Estrutura do Programa

Pós-graduação - MBA Executivo em Gestão de Saúde
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Trimestre Atividades Disciplinas
1 Habilidades de Liderança Introdução à Estatística Gestão Estratégica
2 Métodos Quantitativos em Gestão de Saúde Contabilidade Gerencial e Gestão de Custos em Saúde
3 Teoria Organizacional e Comportamento Organizacional Gerenciamento de Doenças e Economia da Saúde
4 Produtividade nas Operações em Empresas de Saúde Gestão Financeira
5 Projeto Aplicado Gestão de Pessoas Epidemiologia e Gestão da Informação
6 Políticas de Saúde e Regulação Gestão de Organizações de Saúde
7 Gestão de Marketing e Negociação Estratégica Qualidade nas Operações de Empresas de Saúde
8 Business Game

Introdução à Estatística

Introduzir o uso de estatística em gestão na área da saúde por meio de técnicas introdutórias tais como análise exploratória de dados, regressões lineares, uso de distribuição de probabilidades contínua, técnicas de amostragem e aplicação de intervalos de confiança.

Gestão Estratégica

Para ser bem-sucedida, uma empresa precisa compreender bem o ambiente em que opera e buscar criar e sustentar vantagens competitivas. Nem todos os setores oferecem as mesmas oportunidades e suas estruturas se alteram no tempo. Uma empresa obtém posição competitiva dentro de seu setor quando a configuração de seu pacote produto/serviço e suas atividades funcionais geram valor para seus clientes. O desafio de formular estratégias competitivas eficazes depende do balanço de oportunidades e riscos associados aos ambientes incertos e dinâmicos dos setores econômicos. Esta disciplina analisa os fundamentos da gestão estratégica, aprimorando sua habilidade de formular e implantar estratégias eficazes. Análise e dinâmica da competição, recursos e competências centrais, fusões e aquisições, alianças estratégicas, governança e liderança estratégica são alguns dos temas tratados.

Métodos Quantitativos em Gestão de Saúde

A eficácia da atuação gerencial também depende da capacidade de interpretação de informações estatísticas e do uso de ferramentas quantitativas para a tomada de decisão e para resolução de problemas. O uso de estatísticas nas organizações abrange diversas funções, todas elas abordadas em outras disciplinas do MBA em Gestão de Saúde. Algumas das ferramentas de grande aplicação prática que você aprenderá no curso são: amostragem, teste de hipóteses, estatística descritiva, regressão e métodos estatísticos para o controle de qualidade.

Contabilidade Gerencial e Gestão de Custos em Saúde

Nesta disciplina você aprenderá conceitos e técnicas contábeis utilizadas por gestores para a tomada de decisões e gestão de custos em saúde. Ela trata da análise contábil, mais do que da própria metodologia de contabilidade. São analisadas em Contabilidade Gerencial, as necessidades das informações contábeis para fins gerenciais, os métodos de custeio modernos, suas vantagens e limitações, o planejamento e controle e alocação de custos, orçamentos e sistemas de controle gerencial, medidas de desempenho e lucratividade e a análise de custos para a tomada de decisão, incluindo as relativas ao Marketing e Operações.

Teoria Organizacional e Comportamento Organizacional

Constitui o primeiro passo para que você compreenda o funcionamento das organizações e possa, assim, redesenhá-las e conduzir mudanças para que criem valor a longo prazo. Engloba a análise da estrutura organizacional – o sistema formal de autoridade e controle – e da cultura organizacional – o conjunto de valores e normas que direcionam o comportamento e a interação entre os indivíduos. A disciplina mostra as inter-relações entre o papel gerencial e as políticas de recursos humanos, as questões éticas, a estrutura e a cultura, permitindo domínio da dinâmica organizacional e conhecimento abrangente, não só das metodologias e ferramentas de gestão de pessoas, como também da criação de equipes de alto desempenho.

Gerenciamento de Doenças e Economia da Saúde

As mudanças e a evolução da Saúde e do perfil sócio econômico demográfico da população promovem alterações no perfil epidemiológico da população e, consequentemente, nas demandas relacionadas à área da Saúde. As teorias e metodologias microeconômicas devem nortear a tomada de decisão para que os recursos de capital e tecnologia sejam aplicados eficazmente. Esta disciplina apresenta a você um conjunto de técnicas de análise econômica e gerenciamento de populações de risco de saúde, em especial doenças crônicas não transmissíveis,  para auxiliá-lo na tomada de decisão: sobre preços e investimentos, previsão de demanda, análise de custos e níveis de oferta de serviços. Essas decisões devem considerar as condições do ambiente econômico e de mercado, reações dos concorrentes e limitações políticas, legais e regulamentares.

Produtividade nas Operações em Empresas de Saúde

Maximizar a produtividade em operações de saúde, respeitando as características específicas, representa importantíssima alavanca competitiva, exigindo, para tanto, que seja abordada a partir de uma perspectiva estratégica e sistêmica que considere as características das organizações de saúde e seu posicionamento na cadeia produtiva. Você compreenderá os fundamentos estratégicos de operações e aprenderá a tomar decisões relativas às diversas áreas, tais como processos, gestão da qualidade, gestão da capacidade e planejamento e controle de operações.

Gestão Financeira

A gestão financeira engloba previsão e planejamento, decisões de investimentos e financiamento e a coordenação e controle das decisões com impacto financeiro.
Na área de saúde trata-se de competência fundamental, em função dos desafios do setor, dos custos crescentes, das diversas fontes de financiamento e de sua complexidade. Por meio desta disciplina você passará a dominar conceitos e metodologias capazes de suportar decisões relativas às expansões de instalações, decisões de investimentos e outras que impactam os resultados das empresas e o valor das organizações. Abordados de maneira prática, os principais temas são: análise de demonstrações financeiras, ativos financeiros, custo de capital, orçamento de capital, risco e retorno, fluxo de caixa e capital de giro.

Gestão de Pessoas

O setor de Saúde demanda profissionais com um perfil pessoal e profissional específico que precisa ser atraído, desenvolvido, retido e motivado. Particularmente, nas organizações de ligadas à saúde, trabalho em equipe, gestão de conflitos e papéis e responsabilidades tomam uma nova dimensão. Esta disciplina, por meio de uma visão aplicada e prática, irá apresentar as ferramentas, processos e iniciativas necessários para construir e manter um ambiente que permita desenvolver a gestão de pessoas de forma atualizada e alinhada com o perfil pessoal do colaborador contemporâneo.

Epidemiologia e Gestão da Informação

Cada vez mais a gestão da informação e do conhecimento nas empresas se tornam fatores críticos de sucesso. Particularmente na Saúde, o domínio das informações e sua gestão permitem tomar decisões de forma mais assertiva alocando, otimizando e alavancando recursos. Esta disciplina discute esses temas do ponto com visão gerencial de utilização das informações epidemiológicas e gerais para obter vantagem competitiva, gerenciar a empresa e desenvolver serviços e produtos. Entre os tópicos analisados estão: a integração do fluxo de informações por toda a empresa, o gerenciamento da cadeia e do relacionamento com clientes, problemas e decisões mais frequentes relativos a sistemas de informação, a gestão do conhecimento e o suporte à decisão gerencial e Big Data.

Políticas de Saúde e Regulação

O setor de Saúde, por sua natureza apresenta uma diversidade de políticas e regulamentações. Compreender este contexto e suas implicações é requisito essencial para o desenvolvimento de uma gestão apropriada para as organizações de Saúde. Nesta disciplina, de forma bastante prática e aplicada, serão apresentados os elementos centrais das políticas de saúde e regulação no Brasil e em outros países, permitindo avaliar os diversos sistemas de saúde de forma crítica e comparada.

Gestão de Organizações de Saúde

Integrar todos os recursos e alinhá-los de forma coerente e consistentes com os objetivos da organização e sua contribuição para a sociedade são as tarefas centrais dos gestores de Saúde. Nesta disciplina serão apresentados, discutidos e debatidos os diversos modelos e formatos de organizações de Saúde no Brasil, permitindo conhece-los e obter informações que possibilitem aos participantes refletir e aplicar as melhores práticas às suas organizações.

Gestão de Marketing e Negociação Estratégica

O papel do Marketing para as organizações de Saúde precisa ser compreendido em termos de ações, decisões e interações com outras áreas da organização, respeitando as questões regulatórias específicas aplicadas ao Setor.
A partir desta disciplina, você se capacita a participar do desenvolvimento de estratégias e ações de Marketing que levem a um diferencial competitivo e ao alcance das metas empresariais. Além disso, este curso desenvolve a habilidade de negociação analisando os fundamentos da negociação eficaz, os diversos cenários das estratégias de negociação, bem como as formas de resolver conflitos. Tradicionalmente, a habilidade de negociar tem sido empregada por dirigentes para resolver conflitos e fazer negócios. Mas num mundo com um crescente número de stakeholders influentes; com autoridade e hierarquia cada vez menos suficientes para garantir cooperação e comprometimento; com estruturas organizacionais cada vez mais achatadas e fluidas; com um ritmo de mudança cada vez maior; e com maior diversidade e alcance global, negociações internas e externas têm se tornado o modo de vida de dirigentes eficazes.

Qualidade nas Operações de Empresas de Saúde

A qualidade é preocupação essencial em qualquer organização de saúde. Particularmente, no setor da qualidade é fator essencial para assegurar consistência nas operações, melhores resultados e vantagem competitiva. Esta disciplina, em conjunto com a disciplina de Operações, irá permitir identificar oportunidades e aplicar técnicas para aumentar a qualidade nas operações das empresas de Saúde.

Business Game

Ao final do programa, o aluno tem a oportunidade de vivenciar a experiência de gerir um hospital e aplicar todos conceitos e habilidades adquiridos em uma situação simulada. O Business Game proporciona um ambiente de simulação em que o aluno, colocado no papel de gestor, tem a oportunidade de tomar decisões estratégicas nas áreas abordadas pelas disciplinas do programa, mensurando o impacto de suas escolhas no resultado do negócio.
Habilidades de Liderança
Esta disciplina se desenvolve por meio de atividades presenciais paralelas a partir dos grupos de Business Game e atividades a distância.
Esta disciplina irá contribuir na preparação para o exercício da liderança de forma mais efetiva, abordando as dimensões do indivíduo, do grupo e da organização. No âmbito individual são abordados temas como auto percepção, motivação, habilidades de comunicação e aprendizagem. No âmbito da atuação em equipes e áreas, você aprenderá sobre o funcionamento dos grupos, a desenhar processos eficazes de comunicação e a estabelecer uma liderança adequada em relação às pessoas, tarefas e estrutura sob sua responsabilidade.

Projeto Aplicado

Como a característica pedagógica de nossos programas é o aprendizado centrado no aluno, por meio da utilização de estudos de casos, para efeitos de certificação cada participante irá desenvolver um caso sobre um problema de negócio enfrentado por uma empresa ou uma organização, ou ainda desenvolver o plano de negócio para o start-up de uma nova organização.
Nessa atividade o aluno deverá utilizar todas as técnicas e os conceitos desenvolvidos ao longo do programa. O projeto aplicado deverá ser desenvolvido individualmente.

Fundamentos de Negócios

Cursos on-line, em inglês, da Harvard Business School Cases cujos objetivos são: subsidiar a uniformidade dos conhecimentos entre os alunos para o bom desempenho do programa e servir como auxilio no aproveitamento das disciplinas presenciais. São elas: Quantitative Methods, Finance, Financial Accounting e Mathematics for Management.

Monitorias

Aulas ministradas aos sábados, para fortalecimento e prática de conceitos vistos durante a semana, nas seguintes disciplinas: Economia de Empresas, Métodos Quantitativos para Tomada de Decisão, Contabilidade Gerencial e Controle e Finanças Corporativas.

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