Home/Pós-Graduação/Direito/Disciplinas Especiais Certificadas/Financiamento da Atividade Empresarial via Mercado de Capitais

Financiamento da Atividade Empresarial via Mercado de Capitais

Disciplina Especial Certificada | Insper

Descrever os instrumentos disponíveis para a captação de recursos, pelas empresas, por meio do mercado de capitais, fornecendo critérios para a escolha da alternativa com base em condições, prazos, formalidades, custos regulatórios e reflexos tributários.

Examinar contratos de investimento coletivo em diversos modelos de negócio; Conhecer os valores mobiliários em espécie e suas peculiaridades; Descrever o procedimento de ofertas públicas de distribuição de valores mobiliários; Explicar o regime jurídico dos fundos de investimento; Analisar operações de financiamento por meio de fundos estruturados; Descrever operações de securitização; Contrastar alternativas de financiamento de empreendimentos imobiliários e do agronegócio; Contrastar alternativas de financiamento do agronegócio; Analisar instrumentos de financiamento baseados em novas tecnologias (crowdfunding e criptoativos).

Advogados e profissionais que atuam há pelo menos 1 ano com a temática do curso escolhido (no caso dos cursos de direito) ou profissionais que estejam interessados em aperfeiçoar a sua capacidade analítica e visão estratégica sobre questões jurídico-empresariais (no caso dos cursos não-jurídicos, como economia, contabilidade, finanças, negociação estratégica, comunicação empresarial etc.).

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

• RG e CPF ou CNH
  • Plano de Pagamento
  • Carta de Responsabilidade Financeira (caso o pagamento seja feito pela sua organização)
  • Diploma de Graduação

Ler e assinar os documentos acima

Anexar aqui

A apresentação incompleta dos documentos impede a realização da matrícula. Se tiver alguma pendência ou inconsistência na documentação, entraremos em contato pelo telefone ou e-mail para orientar sobre o reenvio dos documentos.

Conteúdo Programático

• Valores mobiliários: conceito e competência da Comissão de Valores Mobiliários. Contratos de investimento coletivo.
  • Valores mobiliários em espécie. Debêntures. Commercial Papers. Ações. Direitos de subscrição.
  • Ofertas públicas de distribuição: procedimento ordinário e procedimentos especiais.
  • Fundos de investimento: visão geral.
  • Fundos de investimento estruturado.
  • Operações de securitização e fundos de investimento em direitos creditórios.
  • Financiamento de operações imobiliárias – CRI, LCI, FII e Condo-hotéis.
  • Financiamento do agronegócio – CRA e LCA.
  • Crowdfunding. Emissões de criptoativos.

Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

A definir

Vagas limitadas. O início das aulas ocorrerá no modelo remoto, voltando a ser presencial a partir do trimestre posterior à liberação das autoridades de saúde.

R$4.000,00 (boleto à vista ou até 10x no cartão de crédito)