Home/Pós-Graduação/Certificates/Pós-graduação em Marketing

Pós-graduação em Marketing

Certificate in Marketing Management – CMM

A área de Marketing está sempre presente nas esferas mais estratégicas dentro das organizações, responsabilizando-se por atividades fundamentais como antecipar tendências no mercado de consumo B2B, B2C e B2B2C, definir posicionamento de marca, desenvolver diferenciais competitivos, garantir a criação de valor e demais temas-chave para uma gestão moderna e eficiente. Por isso, nosso programa de pós-graduação lato sensu em Marketing, revisado em 2019, exercita a análise e a aplicação de conceitos no dia a dia das empresas, aliando o conhecimento aprofundado nas principais competências de marketing a questões estratégicas para o negócio.

Dividido em três pilares: Marketing Analítico, Estratégico e Tático, o Certificate in Marketing Management (CMM) capacita o profissional em início de carreira a assumir posições de gestão em marketing aprimorando competências fundamentais. Técnicas atuais como a análise da jornada do consumidor, a multicanalidade, a criação de valor e a inovação atrelada ao marketing foram adicionadas e têm suas aplicações práticas, amplamente exploradas, discutidas e exercitadas.

Ao longo do curso, o aluno é preparado e desafiado a propor soluções na gestão mercadológica; desenvolver conhecimento em produtos, serviços e políticas de precificação; se relacionar com o cliente e, no final, participar de um business game de marketing onde coloca em prática todos os conceitos aprendidos, simulando os desafios reais encontrados nos mercados mais competitivos.

Temas como comunicação integrada e planejamento da estratégia de negócios também são abordados para refinar a especialização em gestão de marketing e garantir a construção de um sólido repertório de técnicas e competências.

Objetivos do programa

  • Analisar o ambiente de marketing como insumo ao planejamento;
  • Propor metas de marketing que atendam à estratégia corporativa;
  • Estruturar processos para acesso de informações sobre o mercado;
  • Coordenar ações de criação, desenvolvimento, manutenção e avaliação de produtos e serviços, assim como dos outros componentes do composto mercadológico (relacionamento com o cliente, políticas de precificação e estratégias de distribuição).

A quem se destina

Nossa pós-graduação em Marketing é voltada a profissionais em início de carreira com comprovado conhecimento funcional da área de marketing e demais áreas correlatas de empresas de médio e grande porte que buscam adquirir o preparo necessário para propor soluções na gestão mercadológica; aprimorar competências em finanças, estratégia e gestão de negócios; desenvolver habilidades para uma atuação mais consistente em estratégias organizacionais e acelerar sua carreira por meio do desenvolvimento de competências gerenciais. Leitura fluente em inglês e raciocínio lógico são requisitos considerados no processo seletivo.

Por que fazer pós em Marketing no Insper?

  • Nosso curso prepara o profissional para a análise do mercado e proposição de soluções, abordando desde fundamentos em marketing, como pesquisa de marketing e comportamento do cliente, até o desdobramento do composto mercadológico (marketing mix). Para tanto, são explorados temas como comunicação integrada, criação de valor com produtos e serviços, inovação e planejamento da estratégia de negócio;
  • O corpo docente é composto por profissionais com ampla experiência de mercado e as mais atualizadas técnicas de ensino-aprendizagem;
  • A diversidade de conhecimentos e backgrounds dos alunos aprovados em nosso processo seletivo enriquece os debates em sala de aula;
  • Nossos alunos são constantemente estimulados a dividir suas experiências e habilidades, aproximando a realidade do seu dia a dia ao conteúdo dado em sala de aula e aprimorando, assim, a capacidade de identificar questões críticas do negócio com posicionamento e argumentos lógicos;
  • Biblioteca digital: Para tornar a sua experiência de aprendizagem ainda melhor, disponibilizamos mais de 8.000 e-books, incluindo alguns títulos da bibliografia básica dos cursos de pós-graduação lato sensu. O acervo também está disponível pelo APP Bookshelf para IOS e Android. Com o aplicativo, você poderá fazer download de qualquer um dos títulos e ler enquanto estiver off-line.

MARKETING ANALÍTICO

Métricas de Marketing

Esta disciplina se propõe a desenvolver no aluno a capacidade de compor e monitorar o cenário competitivo de marketing a partir de fontes internas ou externas de dados secundários, analisados a partir de métricas que possibilitem, por meio de indicadores objetivos, a identificação de problemas, ameaças e oportunidades, orientando e suportando o processo decisório de marketing.

Administração Financeira de Marketing

Desenvolve no aluno a capacidade de entender, calcular e interpretar dados e indicadores, contábeis e financeiros (como margem de contribuição, ponto de equilíbrio de vendas, entre outros), de forma a utiliza-los como informação de suporte ao processo de tomada de decisões gerenciais, tais como investimentos em marketing, lançamento de novos produtos, etc.

 

O Cliente e o Mercado I

Propõe a desenvolver no aluno a capacidade de planejar, realizar e analisar pesquisas de mercado ajustadas às necessidades da empresa, gerando fundamentação adequada ao processo de tomada de decisões de marketing.

O Cliente e o Mercado II

Capacita o aluno a identificar e aplicar técnicas estatísticas mais adequadas para analisar dados primários ou secundários, bem como interpretar e utilizar os resultados como suporte ao processo de tomada de decisões de marketing.

MARKETING TÁTICO

Criando Valor com Produtos e Serviços

Tem como objetivo desenvolver a capacidade para o planejamento, monitoramento e controle da estratégia de produtos e serviços que atendam a estratégia da organização, por meio de conceitos, técnicas e ferramentas da gestão como: gestão de portfólio, ciclo de vida, desenvolvimento de novos produtos, diferenciação, posicionamento, marca, embalagem e marketing de serviços. Em função do Data Science, cada vez mais as simulações de cenários e projeções quanto ao desempenho de produtos e serviços ganham espaço, a partir da utilização de distintas ferramentas de Marketing Digital, como Analytics, Redes Sociais e digitalização, instantaneidade da análise do comportamento do shopper.

Gestão Estratégica de Preços

Esta disciplina tem como objetivo capacitar o aluno a elaborar uma estratégia de precificação do portfólio de produtos e serviços alinhados à estratégia mercadológica e organizacional, considerando aspectos internos (custeio, análise marginal, operação e objetivos empresariais) e externos (comportamento do consumidor, curvas de demanda, comportamento da concorrência, mercado e ciclo de vida). Prepara o aluno para elaborar um plano de recomendação em estratégia de preços-base, ajustes promocionais para o consumidor e nos mercados empresariais (impostos, função dos canais de distribuição e aspectos geográficos).

Canais de Marketing e Distribuição

Habilita o aluno para a coordenação estratégica dos canais de marketing e distribuição como meio para atingir os objetivos das CIAs, utilizando processos como a seleção estratégica de canais, influência dos canais na construção estratégica dos demais Ps, tendências da gestão de canais, a inter-relação entre canais físicos e eletrônicos, gerenciamento de categorias, trade marketing e redes colaborativas.

Comunicação Integrada e Omnichannel Marketing

Apresenta a comunicação como um recurso de geração de valor para a marca, aplicando em primeiro nível ferramentas tais como propaganda, publicidade, promoções, mídias digitais, endomarketing e vendas pessoais para atingir o propósito de construção de valor. Tudo planejado em função dos objetivos da organização, o público-alvo e a disponibilidade de recursos.

Tópicos Avançados em Marketing

Nesta disciplina o aluno conhece várias tendências e soluções em marketing e suas aplicações práticas, permitindo que possa selecionar opções adequadas às necessidades do negócio. Desenvolve habilidades na gestão do relacionamento com o cliente, por meio da oferta de produtos e serviços que satisfaçam e atendam suas expectativas, visando ampliar sua fidelidade. Temas como Valor Cliente e soluções de marketing específicas para a Indústria de Serviços são abordados e desenvolvidos, construindo assim uma visão integrada e avançada das ferramentas e tendências atuais.

MARKETING ESTRATÉGICO

Ambiente de Marketing

O objetivo dessa disciplina é desenvolver no aluno a capacidade para propor um planejamento de marketing alinhado às necessidades estratégicas, assim como controlar e executar ações mercadológicas (derivadas desse planejamento) que façam parte de metas corporativa e respectiva, planos de negócios funcionais (áreas de marketing, vendas, distribuição e finanças).

Comportamento e Jornada do Cliente

Esta disciplina aborda fundamentalmente o processo de decisão de compra junto a clientes tais como consumidores (B2B) ou empresas (B2C), explorando a forma sobre como determinantes individuais, mapas mentais e influências externas interferem no seu comportamento e na sua decisão. Aborda também o processo de análise da Jornada do Cliente, mapeando os pontos de contato com as empresas e suas oportunidades de melhoria, além da mensuração da sua relação com a efetiva lealdade dos clientes.

Marketing Game

O aluno desenvolve uma visão consolidada do programa, simulando decisões de gestão do plano mercadológico. Vivenciará todo o ciclo de vida de uma indústria, implementando estratégias em um contexto competitivo e dinâmico e consolidando relações de causa e efeito entre sua tomada de decisão tática, seu plano estratégico e seus indicadores de desempenho.

Trabalho de Conclusão de Curso 1

O aluno elabora uma proposta de tema para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A atividade é uma monografia individual, sem apresentação de banca nem demanda presencial, e deve conter uma proposta de negócio ou uma segmentação de mercado.

Trabalho de Conclusão de Curso 2

O aluno elabora e entrega uma versão definitiva do Trabalho de Conclusão de Curso (à distância). Um planejamento detalhado e uma estrutura de suporte avançada (docentes orientadores exclusivos da disciplina para auxílio e um ambiente de sistema orientado para a documentação do processo e revisões dos docentes) facilita ao aluno a conclusão da atividade com qualidade e dentro do prazo.

Guy Cliquet do Amaral Filho – PhD em Comportamento Organizacional pela Tulane University (New Orleans) e Mestre em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da USP. Graduou-se no ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Além de docente, possui 25 anos de experiência profissional em empresas como Twill, American Tool Companies, Synchro e Braskem, onde atuou em posições de gerência sênior. Sua experiência em Gestão de Projetos inclui iniciativas na área de Sistemas de Gestão, Automação, Manufatura, Desenvolvimento de Software e Ensino.

 

Perfil de Aluno | CMM