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MBA Executivo Internacional

O executivo atual é pressionado por uma série de mudanças. De um lado, as relações sociais passam por transformações profundas com o crescimento vertiginoso do acesso à informação e das redes sociais, trazendo velocidade, transparência e uma brutal redução da distância para a comunicação. De outro, a tecnologia muda de forma radical e incessante o cenário competitivo, destruindo vantagens existentes e fazendo surgir novas, com uma variedade explicável somente pelo alcance global agora presente.

Em um cenário em que a importância da realidade é atenuada pela relevância das tendências das mudanças sociais, tecnológicas e de globalização impostas às organizações, as estruturas organizacionais se achatam e os processos automatizam-se cada vez mais. Por esse motivo, executivos precisam de competências que os permitam liderar baseados em suas atitudes e valores, ao invés do poder da hierarquia, assim como de uma visão integrada do todo que os possibilitem entender rapidamente todas as implicações dos fatos.

O MBA Executivo Internacional do Insper desenvolve competências dos executivos dentro desse contexto: a necessidade de uma visão que parta do autoconhecimento do indivíduo, seus valores e atitudes, e que o desenvolva em uma visão multidisciplinar, que integre a organização ao ambiente, considerando também o aspecto de contínua mudança e a realidade em nível global.

O currículo do curso combina entendimento teórico com experiência prática e desenvolvimento de habilidades, com programas intensivos de curta duração no exterior, as Learning Journeys, e vivências com alunos e professores estrangeiros aqui no Brasil. Assim, por meio do currículo, os participantes são equipados com uma compreensão profunda do contexto global de negócios e adquirem conhecimento essencial e multidisciplinar em gestão, juntamente com a capacidade de aplicá-lo em situações comerciais concretas.

Objetivos do programa

  • Ao final do curso, os alunos do MBA Executivo Internacional estarão aptos a:
  • Formar visão estratégica em contexto internacional para liderar equipes, tomando decisões que considerem impactos organizacionais e suportadas por visão analítica;
  • Tornar-se um líder global capaz de lidar com as complexidades internacionais, ser estratégico, disruptivo e ter diferentes perspectivas políticas, econômicas e culturais.

A quem se destina

O MBA Internacional é voltado a executivos com experiência profissional superior a 5 anos, vivência em gestão e formações variadas, de áreas e setores econômicos diversos. Fluência em inglês (fala, escrita, conversação) e raciocínio quantitativo são requisitos considerados no processo seletivo.

Por que fazer MBA Executivo no Insper?

  • Learning Journeys – o curso inclui dois programas intensivos de curta duração no exterior para alguns dos mais importantes centros econômicos, de desenvolvimento e inovação no mundo, entre eles, Ásia, Europa, Estados Unidos e Oriente Médio. Com essa imersão internacional, os participantes tomam parte em programas personalizados em renomadas universidades parceiras do Insper, participam de palestras com executivos locais, visitam empresas para conhecer a estratégia e desafios do negócio e se envolvem em diversas atividades culturais para a formação de uma perspectiva holística. Além disso, os alunos terão uma vivência de uma semana no Brasil com alunos do exterior.
  • Reconhecimento Internacional– nosso MBA Executivo tem validade no exterior acreditada pela AMBA (Association of MBA). Essa certificação, somada aos selos Equis e AACSB, nos coloca no seleto grupo de escolas de negócios (menos de 1% no mundo) que possuem a Triple Crown.
  • Projeto aplicado– ao longo do programa, cada aluno é desafiado a desenvolver dois projetos de campo em ambientes organizacionais reais.
  • Multidisciplinaridade – o MBA Executivo Internacional forma visão integrada por meio de módulos projetados multidisciplinarmente. Cada etapa do programa presencial é desenvolvida por um colegiado de docentes de diferentes áreas, resultando em um currículo que oferecerá a integração completa entre todos os temas.
  • Formação integral– nossos programas foram desenhados com foco em três dimensões: liderança (para o aperfeiçoamento do indivíduo enquanto gestor e agente de mudanças nas organizações), atuação profissional (estrutura abrangente de disciplinas da área de negócios, com abordagem atualizada, multidisciplinar e enfoque estratégico) e carreira (apoio do Núcleo de Carreiras, dos alunos e da Comunidade Alumni para fazer escolhas e avançar na trajetória profissional).
  • Networking– nossas turmas de MBA Executivo Internacional são formadas por profissionais com experiências relevantes e diversificadas, de pelo menos 5 anos e função atual executiva, que podem explorar um rico networking durante o programa e também após o término do curso, por meio da Comunidade Alumni.
  • Corpo docente altamente qualificado– a maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.
  • Extensão internacional— nossas parcerias com escolas de negócios no exterior proporcionam ao aluno a possibilidade de enriquecer a troca de experiências por meio de um curso de extensão em outro país. Também há alguma intercambialidade entre os nossos programas de MBA e os de fora, o que possibilita a conclusão do curso no exterior.
  • Cases padrão Harvard– adotamos em nossos cursos de MBA o mesmo modelo para estudo de caso empregado pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos.
  • Business Game– nossos alunos de MBA têm a oportunidade de vivenciar a experiência de gerir uma empresa, simulando decisões de negócio em equipes, orientada por docentes nas visões de negócio e de pessoas, com finalidade de introduzir o conceito de modelo de negócios e vivenciar potenciais impactos de decisões. Embora outras instituições de ensino também realizem Business Games, nosso modelo é único, pois alia a parte de estratégia de negócio com a expertise em suporte de pessoas.
  • Biblioteca digital– Para tornar a sua experiência de aprendizagem ainda melhor, disponibilizamos mais de 8.000 e-books, incluindo alguns títulos da bibliografia básica do curso. O acervo também está disponível pelo APP Bookshelf para IOS e Android. Com o aplicativo, você poderá fazer download de qualquer um dos títulos e ler enquanto estiver off-line.

Com duração de dois anos, o MBA Executivo Internacional é formado por 8 módulos trimestrais presenciais integrados de 60 horas cada, com 4 viagens internacionais (duas obrigatórias) com duração de uma semana nos intervalos entre semestres e uma semana no Brasil com alunos do exterior.

Competências essenciais do gestor

São apresentadas de forma integrada as quatro competências essenciais do gestor e líder: análise e resolução de problemas, visão estratégica, liderança e atuação em equipe, e geração de valor (*). O módulo é apoiado pela realização da primeira experiência integradora, um Business Game, no qual é realizada uma simulação de decisões de negócio em equipes, orientada por docentes nas visões de negócio e de pessoas, com finalidade de introduzir o conceito de modelo de negócios e vivenciar potenciais impactos de decisões. Resultados são discutidos ao final para gerar aprendizado por meio de reflexão.

  • Análise e resolução de problemas: Desenvolver e planejar implantação de solução para problema formulado em função do contexto baseado em diagnóstico estruturado. Foco adicional no módulo: aprofundamento na competência analítica.
  • Visão estratégica: Interpretar prospectivamente a dinâmica do ambiente de negócios e o contexto interno da organização para direcionar negócios e/ou áreas funcionais explorando possíveis cenários futuros e garantindo sua execução sustentável, baseado em análise de sistemas complexos e instáveis.
  • Liderar e atuar em equipe: Recomendar ações individuais e coletivas para a melhoria do desempenho da gestão e de desenvolvimento das organizações, em nível de equipe e organizacionais, reconhecendo suas capacidades e limitações em contribuir para suas realizações.
  • Geração de valor: Gerir projetos e ações (incluindo uso de instrumentos de mercado de capitais para funding), bem como os riscos a eles associados, com a finalidade de capturar o potencial valor gerado.

Visão Estratégica do Negócio

Desenhar e planejar competências competitivas atuais e futuras para a organização, estabelecendo vantagens competitivas com base em análise de cenários considerando macro ambiente e operacional, além de componentes relevantes às estratégias adotadas (exemplos: mercados pretendidos, concorrentes atuais e futuros, vantagens competitivas, cenário econômico macro e setorial) e respectivas dinâmicas de evolução internas e externas.

Entrega ao Mercado

Desenvolver estratégia operacional e de mercado alinhada à estratégia de negócio por meio de ações competitivas nos diversos segmentos estratégicos do mercado, realizados por pessoas, processos operacionais e automação suportados por visão analítica em tempo real e preditiva para que se alcance o desempenho operacional planejado.

Consultoria (experiência integradora)

Desenvolver um projeto de consultoria entregando uma proposta, uma alternativa de abordagem e uma solução viável para a empresa foco do projeto. A solução atenderá às necessidades de uma organização real, usando informações obtidas por meio de entrevistas e outras ferramentas de análise junto aos integrantes desta. Será desenvolvida por uma equipe de Alunos, designada pelo Insper e constituída com o máximo de quatro membros. Alinhada com a proposta das experiências integradoras, desenvolve simultaneamente as quatro grandes competências (Visão estratégica, Liderança e equipes, Análise e resolução de problemas e Geração de valor).

Duas Visões: Tecnologia e Finanças

Diagnosticar necessidades, liderar e gerir ações de transformação para alinhar competência digital e de automação do negócio ao planejamento estratégico (corporativo e funcionais), assim como à dinâmica competitiva do seu mercado. Uma aplicação: empregar visão tecnológica para influenciar positivamente a captura de valor financeiro gerado pela organização, considerando riscos associados.

Estrutura e Desempenho Empresarial

Analisar desempenho empresarial na geração de valor em tempo real e preditivo com base em informações contábeis. Liderar ações na organização para melhoria de desempenho com base em diagnóstico de aspectos da cultura e estrutura formal/informal relativos às competências e seu alinhamento à estratégia.

Liderança: crescimento e mudança

Liderar crescimento orgânico inovando e mudando em níveis estratégicos, tático e operacional por meio da criação de novas competências que tragam vantagem competitiva. Liderar crescimento inorgânico (exemplo: aquisições e fusões) para expandir ou alcançar novos mercados buscando benefícios alinhados à estratégia.

Negócios inovadores (experiência integradora)

Desenvolver solução inovadora (produto, serviço ou processo/modelo de negócio), entregando protótipo da solução. A solução atenderá às necessidades duma organização real, usando informações obtidas por meio de entrevistas junto aos integrantes desta.

A solução é desenvolvida por equipe de alunos, formada pelo Insper e constituída com o máximo de quatro membros. Alinhada com a proposta das experiências integradoras, desenvolve simultaneamente as quatro grandes competências (Visão estratégica, Liderança e equipes, Análise e resolução de problemas e Geração de valor).

Eletivas

Temas “globais”: Entre as disciplinas encontram-se as de foco internacional, explorando temas tais como o Comércio Global e as relações entre ambiente de negócios e a cultura em vários países. Possuem o propósito de estender a visão além das learning journeys que fazem parte do programa.

Temas “novas tendências”: docentes internacionais e nacionais trarão novas perspectivas e tendências, induzindo alunos a refletirem sobre as mudanças em curso nos meios sociais e tecnológicos.

Learning journeys (entre trimestres)

Visando integrar as quatro competências essenciais a uma visão internacional  para os alunos do MBA, incluímos viagens de curta duração, que denominamos learning journeys, com programas intensivos para alguns dos mais importantes centros econômicos, de desenvolvimento e inovação no mundo.  Os participantes vivenciarão não somente a gestão de negócios, mas também aspectos culturais, sociais e econômicos, complementando e enriquecendo o conteúdo das aulas no Brasil. As learning journeys complementam e aprofundam o desenvolvimento das competências do programa no contexto global. Os destinos foram selecionados com o propósito de desenvolver diferentes focos temáticos: Ásia (Novos Mercados e Smart Cities), Israel (Tecnologias do futuro), Estados Unidos (Empreendedorismo e Inovação) e Europa (Gestão na Europa).

Os alunos tomam parte em programas personalizados em renomadas universidades parceiras do Insper, palestras com executivos locais, visitas técnicas em empresas e outras diversas atividades culturais para a formação de uma perspectiva realmente global.

Quatro destinos possíveis são oferecidos nos intervalos entre trimestres, sendo que o aluno opta por duas obrigatórias na sua entrada, podendo optar por outras duas adicionais. Cada viagem compreende uma combinação de aulas e visitas a empresas (empresas com sede no país e/ou empresas brasileiras com filial no país), com duração variando de uma semana a 11 dias, dependendo do destino.

Saiba mais sobre os destinos:

Ásia – Shanghai, Shenzhen e Singapura

Foco: Novos Mercados e Smart Cities

Cidades-símbolo das potências emergentes da Ásia. Contraste entre o antigo e o novo, Shanghai é considerado o centro econômico da China e uma das cidades mais populosas do país. Shenzhen, maior polo industrial da China, simboliza “o milagre econômico Chinês”, abriga empresas como Wechat, Tencent e Huawey. Finalmente, Singapura, um dos quatro Tigres Asiáticos, uma das nações mais tecnológicas do mundo, vem fechar esse seminário internacional com aulas em renomados parceiros locais e visitas a empresas globais nesses importantes players mundiais.

 

Europa – Paris e Londres

Foco: European Management

A Europa reúne 28 países em um território pouco maior que o Brasil. A experiência da diversidade permeia esse ecossistema global e econômico em Paris e Londres, centros globais que representam a renovação da antiga Europa, num ambiente multicultural que compõe esse programa intensivo, com aulas em centros acadêmicos de excelência e visitas em empresas globais em Paris e Londres.

 

Oriente Médio – Israel – Telaviv
Foco: Tecnologias do Futuro

Fruto de planejamento e posicionamento na região, se tornou muito relevante não apenas regionalmente, mas globalmente. Israel é modelo na reciclagem de água e destaque em sustentabilidade, mas também em Inteligência Artificial, Sistemas de Defesa e Ciência de Dados.  Tem o empreendedorismo em seu DNA e suas startups competem em inovação com o Vale do Silício nos EUA. O programa será composto por palestras, workshops e visitas a startups, aceleradoras e incubadoras nas áreas de AI & Big Data.

 

EUA – Vale do Silício, Califórnia
Foco – Empreendedorismo e Inovação


Embora já seja conhecido por muitos, segue e seguirá sendo uma região-chave na revolução digital das próximas décadas e avança em contínua transformação. Aulas, palestras e visitas em universidades renomadas da região e em empresas de tecnologia no Vale do Silício compõem o programa.

Guy Cliquet do Amaral Filho – PhD em Comportamento Organizacional pela Tulane University (New Orleans) e Mestre em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da USP. Graduou-se no ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Além de docente, possui 25 anos de experiência profissional em empresas como Twill, American Tool Companies, Synchro e Braskem, onde atuou em posições de gerência sênior. Sua experiência em Gestão de Projetos inclui iniciativas na área de Sistemas de Gestão, Automação, Manufatura, Desenvolvimento de Software e Ensino.