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MBA Executivo Internacional

O executivo atual é pressionado por uma série de mudanças. De um lado, as relações sociais passam por transformações profundas com o crescimento vertiginoso do acesso à informação e das redes sociais, trazendo velocidade, transparência e uma brutal redução da distância para a comunicação. De outro, a tecnologia muda de forma radical e incessante o cenário competitivo, destruindo vantagens existentes e fazendo surgir novas, com uma variedade explicável somente pelo alcance global agora presente.

Em um cenário em que a importância da realidade é atenuada pela relevância das tendências das mudanças sociais, tecnológicas e de globalização impostas às organizações, as estruturas organizacionais se achatam e os processos automatizam-se cada vez mais. Por esse motivo, executivos precisam de competências que os permitam liderar baseados em suas atitudes e valores, ao invés do poder da hierarquia, assim como de uma visão integrada do todo que os possibilitem entender rapidamente todas as implicações dos fatos.

O MBA Executivo Internacional do Insper desenvolve competências dos executivos dentro desse contexto: a necessidade de uma visão que parta do autoconhecimento do indivíduo, seus valores e atitudes, e que o desenvolva em uma visão multidisciplinar, que integre a organização ao ambiente, considerando também o aspecto de contínua mudança e a realidade em nível global.

O currículo do curso combina entendimento teórico com experiência prática e desenvolvimento de habilidades, com programas intensivos de curta duração no exterior, as Learning Journeys, e vivências com alunos e professores estrangeiros aqui no Brasil. Assim, por meio do currículo, os participantes são equipados com uma compreensão profunda do contexto global de negócios e adquirem conhecimento essencial e multidisciplinar em gestão, juntamente com a capacidade de aplicá-lo em situações comerciais concretas.

Objetivos do programa

  • Ao final do curso, os alunos do MBA Executivo Internacional estarão aptos a:
  • Formar visão estratégica em contexto internacional para liderar equipes, tomando decisões que considerem impactos organizacionais e suportadas por visão analítica;
  • Tornar-se um líder global capaz de lidar com as complexidades internacionais, ser estratégico, disruptivo e ter diferentes perspectivas políticas, econômicas e culturais.

A quem se destina

O MBA Internacional é voltado a executivos com experiência profissional superior a 5 anos, vivência em gestão e formações variadas, de áreas e setores econômicos diversos. Fluência em inglês (fala, escrita, conversação) e raciocínio quantitativo são requisitos considerados no processo seletivo.

Por que fazer MBA Executivo no Insper?

  • Learning Journeys – o curso inclui dois programas intensivos de curta duração no exterior para alguns dos mais importantes centros econômicos, de desenvolvimento e inovação no mundo, entre eles, Ásia, Europa, Estados Unidos e Oriente Médio. Com essa imersão internacional, os participantes tomam parte em programas personalizados em renomadas universidades parceiras do Insper, participam de palestras com executivos locais, visitam empresas para conhecer a estratégia e desafios do negócio e se envolvem em diversas atividades culturais para a formação de uma perspectiva holística. Além disso, os alunos terão uma vivência de uma semana no Brasil com alunos do exterior.
  • Reconhecimento Internacional– nosso MBA Executivo tem validade no exterior acreditada pela AMBA (Association of MBA). Essa certificação, somada aos selos Equis e AACSB, nos coloca no seleto grupo de escolas de negócios (menos de 1% no mundo) que possuem a Triple Crown.
  • Projeto aplicado– ao longo do programa, cada aluno é desafiado a desenvolver dois projetos de campo em ambientes organizacionais reais.
  • Multidisciplinaridade – o MBA Executivo Internacional forma visão integrada por meio de módulos projetados multidisciplinarmente. Cada etapa do programa presencial é desenvolvida por um colegiado de docentes de diferentes áreas, resultando em um currículo que oferecerá a integração completa entre todos os temas.
  • Formação integral– nossos programas foram desenhados com foco em três dimensões: liderança (para o aperfeiçoamento do indivíduo enquanto gestor e agente de mudanças nas organizações), atuação profissional (estrutura abrangente de disciplinas da área de negócios, com abordagem atualizada, multidisciplinar e enfoque estratégico) e carreira (apoio do Núcleo de Carreiras, dos alunos e da Comunidade Alumni para fazer escolhas e avançar na trajetória profissional).
  • Networking– nossas turmas de MBA Executivo Internacional são formadas por profissionais com experiências relevantes e diversificadas, de pelo menos 5 anos e função atual executiva, que podem explorar um rico networking durante o programa e também após o término do curso, por meio da Comunidade Alumni.
  • Corpo docente altamente qualificado– a maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.
  • Extensão internacional— nossas parcerias com escolas de negócios no exterior proporcionam ao aluno a possibilidade de enriquecer a troca de experiências por meio de um curso de extensão em outro país. Também há alguma intercambialidade entre os nossos programas de MBA e os de fora, o que possibilita a conclusão do curso no exterior.
  • Cases padrão Harvard– adotamos em nossos cursos de MBA o mesmo modelo para estudo de caso empregado pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos.
  • Business Game– nossos alunos de MBA têm a oportunidade de vivenciar a experiência de gerir uma empresa, simulando decisões de negócio em equipes, orientada por docentes nas visões de negócio e de pessoas, com finalidade de introduzir o conceito de modelo de negócios e vivenciar potenciais impactos de decisões. Embora outras instituições de ensino também realizem Business Games, nosso modelo é único, pois alia a parte de estratégia de negócio com a expertise em suporte de pessoas.
  • Biblioteca digital– Para tornar a sua experiência de aprendizagem ainda melhor, disponibilizamos mais de 8.000 e-books, incluindo alguns títulos da bibliografia básica do curso. O acervo também está disponível pelo APP Bookshelf para IOS e Android. Com o aplicativo, você poderá fazer download de qualquer um dos títulos e ler enquanto estiver off-line.

Com duração de dois anos, o MBA Executivo Internacional é formado por 8 módulos trimestrais presenciais integrados de 60 horas cada, com 4 viagens internacionais (duas obrigatórias) com duração de uma semana nos intervalos entre semestres e uma semana no Brasil com alunos do exterior.

Preparação prévia em Princípios quantitativos de negócios

Os módulos do MBA Executivo Internacional focam competências executivas, desenvolvidas por meio de casos, compartilhamento de experiências e outros métodos que procuram elevar o aprendizado ao nível decisório.

Para participar adequadamente das aulas, os Alunos do programa necessitam possuir preparo básico em três áreas de negócio: contabilidade, métodos quantitativos e matemática financeira.

Tal preparo habilita o Aluno a participar ativamente das discussões, ampliando sua capacidade de aprendizagem ao diminuir sua atenção para com detalhes processuais.

O Insper planejou o currículo do programa MBA Internacional de tal forma que todos os Alunos atendam a essa necessidade antecipadamente. Tão logo se matricule, o Aluno ingressa em três cursos Harvard à distância (contabilidade, métodos quantitativos e matemática financeira), com antecedência suficiente para finaliza-los e ser aprovado antes das aulas presenciais.

É requisito obrigatório do programa que o Aluno realize os três cursos Harvard e obtenha aprovação no teste final para que possa realizar as disciplinas presenciais (em caso de reprovação, há oportunidade de refazer o exame). Ao atender a esse requisito, todos os Alunos em sala estarão preparados para as discussões em sala sem perder seu foco em questões processuais.

Competências essenciais do gestor

São apresentadas de forma integrada as quatro competências essenciais do gestor e líder: análise e resolução de problemas, visão estratégica, liderança e atuação em equipe, e geração de valor (*). O módulo é apoiado pela realização da primeira experiência integradora, um Business Game, no qual é realizada uma simulação de decisões de negócio em equipes, orientada por docentes nas visões de negócio e de pessoas, com finalidade de introduzir o conceito de modelo de negócios e vivenciar potenciais impactos de decisões. Resultados são discutidos ao final para gerar aprendizado por meio de reflexão.

  • Análise e resolução de problemas: Desenvolver e planejar implantação de solução para problema formulado em função do contexto baseado em diagnóstico estruturado. Foco adicional no módulo: aprofundamento na competência analítica.
  • Visão estratégica: Interpretar prospectivamente a dinâmica do ambiente de negócios e o contexto interno da organização para direcionar negócios e/ou áreas funcionais explorando possíveis cenários futuros e garantindo sua execução sustentável, baseado em análise de sistemas complexos e instáveis.
  • Liderar e atuar em equipe: Recomendar ações individuais e coletivas para a melhoria do desempenho da gestão e de desenvolvimento das organizações, em nível de equipe e organizacionais, reconhecendo suas capacidades e limitações em contribuir para suas realizações.
  • Geração de valor: Gerir projetos e ações (incluindo uso de instrumentos de mercado de capitais para funding), bem como os riscos a eles associados, com a finalidade de capturar o potencial valor gerado.

Visão Estratégica do Negócio

Desenhar e planejar competências competitivas atuais e futuras para a organização, estabelecendo vantagens competitivas com base em análise de cenários considerando macro ambiente e operacional, além de componentes relevantes às estratégias adotadas (exemplos: mercados pretendidos, concorrentes atuais e futuros, vantagens competitivas, cenário econômico macro e setorial) e respectivas dinâmicas de evolução internas e externas.

Entrega ao Mercado

Desenvolver estratégia operacional e de mercado alinhada à estratégia de negócio por meio de ações competitivas nos diversos segmentos estratégicos do mercado, realizados por pessoas, processos operacionais e automação suportados por visão analítica em tempo real e preditiva para que se alcance o desempenho operacional planejado.

Consultoria (experiência integradora)

Desenvolver um projeto de consultoria entregando uma proposta, uma alternativa de abordagem e uma solução viável para a empresa foco do projeto. A solução atenderá às necessidades de uma organização real, usando informações obtidas por meio de entrevistas e outras ferramentas de análise junto aos integrantes desta. Será desenvolvida por uma equipe de Alunos, designada pelo Insper e constituída com o máximo de quatro membros. Alinhada com a proposta das experiências integradoras, desenvolve simultaneamente as quatro grandes competências (Visão estratégica, Liderança e equipes, Análise e resolução de problemas e Geração de valor).

Duas Visões: Tecnologia e Finanças

Diagnosticar necessidades, liderar e gerir ações de transformação para alinhar competência digital e de automação do negócio ao planejamento estratégico (corporativo e funcionais), assim como à dinâmica competitiva do seu mercado. Uma aplicação: empregar visão tecnológica para influenciar positivamente a captura de valor financeiro gerado pela organização, considerando riscos associados.

Estrutura e Desempenho Empresarial

Analisar desempenho empresarial na geração de valor em tempo real e preditivo com base em informações contábeis. Liderar ações na organização para melhoria de desempenho com base em diagnóstico de aspectos da cultura e estrutura formal/informal relativos às competências e seu alinhamento à estratégia.

Liderança: crescimento e mudança

Liderar crescimento orgânico inovando e mudando em níveis estratégicos, tático e operacional por meio da criação de novas competências que tragam vantagem competitiva. Liderar crescimento inorgânico (exemplo: aquisições e fusões) para expandir ou alcançar novos mercados buscando benefícios alinhados à estratégia.

Negócios inovadores (experiência integradora)

Desenvolver solução inovadora (produto, serviço ou processo/modelo de negócio), entregando protótipo da solução. A solução atenderá às necessidades duma organização real, usando informações obtidas por meio de entrevistas junto aos integrantes desta.

A solução é desenvolvida por equipe de alunos, formada pelo Insper e constituída com o máximo de quatro membros. Alinhada com a proposta das experiências integradoras, desenvolve simultaneamente as quatro grandes competências (Visão estratégica, Liderança e equipes, Análise e resolução de problemas e Geração de valor).

Eletivas

Temas “globais”: Entre as disciplinas encontram-se as de foco internacional, explorando temas tais como o Comércio Global e as relações entre ambiente de negócios e a cultura em vários países. Possuem o propósito de estender a visão além das learning journeys que fazem parte do programa.

Temas “novas tendências”: docentes internacionais e nacionais trarão novas perspectivas e tendências, induzindo alunos a refletirem sobre as mudanças em curso nos meios sociais e tecnológicos.

Learning journeys (entre trimestres)

Visando integrar as quatro competências essenciais a uma visão internacional  para os alunos do MBA, incluímos viagens de curta duração, que denominamos learning journeys, com programas intensivos para alguns dos mais importantes centros econômicos, de desenvolvimento e inovação no mundo.  Os participantes vivenciarão não somente a gestão de negócios, mas também aspectos culturais, sociais e econômicos, complementando e enriquecendo o conteúdo das aulas no Brasil. As learning journeys complementam e aprofundam o desenvolvimento das competências do programa no contexto global. Os destinos foram selecionados com o propósito de desenvolver diferentes focos temáticos: Ásia (Novos Mercados e Smart Cities), Israel (Tecnologias do futuro), Estados Unidos (Empreendedorismo e Inovação) e Europa (Gestão na Europa).

Os alunos tomam parte em programas personalizados em renomadas universidades parceiras do Insper, palestras com executivos locais, visitas técnicas em empresas e outras diversas atividades culturais para a formação de uma perspectiva realmente global.

Quatro destinos possíveis são oferecidos nos intervalos entre trimestres, sendo que o aluno opta por duas obrigatórias na sua entrada, podendo optar por outras duas adicionais. Cada viagem compreende uma combinação de aulas e visitas a empresas (empresas com sede no país e/ou empresas brasileiras com filial no país), com duração variando de uma semana a 11 dias, dependendo do destino.

Saiba mais sobre os destinos:

Ásia – Shanghai, Shenzhen e Singapura

Foco: Novos Mercados e Smart Cities

Cidades-símbolo das potências emergentes da Ásia. Contraste entre o antigo e o novo, Shanghai é considerado o centro econômico da China e uma das cidades mais populosas do país. Shenzhen, maior polo industrial da China, simboliza “o milagre econômico Chinês”, abriga empresas como Wechat, Tencent e Huawey. Finalmente, Singapura, um dos quatro Tigres Asiáticos, uma das nações mais tecnológicas do mundo, vem fechar esse seminário internacional com aulas em renomados parceiros locais e visitas a empresas globais nesses importantes players mundiais.

 

Europa – Paris e Londres

Foco: European Management

A Europa reúne 28 países em um território pouco maior que o Brasil. A experiência da diversidade permeia esse ecossistema global e econômico em Paris e Londres, centros globais que representam a renovação da antiga Europa, num ambiente multicultural que compõe esse programa intensivo, com aulas em centros acadêmicos de excelência e visitas em empresas globais em Paris e Londres.

 

Oriente Médio – Israel – Telaviv
Foco: Tecnologias do Futuro

Fruto de planejamento e posicionamento na região, se tornou muito relevante não apenas regionalmente, mas globalmente. Israel é modelo na reciclagem de água e destaque em sustentabilidade, mas também em Inteligência Artificial, Sistemas de Defesa e Ciência de Dados.  Tem o empreendedorismo em seu DNA e suas startups competem em inovação com o Vale do Silício nos EUA. O programa será composto por palestras, workshops e visitas a startups, aceleradoras e incubadoras nas áreas de AI & Big Data.

 

EUA – Vale do Silício, Califórnia
Foco – Empreendedorismo e Inovação


Embora já seja conhecido por muitos, segue e seguirá sendo uma região-chave na revolução digital das próximas décadas e avança em contínua transformação. Aulas, palestras e visitas em universidades renomadas da região e em empresas de tecnologia no Vale do Silício compõem o programa.

Guy Cliquet do Amaral Filho – PhD em Comportamento Organizacional pela Tulane University (New Orleans) e Mestre em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da USP. Graduou-se no ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Além de docente, possui 25 anos de experiência profissional em empresas como Twill, American Tool Companies, Synchro e Braskem, onde atuou em posições de gerência sênior. Sua experiência em Gestão de Projetos inclui iniciativas na área de Sistemas de Gestão, Automação, Manufatura, Desenvolvimento de Software e Ensino.

Sex

29

Jan

Fins de Semana

Carga horária: 688 horas/aula

Aula Magna: 29 de janeiro de 2021

Início das aulas: 29 de janeiro de 2021

Sextas das 18h00 às 22h00 e sábados das 08h00 às 17h00

Encerramento das matrículas*: 26 de janeiro de 2021