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Certificate in Marketing Management – CMM

Pós-graduação em Marketing

Nos últimos anos, a área de marketing alcançou esferas mais estratégicas dentro das organizações. Por isso, nosso programa de pós-graduação lato sensu em Marketing foca a análise a aplicação de conceitos no dia a dia das empresas, aliando o conhecimento aprofundado nas principais áreas de marketing a questões estratégicas para o negócio.

Dividido em três pilares – Fundamentos de Marketing, Marketing Mix e Gestão para Resultados –, o Certificate in Marketing Management (CMM) – Pós graduação em marketing capacita o profissional em início de carreira para assumir posições de gestão em marketing e também aprimora competências fundamentais nas áreas de finanças, estratégia e gestão de negócios.

Ao longo do curso, o aluno é preparado para propor soluções na gestão mercadológica; desenvolve conhecimento em produtos, serviços e políticas de precificação; aprende a se relacionar com o cliente e, no final, participa de um laboratório de marketing onde coloca em prática todos os conceitos aprendidos.

Temas como inovação, comunicação integrada e planejamento da estratégia de negócio também são abordados para refinar a especialização em gestão de marketing.

Objetivos do programa

  • Analisar o ambiente de marketing como insumo ao planejamento;
  • Propor metas de marketing que atendam à estratégia corporativa;
  • Estruturar processos para acesso de informações sobre o mercado;
  • Coordenar ações de criação, desenvolvimento, manutenção e avaliação de produtos e serviços, assim como dos outros componentes do composto mercadológico (relacionamento com o cliente, políticas de precificação e estratégias de distribuição).

A quem se destina

Nossa pós-graduação em Marketing é voltada a profissionais em início de carreira com comprovado conhecimento funcional da área de marketing e demais áreas correlatas de empresas de médio e grande porte que buscam adquirir o preparo necessário para propor soluções na gestão mercadológica; aprimorar competências em finanças, estratégia e gestão de negócios; desenvolver habilidades para uma atuação mais consistente em estratégias organizacionais e acelerar sua carreira por meio do desenvolvimento de competências gerenciais. Leitura fluente em inglês e raciocínio lógico são requisitos considerados no processo seletivo.

Por que fazer pós em Marketing no Insper?

  • Nosso curso prepara o profissional para a análise do mercado e proposição de soluções, abordando desde fundamentos em marketing, como pesquisa de marketing e comportamento do cliente, até o desdobramento do composto mercadológico (marketing mix). Para tanto, são explorados temas como comunicação integrada, criação de valor com produtos e serviços, inovação e planejamento da estratégia de negócio;
  • O corpo docente é composto por profissionais com ampla experiência de mercado e as mais atualizadas técnicas de ensino-aprendizagem;
  • A diversidade de conhecimentos e backgrounds dos alunos aprovados em nosso processo seletivo enriquece os debates em sala de aula;
  • Nossos alunos são constantemente estimulados a dividir suas experiências e habilidades, aproximando a realidade do seu dia a dia ao conteúdo dado em sala de aula e aprimorando, assim, a capacidade de identificar questões críticas do negócio com posicionamento e argumentos lógicos.

FUNDAMENTOS DE MARKETING

Planejamento Estratégico de Marketing

Esta disciplina tem o objetivo de desenvolver no aluno a capacidade para propor um planejamento de marketing alinhado com necessidades estratégicas, assim como controlar e executar ações mercadológicas (derivadas desse planejamento) que façam parte de metas corporativas e seus respectivos planos de negócio funcionais (áreas de marketing, vendas, distribuição e finanças).

 

Administração Financeira de Marketing

Desenvolve a capacidade de contribuição para as decisões gerenciais em marketing, aplicando instrumentos contábeis e financeiros, assim como a capacidade de análise crítica dos resultados. Fazem parte das situações abordadas o suporte às decisões ligadas aos investimentos em marketing, o lançamento de novos produtos, análises de margem de contribuição e de pontos de equilíbrio de venda.

 

O Cliente e o Mercado I

O objetivo desta disciplina é desenvolver no aluno a capacidade para realizar e analisar pesquisas de mercado ajustadas às necessidades da empresa (suporte aos processos de tomada de decisão e desenvolvimento da estratégia mercadológica), identificando o tipo apropriado de pesquisa para o problema de negócio em questão e conhecendo técnicas quantitativas e qualitativas envolvidas. Este é o primeiro dos dois trimestres da disciplina.

Comportamento do Cliente

Capacita o aluno a planejar, monitorar e controlar o relacionamento e as demandas dos clientes, buscando sua fidelização. O comportamento do consumidor será analisado por meio do seu processo de compra e decisão e de suas características (individuais, sociais e situacionais), aplicando técnicas de segmentação e comunicação. Serão abordados como clientes tanto consumidores finais (Business to Consumer – B2C) como empresas (Business to Business – B2B).

Marketing Mix

O Cliente e o Mercado II

Esta disciplina desenvolve no aluno a capacidade para realizar e analisar pesquisa de mercado ajustada às necessidades da empresa (suporte aos processos de tomada de decisão e desenvolvimento da estratégia mercadológica), identificando o tipo apropriado de pesquisa para o problema de negócio em questão e conhecendo técnicas quantitativas e qualitativas envolvidas. Este é o segundo dos dois trimestres da disciplina.

Criando Valor com Produtos e Serviços

Desenvolve a capacidade para o planejamento, monitoração e controle da estratégia de produtos e serviços que atendam à estratégia da organização. Emprega conceitos e ferramentas da gestão de produtos e de serviços, como gestão de portifólio, ciclo de vida, desenvolvimento de novos produtos, diferenciação, posicionamento, marca, embalagem e marketing de serviços.

Eficácia e Eficiência nos Canais de Marketing e Distribuição

Capacita o aluno para a coordenação dos canais de distribuição (desde a origem até o consumidor final), utilizando processos como a seleção estratégica de canais de distribuição e o relacionamento com os membros dos canais. O aluno tomará conhecimento de conceitos, ferramentas e tendências da gestão de canais, abordando aspectos como distribuição física e eletrônica, gerenciamento de categorias, trade marketing e redes colaborativas.

Maximizando Retorno e Imagem Através de Precificação

O escopo desta disciplina é capacitar o aluno a elaborar propostas para ações de precificação alinhadas à estratégia mercadológica, considerando aspectos internos (custeio, análise marginal, operação e objetivos empresariais) e externos (comportamento do consumidor, curvas de demanda, comportamento da concorrência, mercado e ciclo de vida). Inclui recomendações para estratégias de preços-base, ajustes promocionais para o consumidor e ajustes nos mercados empresariais (impostos, função dos canais de distribuição e aspectos geográficos).

Gestão Para Resultados

Medição de Resultados em Marketing

Desenvolve no aluno a capacidade de selecionar métricas de desempenho adequadas para a gestão de desempenho organizacional do ponto de vista de Marketing. Serão utilizados casos relativos a uma gama de segmentos ilustrativa para a aplicação abrangente de métricas na área, permitindo ao aluno uma visão abrangente das necessidades e restrições de sua aplicação.

Comunicação Integrada em Marketing

Capacita o aluno a propor planos de comunicação de marketing para produtos ou serviços, alinhados à estratégia organizacional. Posteriormente, conduz a execução e o controle deste plano, em que pode aplicar princípios de gestão por resultados. São considerados novos paradigmas da comunicação, ligados a aspectos sociais, éticos e sustentabilidade, assim como o emprego da Internet (redes sociais, blogs e marketing viral).

 

Tópicos Avançados em Marketing

  • Marketing Digital: a área de mídias digitais oferece um sem-número de alternativas inéditas para as empresas dentro do Marketing. Por meio desta disciplina, o aluno conhecerá várias soluções em mídias digitais e suas aplicações práticas, permitindo que possa selecionar opções adequadas às necessidades do negócio.
  • Marketing de Relacionamento: a gestão do relacionamento com o cliente (CRM – Customer Relationship Management) parte do fato de que o relacionamento com clientes visando sua manutenção apresenta custo inferior à captação de novos clientes equivalentes. Esta disciplina possui como objetivo desenvolver habilidades na gestão do relacionamento com o cliente, por meio da oferta de produtos e serviços que satisfaçam e atendam suas expectativas para obter fidelidade.

Laboratório de Marketing

O aluno desenvolverá uma visão consolidada do programa CMM, simulando decisões de gestão do plano mercadológico. Também vivenciará todo o ciclo de vida de uma indústria, implementando estratégias em um contexto competitivo e dinâmico e consolidando relações de causa e efeito entre sua tomada de decisão tática, seu plano estratégico e seus indicadores de desempenho.

Trabalho de Conclusão de Curso 1

O aluno elabora uma proposta de tema para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A atividade é uma monografia individual, sem apresentação de banca nem demanda presencial, e deve conter uma proposta de negócio ou uma segmentação de mercado.

 

Trabalho de Conclusão de Curso 2

O aluno elabora e entrega uma versão definitiva do Trabalho de Conclusão de Curso (à distância). Um planejamento detalhado e uma estrutura de suporte avançada (docentes orientadores exclusivos da disciplina para auxílio e um ambiente de sistema orientado para a documentação do processo e revisões dos docentes) facilita ao aluno a conclusão da atividade com qualidade e dentro do prazo.

Guy Cliquet do Amaral Filho – PhD em Comportamento Organizacional pela Tulane University (New Orleans) e Mestre em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da USP. Graduou-se no ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Além de docente, possui 25 anos de experiência profissional em empresas como Twill, American Tool Companies, Synchro e Braskem, onde atuou em posições de gerência sênior. Sua experiência em Gestão de Projetos inclui iniciativas na área de Sistemas de Gestão, Automação, Manufatura, Desenvolvimento de Software e Ensino.