Foi-se o tempo em que o mercado e o mundo acadêmico eram vistos de forma separada. Na última década, as empresas perceberam que quem tem conhecimentos mais profundos, proporcionados por um título de mestre ou doutor, pode contribuir com ideias relevantes para os negócios. E as universidades, por sua vez, têm aberto um espaço cada vez maior para professores com um pé no mundo corporativo.

Por isso, se você quer fazer a diferença em uma organização, analisar dados com propriedade autoridade ou considera dar aulas como uma alternativa de carreira, vale investir em um curso de pós-graduação stricto sensu. No Insper, oferecemos Mestrado Profissional nas áreas de Administração, Economia e Políticas Públicas, além do nosso Doutorado em Economia dos Negócios.

Com duração de dois anos, ambos os mestrados apresentam uma abordagem alinhada aos nossos princípios, que focam a aprendizagem do aluno, a visão integrada de conhecimentos e o equilíbrio entre a pesquisa acadêmica e a realidade do mundo prático nas organizações.

Experiência Insper

A ideia é que o mestrando tenha um aprofundamento conceitual e prático que lhe permita estar preparado tanto para a atuação profissional quanto para a docência em cursos aplicados.

Para isso, estimulamos a troca de experiências com o corpo docente/discente, a reflexão sobre questões recorrentes no meio corporativo e propostas de soluções criativas para os desafios organizacionais por meio da aplicação de um ferramental analítico moderno. E você ainda conta com serviços que agregam à experiência, E oferecemos o apoio necessário para complementar o desenvolvimento dos nossos alunos, como o Núcleo de Carreiras, que oferece vagas de emprego em nosso portal, o Centro de Empreendedorismo e o extenso arquivo físico/digital da Biblioteca Telles.

O resultado é o reconhecimento em todas as esferas. Atualmente, tanto o programa de Mestrado em Administração quanto o de Mestrado em Economia têm nota máxima concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC) que desempenha papel fundamental na expansão e consolidação dos cursos de mestrado e doutorado em todos os estados da Federação.

Participe do Encontro com a Coordenação e entenda como o mestrado pode auxiliar na sua trajetória profissional.

Saiba mais

O que é mestrado?

Mestrado é o primeiro nível de um curso de pós-graduação stricto sensu. Além de possibilitar uma formação mais profunda, o mestrado prepara graduados para lecionar em nível superior e promover atividades de pesquisa. No Brasil, há opções de Mestrado Acadêmico e de Mestrado Profissional (que amplia o leque para a atividade profissional em empresas). Em ambos, como trabalho de conclusão, o aluno deve preparar e defender uma Dissertação de Mestrado.

Quais as diferenças entre Mestrado Profissional e Mestrado Acadêmico?

Os mestrados profissionais são mais próximos do mercado de trabalho do que os mestrados acadêmicos. Têm uma maior preocupação com informação técnica aplicada, sem perder rigor conceitual e analítico, e são mais focados em ferramentas gerenciais e de análise econômica. Por isso, servem como alternativa para quem precisa se aprofundar no conhecimento específico, mas não quer perder de vista a aplicação prática da teoria. Uma grande vantagem do Mestrado Profissional está no tempo de dedicação, que permite conciliar o curso com a atividade profissional, ou seja, não é preciso abrir mão totalmente do trabalho para dar prosseguimento com os estudos. Confira no quadro abaixo as características que mais diferenciam esses dois tipos de mestrado.

MESTRADO PROFISSIONAL x MESTRADO ACADÊMICO

Tempo de dedicação

  • Parcial
  • Integral

Objetivos principais

  • Formar profissionais capazes de aplicar o conhecimento de ponta para a sua realidade
  • Formar pesquisadores, que podem seguir para um doutorado

Dissertação

  • Deve reunir teorias e métodos voltados à resolução de um problema prático
  • Deve apresentar conhecimento amplo e profundo sobre um tema acadêmico

Quais as diferenças entre Mestrado Profissional e MBA?

O Mestrado Profissional tem maior carga conceitual do que os cursos de especialização e MBAs, dando maior ênfase para a capacidade analítica do aluno. Além disso, para concluir o Mestrado Profissional, o aluno desenvolve uma dissertação que pode não apenas gerar resultados práticos para a sua atividade profissional, como também resultar na publicação em revistas especializadas.

Como funciona a Dupla Titulação em Mestrado no Insper?

Por meio de uma parceria com a Universidade Nova de Lisboa, os mestrandos de Administração e Economia do Insper podem concluir o seu curso em Portugal, sem custo adicional, para obter dupla titulação. Além de receber um diploma de mestrado válido na União Europeia, o aluno que faz essa imersão na vida acadêmica e cultural portuguesa vivencia uma rica experiência de aprimoramento nos estudos que ajuda a abrir portas para seguir carreira em outro país. Para participar do programa, o aluno deverá completar o ciclo básico do Mestrado Profissional e, depois, passar um ano em Portugal a fim de concluir os cursos requeridos pela Universidade Nova de Lisboa. As dissertações de conclusão do mestrado são co-orientadas por professores das duas faculdades.

Infraestrutura