profissionais envolvidos com venture capital, analistas de políticas de concorrência, gestores/diretores e demais profissionais que necessitem de sólidos conhecimentos e ferramentas de análise estratégica.

Além do diploma de graduação em curso de nível superior, o candidato a mestrando em Administração deve ter tempo para se dedicar aos estudos (cerca de duas horas extras para cada hora em sala de aula), raciocínio lógico e quantitativo, capacidade de análise e proficiência de leitura em língua inglesa. Experiência profissional não é determinante, mas desejável. Saiba mais em processo seletivo.

Por que fazer o Mestrado Profissional em Administração no Insper?

  • Foco em gestão com base analítica e ênfase em estratégia: esse enfoque ajuda o profissional a tomar decisões e resolver problemas relevantes dentro das organizações;
  • Aprendizado Centrado no Aluno: nossa metodologia favorece a abordagem de problemas reais, referentes à vivência profissional de cada mestrando, o que possibilita uma rica troca de experiências e visões;
  • Reconhecimento Nacional: a excelência do curso é atestada com nota máxima (5) concedida pela Capes/ Ministério da Educação;
  • Centros de Pesquisa: o corpo docente desenvolve pesquisas e projetos aplicados para empresas e formuladores de políticas públicas. Há centros de pesquisa em Liderança e Inovação, Finanças, Políticas Públicas, Estudos em Negócios e Empreendedorismo;
  • Docentes com robustez acadêmica e senso prático: todos os professores do Mestrado Profissional em Administração têm doutorado ou PhD em escolas de prestígio, nacionais e internacionais, além de experiência prática nas áreas de administração em negócios e estratégia empresarial;
  • Dupla Titulação: os mestrandos têm a possibilidade de cursar o segundo ano do programa na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, sem custo adicional, para obter título de Mestre em Administração reconhecido na União Europeia;
  • Equilíbrio entre pesquisa acadêmica e a realidade do mundo prático: os alunos concluem o curso de Mestrado Profissional em Administração com visão de mundo bastante próxima da realidade e relevante capacidade de pesquisa;
  • Fazer parte da Comunidade Alumni: o relacionamento com o Insper continua após o término do mestrado por meio desta comunidade, que oferece descontos para cursar novos programas, convites para debates, acesso ao acervo da Biblioteca Telles e ao Painel de Oportunidades do Núcleo de Carreiras, entre outros benefícios.

1º trimestre

  • Economia Gerencial

Teoria do Consumidor (Preferências, Utilidade, Maximização de Utilidade, Escolha, Curva de Demanda, Elasticidade). Escolha Intertemporal do Consumidor. Teoria da Firma: Conceitos Básicos. Diferentes Estruturas de Mercado. Monopólio (Política de Preço, Discriminação de Preço). Introdução à Teoria dos Jogos. Oligopólio (Modelos Introdutórios).

  • Análise Avançada de Informações

Introdução à análise de dados quantitativos (estruturas de dados; variáveis aleatórias). Inferência estatística (distribuição amostral e intervalo de confiança para a média; teste de hipóteses para a média de uma, duas ou mais populações; modelo de regressão linear simples e múltipla).

2º trimestre

  • Estratégia Competitiva

Definição de estratégia e de vantagem competitiva. Estrutura da indústria. Dinâmicas competitivas: comprometimento; entrada e saída; precificação cooperativa; competição de múltiplos mercados. Análise da indústria: modelo cinco forças e extensões (externalidades de rede e co-opetição). Posicionamento: estratégias genéricas. Visão baseada em recursos e sustentabilidade de vantagens competitivas. Inovação, hipercompetição e competências dinâmicas. Gestão da inovação. Visão relacional. Efeito regional: modelo diamante e instituições. Política industrial e interface com governo.

  • Dinâmica Organizacional

Inteligência Cognitiva e Emocional. Personalidade. Modelos de Cognição. Identidade Social. Psicologia do Poder. Psicologia Social. Perspectivas Sociais.

3º trimestre

  • Estratégia Corporativa e Organizacional

Fronteiras horizontais e fronteiras verticais da firma. Tipos de diversificação. Determinantes da estratégia de diversificação. Efeitos da diversificação no desempenho das firmas. Determinantes da integração vertical total e parcial. Fusões e Aquisições como modo de expansão das fronteiras organizacionais. Internacionalização como modo de expansão das fronteiras verticais. Diversificação via Fusões & Aquisições. Diversificação via internacionalização. O papel da matriz e da alta direção. Governança corporativa. Relação de agência. Motivação de colaboradores e contratos de incentivo. Avaliação de desempenho individual, de grupos, e divisional. Governança corporativa. Estruturas de propriedade. Contratos relacionais. Cultura organizacional. Alocação de direitos de decisão e controle. Estruturas organizacionais e desempenho. Complementaridades de escolhas organizacionais. Alinhamento organizacional.

  • Avaliação de Empresas

Matrizes, sistemas lineares e determinantes, autovalores e autovetores. Introdução: visão geral das diferentes abordagens de avaliação e análise das demonstrações financeiras. Estimação do custo de capital próprio e Modelo de Dividendo Descontado. Estrutura de capital e Custo Médio Ponderado de Capital (WACC). Modelos de Avaliação com base no Fluxo de Caixa (Fluxo de Caixa para a Firma, Fluxo de Caixa para o Acionista, Valor Presente Ajustado). Avaliação Relativa e Múltiplos. Fusões e Aquisições (M&A) e opções reais. Valor Econômico Adicionado – Economic Value Added. Valor do Controle, Liquidez, Sinergia e Transparência. Casos Especiais: análise do valor do Controle, da liquidez, de sinergias em investimentos e da transparência.

4º trimestre

  • Optativa Complementar 1
  • Estratégia de Marketing

Visão Geral da Estratégia de Marketing. Origens do Marketing e Evolução. Valor e Relacionamento com Cliente. Pesquisa de marketing. Marca, Segmentação e Posicionamento. Gestão de Promoção e Comunicação. Gestão de Preço, Produto e Competição. Boca-a-Boca e Recomendação. Gestão de Canais de Marketing. Gestor de Relacionamento.

5º trimestre

  • Optativa Complementar 2
  • Optativa Complementar 3

6º trimestre

  • Seminários de Elaboração de Dissertação

Estrutura da Dissertação. Representação gráfica do modelo teórico. Estratégias Metodológicas e questões de Viabilidade. Comunicação e Difusão da Pesquisa.

  • Optativa Complementar 4

7º trimestre

  • Seminários de Elaboração de Dissertação II

Transição do “projeto de pesquisa” para a execução e finalização. Road map para execução e análises, e escrita dos resultados e conclusões. Habilidades de comunicação para escrever reportes técnicos, e peças de comunicação para públicos distintos. Componentes da dissertação e integração.

  • Análise Avançada de Informações II

BLOCO I: VARIÁVEIS INSTRUMENTAIS, DOIS ESTÁGIOS E EQUAÇÕES SIMULTÂNEAS
Variáveis instrumentais, 2SLS, erros de medida, variáveis omitidas. Modelos de equações simultâneas. Identificação do problema. Consistência dos estimadores. Mínimos quadrados ordinários em dois estágios. Estimação de equações simultâneas com correlação serial e variáveis dependentes defasadas.

BLOCO II: SÉRIES TEMPORAIS
Séries de tempo: modelos estáticos; modelos de defasagens distribuídas finitas; propriedades de amostra finita dos MQO sob as hipóteses clássicas; forma funcional, variáveis dummies e números-índice; tendência e sazonalidade. Processsos estacásticos (estacionários e não- estacionários). Regressões espúrias. Testes de estacionaridade. Testes de raiz unitária. Abordagens para previsões. Metodologia de Box-Jenkins e modelos AR, MA e ARIMA. Identificação. Testes de diagnósticos. VAR e VEC, Cointegração.

BLOCO III: ECONOMETRIA DE PAINEL

Pooling de cross sections e séries de tempos. Métodos avançados para dados em painel. Efeitos fixos. Efeitos aleatórios. Efeitos fixos versus efeitos aleatórios. Teste de Hausmann.

8º trimestre

Dissertação

Coordenador do Mestrado Profissional em Administração

Silvio Laban é graduado em Engenharia Naval pela Poli-USP, pós-graduado com Especialização em Administração de Empresas pela EAESP-FGV e doutor em Administração com ênfase em Marketing pela EAESP-FGV. Iniciou as atividades acadêmicas e de docência em 2004, tendo sido também vice-coordenador do Centro de Excelência em Varejo. Atuou durante mais de 19 anos como executivo em diversas organizações de serviços e varejo.