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MBA Executivo em Finanças

Para ser bem sucedido na área de finanças corporativas ou no mercado financeiro e de capitais, é preciso ter conhecimento e ferramental sólidos, que garantam resultados significativos e sustentáveis à organização. Por isso, o nosso programa de MBA Executivo em Finanças capacita os profissionais para a resolução de problemas, gestão de riscos e tomada de decisão de forma fundamentada.

Neste curso, o aluno aprende, por exemplo, a analisar planilhas para entender os indicadores gerais de uma organização e compará-los com o desempenho de outras empresas; estuda casos da Harvard Business School Cases; usa ferramentas quantitativas para tomar decisões; e define estratégias de captação de recursos alinhadas com o mercado financeiro e de capitais.

O objetivo é que ele pense a organização de forma estratégica, holística e sustentável, alocando recursos com eficiência e tomando decisões embasadas, que superem as expectativas e tragam resultados positivos.

Para que o aluno desenvolva todas essas competências ao longo de dois anos, estamos sempre aprimorando nossa metodologia e adotando rigorosos padrões de qualidade, certificados por associações nacionais e internacionais.

Objetivos do programa

  • Compreender as organizações de forma estratégica e sistêmica;
  • Desenvolver o pensamento analítico e aprimorar sua capacidade de resolução de problemas com foco em resultados;
  • Aprimorar seu processo de tomada de decisão e gestão de risco;
  • Liderar e empreender projetos e mudanças internas e/ou externas.

A quem se destina

O MBA em Finanças é um curso para executivos com experiência profissional superior a 5 anos, vivência em gestão e formações variadas, de áreas e setores econômicos diversos. São profissionais que buscam sólidos conhecimentos na área financeira e a efetiva aplicação dos conteúdos e ferramentas aprendidos em suas atividades. Leitura fluente em inglês e raciocínio lógico são requisitos considerados no processo seletivo.

Por que fazer MBA Executivo em Finanças no Insper?

  • Formação integral – nossos programas foram desenhados com foco em três dimensões: Liderança (para o aperfeiçoamento do indivíduo enquanto gestor e agente de mudanças nas organizações); Atuação profissional (estrutura abrangente de disciplinas da área de negócios, com abordagem atualizada, multidisciplinar e enfoque estratégico); e Carreira (apoio do Núcleo de Carreiras, dos alunos e da Comunidade Alumni para fazer escolhas e avançar na trajetória profissional).
  • Reconhecimento Internacional – nosso MBA Executivo tem validade no exterior acreditada pela AMBA (Association of MBA). Essa certificação, somada aos selos Equis e AACSB, nos coloca no seleto grupo de escolas de negócios (menos de 1% no mundo) que possuem a Triple Crown.
  • Networking – nossas turmas de MBA Executivo são formadas por profissionais com experiências relevantes e diversificadas, que podem explorar um rico networking durante o programa e também após o término do curso, por meio da Comunidade Alumni.
  • Corpo docente altamente qualificado – a maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.
  • Extensão internacional — nossas parcerias com escolas de negócios no exterior proporcionam ao aluno a possibilidade de enriquecer a troca de experiências por meio de um curso de extensão em outro país. Também há alguma intercambialidade entre os nossos programas de MBA e os de fora, o que possibilita a conclusão do curso no exterior.
  • Cases padrão Harvard – adotamos em nossos cursos de MBA o mesmo modelo para estudo de caso empregado pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos.
  • Projeto aplicado – ao longo do programa, cada aluno é desafiado a desenvolver um projeto aplicado para resolver um problema enfrentado por alguma empresa ou elaborar um plano de negócio para o start-up de uma nova organização.
  • Business Game – Ao final do programa, nossos alunos de MBA têm a oportunidade de vivenciar a experiência de gerir uma empresa aplicando os conceitos e habilidades adquiridos ao longo do curso em uma situação simulada, na qual competem em equipes para elaborar e executar um plano de negócio. Colocado no papel de gestor, o aluno toma decisões estratégicas com a orientação de um docente, que monitora o desempenho das equipes e mensura o impacto das escolhas no resultado final. Outro tutor trabalha a parte da liderança e auxilia nas interações dentro das equipes, como uma espécie de coaching. Embora outras instituições de ensino também realizem Business Games, nosso modelo é único, pois alia a parte de estratégia de negócio com a expertise em suporte de pessoas.

Gestão Estratégica

Para ser bem-sucedida, uma empresa precisa criar e sustentar vantagens competitivas e compreender bem o ambiente em que opera. Esta disciplina analisa os fundamentos da gestão estratégica, aprimorando sua habilidade de formular e implantar estratégias eficazes. Análise e dinâmica da competição, recursos e core competencies, fusões e aquisições, alianças estratégicas, corporate governance e liderança estratégica são alguns dos temas tratados.

Métodos Quantitativos para Decisões

A eficácia de sua atuação gerencial depende da capacidade de interpretar informações estatísticas e do uso de ferramentas quantitativas para a tomada de decisão e resolução de problemas. O uso de estatísticas nas organizações abrange diversas funções, todas elas abordadas em outras disciplinas do MBA Executivo: Contabilidade, Finanças, Marketing, Operações e Economia. Algumas das ferramentas de grande aplicação prática que você aprenderá no curso são as amostragens, testes de hipóteses, comparações, regressões e métodos estatísticos para o controle de qualidade.

Economia de Empresas

As teorias e metodologias microeconômicas devem nortear a tomada de decisão para que os recursos de capital e tecnologia sejam aplicados eficazmente pelas mais diversas empresas e organizações. Esta disciplina apresenta um conjunto de técnicas de análise econômica para auxiliá-lo na tomada de decisão sobre preços e gastos de capital, previsão de demanda, análise de custos e níveis de produção. Essas decisões devem considerar as condições do ambiente econômico e de mercado, reações dos concorrentes,  limitações políticas, legais e regulamentares, bem como limitações internas – principalmente ligadas aos processos operacionais e gestão de pessoas –, estabelecendo pontes com outras disciplinas do curso.

 

Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas

Introdução aos principais temas de Comportamento Organizacional, motivação, liderança, cultura organizacional, poder e comunicação, papéis na gestão de recursos humanos, relações de trabalho, remuneração, atração, seleção e desenvolvimento. Esta disciplina tem por objetivo capacitar os alunos para um gerenciamento e liderança eficaz de indivíduos, áreas e projetos, bem como auxiliar na reflexão e no aprimoramento dos próprios comportamentos na interação com subordinados, pares e superiores hierárquicos.

Contabilidade para Análise de Negócios

A matéria contábil merece destaque, em função de uma maior demanda por transparência das empresas de capital fechado e aberto, por parte dos mercados financeiros e de capitais. Entender o ambiente contábil das organizações nas quais trabalhamos e com as quais queremos fazer negócios é vital para mensurarmos o retorno econômico dessas organizações, bem como entendermos o grau de risco ao qual estamos expostos dentro do contexto da análise dos seus demonstrativos financeiros.

Ambiente Econômico Global

O dirigente empresarial de hoje não pode ignorar o ambiente econômico em que a organização está inserida. Esta disciplina desenvolve a capacidade analítica necessária para orientar as decisões gerenciais, permitindo que se administre a interação da empresa com seu ambiente, tanto doméstico quanto internacional. O estudo das relações macroeconômicas relevantes no âmbito nacional – incluindo tópicos como política governamental, déficit público, estabilização e crescimento econômico, taxa de juros, câmbio e inflação – é seguido pela análise dos efeitos da competição internacional e da globalização da atividade econômica, abordando temas como comércio internacional e investimento, fluxo internacional de capitais, mercados financeiros internacionais e determinação de taxas de juros.

Gestão de Operações de Manufatura e Serviços

Tanto em empresas de manufatura como de serviços, a função de operações tem sido reconhecida como uma importantíssima alavanca competitiva, exigindo, para tanto, que seja abordada a partir de uma perspectiva estratégica e sistêmica que considere as contingências dos mercados focados e o posicionamento na cadeia produtiva. Você compreenderá os fundamentos estratégicos de operações e aprenderá a tomar decisões relativas às diversas áreas de gestão de operações, tais como o projeto do produto, processos de produção, gestão da qualidade, gestão da capacidade produtiva, planejamento e controle da produção e operações, bem como a gestão da cadeia de suprimentos.

Gestão de Marketing

O papel do Marketing para a empresa precisa ser compreendido em termos de ações, decisões e interações com outras áreas da organização, em um contexto de gerência geral. A partir desta disciplina, você se capacita a participar do desenvolvimento de estratégias e ações de Marketing que levem a um diferencial competitivo e ao alcance das metas empresariais.
Você aprende também a controlar os elementos do marketing mix, incluindo a política de produto, canais de distribuição, comunicação e formação de preço, para atender às necessidades dos clientes de forma rentável. O curso aborda, ainda, o uso inteligente de informações de mercado, o gerenciamento do relacionamento com o consumidor, comunicação integrada e a implementação e controle de ações de Marketing.

Finanças Corporativas

Esta disciplina aprofunda aspectos da gestão financeira voltados à estruturação de operações e gestão dos resultados. A captação de recursos (dívida e ações) é tratada de forma prática, bem como a dinâmica de governança corporativa que facilita seu acesso a esses mercados.

Mercados Financeiros e de Capitais

A execução de estratégias bem-sucedidas demanda um relacionamento adequado com o mercado financeiro e de capitais, no sentido de suprir as necessidades de capital para investimentos das companhias e dos bancos. O objetivo desta disciplina é apresentar os instrumentos e oportunidades de captação de recursos de médio e longo prazo para financiar as mais diversas utilizações de capital das empresas e dos bancos e também analisar quais as exigências para que as empresas e os bancos possam captar esses recursos. Além dos itens descritos acima, serão aprofundadas as análises em relação a quais instrumentos e estratégias são mais adequados para cada necessidade de captação de recursos.

 

Habilidades de Liderança

Esta disciplina se desenvolve por meio de atividades presenciais paralelas a partir dos grupos de Business Game e atividades a distância.
Esta disciplina irá contribuir na preparação para o exercício da liderança de forma mais efetiva, abordando as dimensões do indivíduo, do grupo e da organização. No âmbito individual são abordados temas como auto percepção, motivação, habilidades de comunicação e aprendizagem. No âmbito da atuação em equipes e áreas, você aprenderá sobre o funcionamento dos grupos, a desenhar processos eficazes de comunicação e a estabelecer uma liderança adequada em relação às pessoas, tarefas e estrutura sob sua responsabilidade.

Projeto Aplicado

Como a característica pedagógica de nossos programas é o aprendizado centrado no aluno, por meio da utilização de estudos de casos, para efeitos de certificação cada participante irá desenvolver um caso sobre um problema de negócio enfrentado por uma empresa ou uma organização, ou ainda desenvolver o plano de negócio para o start-up de uma nova organização.

Nessa atividade o aluno deverá utilizar todas as técnicas e os conceitos desenvolvidos ao longo do programa. O projeto aplicado deverá ser desenvolvido individualmente.

Guy Cliquet do Amaral Filho – PhD em Comportamento Organizacional pela Tulane University (New Orleans) e Mestre em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da USP. Graduou-se no ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Além de docente, possui 25 anos de experiência profissional em empresas como Twill, American Tool Companies, Synchro e Braskem, onde atuou em posições de gerência sênior. Sua experiência em Gestão de Projetos inclui iniciativas na área de Sistemas de Gestão, Automação, Manufatura, Desenvolvimento de Software e Ensino.