MBA Executivo

Desenvolvido para profissionais com experiência de pelo menos 5 anos em gestão, nosso programa de MBA Executivo prepara para dirigir negócios ou empreendimentos, gerenciando e alocando recursos de maneira eficaz e eficiente, pensando a organização de forma estratégica, holística e sustentável. O conteúdo aprendido em aula auxilia o aluno a identificar possíveis soluções e implicações, para tomada de decisões sólidas e fundamentadas.

Para que o aluno desenvolva todas essas competências ao longo de dois anos, estamos sempre aprimorando nossa metodologia e adotando rigorosos padrões de qualidade, certificados nacional e internacionalmente.

Objetivos do programa

  • Compreender as organizações de forma estratégica e sistêmica;
  • Desenvolver o pensamento analítico e aprimorar a capacidade de resolução de problemas com foco em resultados;
  • Aprimorar o processo de tomada de decisão e gestão de riscos;
  • Liderar e empreender projetos e mudanças internas e/ou externas;
  • Gerir recursos de forma eficaz e eficiente.

A quem se destina

O MBA Executivo é voltado a executivos com experiência profissional superior a 5 anos, vivência em gestão e formações variadas, de áreas e setores econômicos diversos. São profissionais que buscam o aprimoramento e o preparo necessários para encarar os desafios organizacionais e assumir posições de destaque no mercado de trabalho. Leitura fluente em inglês e raciocínio lógico são requisitos considerados no processo seletivo.

Por que fazer MBA Executivo no Insper?

  • Formação integral – nossos programas foram desenhados com foco em três dimensões: Liderança (para o aperfeiçoamento do indivíduo enquanto gestor e agente de mudanças nas organizações); Atuação profissional (estrutura abrangente de disciplinas da área de negócios, com abordagem atualizada, multidisciplinar e enfoque estratégico); e Carreira (apoio do Núcleo de Carreiras, dos alunos e da Comunidade Alumni para fazer escolhas e avançar na trajetória profissional).
  • Reconhecimento Internacional – nosso MBA Executivo tem validade no exterior acreditada pela AMBA (Association of MBA). Essa certificação, somada aos selos Equis e AACSB, nos coloca no seleto grupo de escolas de negócios (menos de 1% no mundo) que possuem a Triple Crown.
  • Networking – nossas turmas de MBA Executivo são formadas por profissionais com experiências relevantes e diversificadas, que podem explorar um rico networking durante o programa e também após o término do curso, por meio da Comunidade Alumni.
  • Corpo docente altamente qualificado – a maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.
  • Extensão internacional — nossas parcerias com escolas de negócios no exterior proporcionam ao aluno a possibilidade de enriquecer a troca de experiências por meio de um curso de extensão em outro país. Também há alguma intercambialidade entre os nossos programas de MBA e os de fora, o que possibilita a conclusão do curso no exterior.
  • Cases padrão Harvard – adotamos em nossos cursos de MBA o mesmo modelo para estudo de caso empregado pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos.
  • Projeto aplicado – ao longo do programa, cada aluno é desafiado a desenvolver um projeto aplicado para resolver um problema enfrentado por alguma empresa ou elaborar um plano de negócio para o start-up de uma nova organização.
  • Business Game – ao final do programa, nossos alunos de MBA têm a oportunidade de vivenciar a experiência de gerir uma empresa aplicando os conceitos e habilidades adquiridos ao longo do curso em uma situação simulada, na qual competem em equipes para elaborar e executar um plano de negócio. Colocado no papel de gestor, o aluno toma decisões estratégicas com a orientação de um docente, que monitora o desempenho das equipes e mensura o impacto das escolhas no resultado final. Outro tutor trabalha a parte da liderança e auxilia nas interações dentro das equipes, como uma espécie de coaching. Embora outras instituições de ensino também realizem Business Games, nosso modelo é único, pois alia a parte de estratégia de negócio com a expertise em suporte de pessoas.

Orientação para desenvolvimento de atividades acadêmicas

Durante o primeiro trimestre, disponibilizamos uma cartilha com informações sobre plágio. Ao finalizar a leitura, nossos alunos respondem a um quizz. O objetivo desta iniciativa é orientar todos os novos integrantes da Comunidade Insper sobre a visão institucional quanto a práticas que caracterizam plágio acadêmico e evitar que aconteça.

Gestão Estratégica

Para ser bem-sucedida, uma empresa precisa criar e sustentar vantagens competitivas e compreender bem o ambiente em que opera. Esta disciplina analisa os fundamentos da gestão estratégica, aprimorando sua habilidade de formular e implantar estratégias eficazes. Análise e dinâmica da competição, recursos e core competencies, fusões e aquisições, alianças estratégicas, corporate governance e liderança estratégica são alguns dos temas tratados.

Métodos Quantitativos para Tomada de Decisão

A eficácia de sua atuação gerencial depende da capacidade de interpretar informações estatísticas e do uso de ferramentas quantitativas para a tomada de decisão e resolução de problemas. O uso de estatísticas nas organizações abrange diversas funções, todas elas abordadas em outras disciplinas do MBA Executivo: Contabilidade, Finanças, Marketing, Operações e Economia. Algumas das ferramentas de grande aplicação prática que você aprenderá no curso são as amostragens, testes de hipóteses, comparações, regressões e métodos estatísticos para o controle de qualidade.

Economia de Empresas

As teorias e metodologias microeconômicas devem nortear a tomada de decisão para que os recursos de capital e tecnologia sejam aplicados eficazmente pelas mais diversas empresas e organizações. Esta disciplina apresenta um conjunto de técnicas de análise econômica para auxiliá-lo na tomada de decisão sobre preços e gastos de capital, previsão de demanda, análise de custos e níveis de produção. Essas decisões devem considerar as condições do ambiente econômico e de mercado, reações dos concorrentes, limitações políticas, legais e regulamentares, bem como limitações internas – principalmente ligadas aos processos operacionais e gestão de pessoas –, estabelecendo pontes com outras disciplinas do curso.

Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas

Introdução aos principais temas de Comportamento Organizacional, motivação, liderança, cultura organizacional, poder e comunicação, papéis na gestão de recursos humanos, relações de trabalho, remuneração, atração, seleção e desenvolvimento. Esta disciplina tem por objetivo capacitar os alunos para um gerenciamento e liderança eficaz de indivíduos, áreas e projetos, bem como auxiliar na reflexão e no aprimoramento dos próprios comportamentos na interação com subordinados, pares e superiores hierárquicos.

Ambiente Econômico Global

O dirigente empresarial de hoje não pode ignorar o ambiente econômico em que a organização está inserida. Esta disciplina desenvolve a capacidade analítica necessária para orientar as decisões gerenciais, permitindo que se administre a interação da empresa com seu ambiente, tanto doméstico quanto internacional. O estudo das relações macroeconômicas relevantes no âmbito nacional – incluindo tópicos como política governamental, déficit público, estabilização e crescimento econômico, taxa de juros, câmbio e inflação – é seguido pela análise dos efeitos da competição internacional e da globalização da atividade econômica, abordando temas como comércio internacional e investimento, fluxo internacional de capitais, mercados financeiros internacionais e determinação de taxas de juros.

Contabilidade para Análise de Negócios

A matéria contábil merece destaque, em função de uma maior demanda por transparência das empresas de capital fechado e aberto, por parte dos mercados financeiros e de capitais. Entender o ambiente contábil das organizações nas quais trabalhamos e com as quais queremos fazer negócios é vital para mensurarmos o retorno econômico dessas organizações, bem como entendermos o grau de risco ao qual estamos expostos dentro do contexto da análise dos seus demonstrativos financeiros.

Gestão de Operações de Manufatura e Serviços

Tanto em empresas de manufatura como de serviços, a função de operações tem sido reconhecida como uma importantíssima alavanca competitiva, exigindo, para tanto, que seja abordada a partir de uma perspectiva estratégica e sistêmica que considere as contingências dos mercados focados e o posicionamento na cadeia produtiva. Você compreenderá os fundamentos estratégicos de operações e aprenderá a tomar decisões relativas às diversas áreas de gestão de operações, tais como o projeto do produto, processos de produção, gestão da qualidade, gestão da capacidade produtiva, planejamento e controle da produção e operações, bem como a gestão da cadeia de suprimentos.

Gestão de Marketing

O papel do Marketing para a empresa precisa ser compreendido em termos de ações, decisões e interações com outras áreas da organização, em um contexto de gerência geral. A partir desta disciplina, você se capacita a participar do desenvolvimento de estratégias e ações de Marketing que levem a um diferencial competitivo e ao alcance das metas empresariais.
Você aprende também a controlar os elementos do marketing mix, incluindo a política de produto, canais de distribuição, comunicação e formação de preço, para atender às necessidades dos clientes de forma rentável. O curso aborda, ainda, o uso inteligente de informações de mercado, o gerenciamento do relacionamento com o consumidor, comunicação integrada e a implementação e controle de ações de Marketing.

Tecnologia da Informação

Cada vez mais as gestões da informação e do conhecimento nas empresas são fatores críticos de sucesso. Sistemas de informação passam a ser ferramentas para suportar processos de negócios que devem, por sua vez, suportar a estratégia da empresa. É uma disciplina que não discute esses temas do ponto de vista estritamente tecnológico, mas com visão gerencial de como utilizar a tecnologia de informação para obter vantagens competitivas, gerenciar empresas globais e desenvolver serviços e produtos. Entre os tópicos analisados estão a integração do fluxo de informações por toda a empresa, o gerenciamento da cadeia e do relacionamento com clientes, problemas e decisões mais frequentes relativos a sistemas de informação, a gestão do conhecimento e o suporte à decisão gerencial e os sistemas integrados de gestão.

Fundamentos de Finanças

Apresenta a ótica de risco e retorno para avaliação de negócios, além de estimular a busca de soluções financeiras para os empreendimentos. Essas soluções precisam estar alinhadas com a estratégia do negócio, de modo que contribuam para a criação de vantagem competitiva.

Empreendedorismo

Nesta disciplina, serão apresentadas e discutidas as possibilidades que o empreendedorismo apresenta como carreira. Seja na criação e desenvolvimento de novas empresas ou de novos negócios em empresas já existentes, seja na relação entre ideia e oportunidade de negócio.

Negociação Estratégica

Este curso desenvolve a habilidade de negociação analisando os fundamentos da negociação eficaz, os diversos cenários das estratégias de negociação, bem como as formas de resolver conflitos. Tradicionalmente, a habilidade de negociar tem sido empregada por dirigentes para resolver conflitos e fazer negócios. Mas num mundo com crescente número de stakeholders influentes; com autoridade e hierarquia cada vez menos suficientes para garantir cooperação e comprometimento; com estruturas organizacionais cada vez mais achatadas e fluidas; com um ritmo de mudança cada vez maior; e com maior diversidade e alcance global, negociações internas e externas têm se tornado o modo de vida de dirigentes eficazes.

Optativas

Compostas por duas disciplinas integradas, as trilhas possibilitam ao aluno o aprofundamento em temas específicos. Serão oferecidas a cada turma pelo menos 3 trilhas dentre as seguintes: Pessoas, Marketing, Operações e Finanças.

Business Game

Nossos alunos têm a oportunidade de vivenciar a experiência de gerir uma empresa aplicando os conceitos e habilidades adquiridos ao longo do curso em uma situação simulada, na qual competem em equipes para elaborar e executar um plano de negócio. Colocado no papel de gestor, o aluno toma decisões estratégicas com a orientação de um docente, que monitora o desempenho das equipes e mensura o impacto das escolhas no resultado final.

Habilidades de Liderança

Esta disciplina se desenvolve por meio de atividades presenciais paralelas a partir dos grupos de Business Game e atividades a distância.
Esta disciplina irá contribuir na preparação para o exercício da liderança de forma mais efetiva, abordando as dimensões do indivíduo, do grupo e da organização. No âmbito individual são abordados temas como auto percepção, motivação, habilidades de comunicação e aprendizagem. No âmbito da atuação em equipes e áreas, você aprenderá sobre o funcionamento dos grupos, a desenhar processos eficazes de comunicação e a estabelecer uma liderança adequada em relação às pessoas, tarefas e estrutura sob sua responsabilidade.

Projeto Aplicado

Como a característica pedagógica de nossos programas é o aprendizado centrado no aluno, por meio da utilização de estudos de casos, para efeitos de certificação cada participante irá desenvolver um caso sobre um problema de negócio enfrentado por uma empresa ou uma organização, ou ainda desenvolver o plano de negócio para o start-up de uma nova organização.

Nessa atividade o aluno deverá utilizar todas as técnicas e os conceitos desenvolvidos ao longo do programa. O projeto aplicado deverá ser desenvolvido individualmente.

Guy Cliquet do Amaral Filho – PhD em Comportamento Organizacional pela Tulane University (New Orleans) e Mestre em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da USP. Graduou-se no ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Além de docente, possui 25 anos de experiência profissional em empresas como Twill, American Tool Companies, Synchro e Braskem, onde atuou em posições de gerência sênior. Sua experiência em Gestão de Projetos inclui iniciativas na área de Sistemas de Gestão, Automação, Manufatura, Desenvolvimento de Software e Ensino.