A Certificação em Jornalismo de Dados e Automação tem uma abordagem inovadora e interdisciplinar ao trabalhar as principais competências exigidas no mercado de comunicação digital e que, em geral, não fazem parte da formação de comunicadores. Profissionais capazes de analisar bases de dados e a partir delas extrair informações, pautas e insights são cada vez mais valorizados em redações e agências de comunicação e o objetivo do programa é desenvolver as habilidades para atender tais demandas.
Ao longo de três trimestres, os alunos terão contato com disciplinas focadas em mineração e análise de dados, machine learning e algoritmos de automação. Não é necessário ter conhecimento prévio em programação. Todos terão a oportunidade de começar o programa no mesmo nível e aproveitar ao máximo as aulas.
O corpo docente é formado por profissionais reconhecidos e premiados: programadores, jornalistas, cientistas de dados e designers que são referências em suas áreas, no mercado e na academia. Ao longo do programa, os alunos vão criar produtos digitais sob orientação dos professores que servirão como portfólio para alavancar suas carreiras em redações, empresas de mídia, empresas de tecnologia, indústria criativa ou outros setores.
A Certificação em Jornalismo de Dados e Automação é voltada para profissionais em diferentes momentos de carreira: dos recém-formados que buscam investir em uma área em expansão aos comunicadores em meio de carreira que desejam se reposicionar no mercado.
A certificação foi estruturada para que o aluno tenha condições de conciliar a participação no programa com a rotina profissional. A programação inclui aulas síncronas e atividades assíncronas complementares que incluem um projeto final que deve ser desenvolvido nas semanas finais do curso.
É importante relembrar que não é necessário ter experiência prévia com programação ou dados para fazer parte do programa.
Ao todo, a Certificação em Jornalismo de Dados e Automação tem uma carga horária de 260 horas, divididas em aulas síncronas, atividades de laboratório e o desenvolvimento do projeto final sob orientação dos professores.
Veja abaixo a programação das disciplinas por trimestre.
Análise exploratória de dados I: Estatística descritiva (30h)
Investigações guiadas por dados (30h)
Fundamentos e ética do jornalismo de dados (30h)
Pensamento Computacional (30h)
Análise exploratória de dados II: Estatística inferencial e Pandas (30h)
Dados de redes, imagens e texto (30h)
Algoritmos de automação (30h)
Machine learning para jornalismo (30h)
Projeto final (20h)
Natália Mazotte é coordenadora do Programa Avançado de Jornalismo, professora e consultora especializada em dados e tecnologia. Foi research scholar de Stanford em 2019, com a bolsa John S. Knight de Jornalismo. Antes de ingressar no Insper, foi diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, onde liderou projetos premiados de inovação cívica e capacitação em uso de dados para impacto social. Co-fundou a Escola de Dados e a Gênero e Número, startup de jornalismo de dados com foco em gênero, e criou a conferência brasileira de jornalismo de dados e métodos digitais (Coda.Br). Como professora, deu aulas no MBA Web Intelligence da COPPE/UFRJ, na Escola de Comunicação da PUC-RS e em cursos massivos do Centro Knight, da Universidade do Texas. É bacharel em Direito pela UFF, mestre em Comunicação pela UFRJ e tem pós-graduação em Estratégia Digital pela Pompeu Fabra (Espanha).
Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores
O candidato pode apontar se deseja ou não participar de processo de concessão de bolsas de estudo, que podem ser concedidas nas modalidades parcial ou integral.
Caso o candidato opte por concorrer à bolsa, deve enviar uma carta de intenção explicando como o curso vai alavancar a sua carreira, até o término das inscrições no processo seletivo.
O Insper analisa a aderência do perfil do candidato ao perfil desejado para concessão de bolsa, tendo como base os seguintes aspectos:
Esta análise tem como base, além dos dados preenchidos pelos candidatos, a avaliação dos dados adicionais enviados:
Associados da Abraji, ANER, ANJ, Ajor e Abracom podem obter desconto de 15% em cursos de Educação Executiva e especializações do Programa de Jornalismo e Comunicação da escola. Para solicitar o benefício, basta informar na matrícula a qual organização você ou o veículo em que você atua está associado.
Quero fazer o curso, mas não sei programar. Posso me inscrever?
Posso fazer apenas uma certificação?
Quanto tempo posso aguardar para concluir a segunda certificação e receber o diploma de pós-graduação?
Não conseguirei cursar a Certificação em Jornalismo de Dados e Automação agora. Ela será oferecida novamente?
Há bolsas de estudo disponíveis?
Qual é o valor do Master e das Certificações?
Como o corpo docente foi selecionado?
Quanto tempo de dedicação o curso vai exigir?
De que maneira as aulas vão ser oferecidas?
Como será o processo seletivo?
Como será a avaliação do Master?