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Certificate in Business and People Management – CBPM

Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Pessoas

Com abordagem única no mercado, nosso programa de pós-graduação em gestão de negócios e pós-graduação em gestão de pessoas – Certificate in Business and People Manegement (CBPM) – prepara o profissional em início de carreira para o desafio de liderar equipes multifuncionais com atuação integrada à gestão.

Para tanto, desenhamos a grade curricular com base em um modelo inovador. Nos trimestres iniciais, competências de gestão de negócios são abordadas para propiciar uma visão macro do ambiente corporativo. Em seguida, direcionamos o foco à gestão de pessoas orientada para resultados.

Nesta segunda etapa, aprimoramos competências como liderança, gestão de conflitos, comunicação e treinamento, assim como práticas de Recursos Humanos fundamentais para o alinhamento cultural e o desenvolvimento de todos os membros de uma equipe.

Um grande diferencial deste curso é o Teamwork Experience, que oferece uma abordagem integrada e paralela às disciplinas do programa, totalizando 18 horas adicionais à grade do curso. O objetivo é lapidar as atitudes e os comportamentos do profissional para o trabalho em equipe, independentemente da área em que atue, por meio de sessões de coaching em grupo.

Quem quiser ir além ainda pode obter dupla titulação em menos tempo e com investimento reduzido. Nossa grade integrada com os cursos de Certificate in Business Projects (CBP) e Certificate in Business Administration (CBA) permite que o aluno conclua outra especialização nas áreas de projetos de negócios ou administração cursando apenas o último semestre, e com desconto oferecido pela Comunidade Alumni.

Objetivos do programa

  • Visão multifuncional: desenvolver a capacidade de pensar e agir considerando a relação entre todos os processos de negócio e produtos da organização;
  • Resolução de problemas e pensamento analítico: aprimorar a habilidade de dar suporte à tomada de decisões frente aos problemas organizacionais propostos;
  • Orientação a resultados: atuar nos processos e projetos organizacionais para alcançar os resultados solicitados em sua área de forma duradoura;
  • Comunicação: dialogar com os diversos stakeholders organizacionais de forma convincente, confiante e persuasiva, apoiando-se em materiais que reforcem a mensagem e escolhendo linguagens adequadas ao público-alvo.
  • Habilidades interpessoais: aperfeiçoar habilidades para relacionamento interpessoal em contextos como: comunicar-se com terceiros, liderar uma pequena equipe e atuar para atingir os objetivos organizacionais estabelecidos para a equipe.
  • Trabalho em equipe: adquirir as competências necessárias para o trabalho em equipe desde o âmbito individual, ou seja, entendendo e potencializando seu papel na equipe, até o âmbito de coordenação, preparando e conduzindo a equipe para a execução de suas atividades.

A quem se destina

A profissionais em início de carreira que são ou planejam se tornar líderes de equipes organizacionais e se interessam em desenvolver competências relacionadas à gestão de pessoas. Leitura fluente em inglês e raciocínio lógico são requisitos considerados no processo seletivo.

Por que fazer pós-graduação em Gestão de Negócios e Pessoas no Insper?

  • Este programa é inovador e desenvolve a visão multifuncional de uma organização, utilizando-a a seguir como fundamento no aperfeiçoamento das competências relacionadas à gestão de pessoas e formação de equipes;
  • Sua grade possibilita obter em seis meses uma segunda titulação em Administração ou em Gestão de Projetos.
  • O Teamwork Experience faz uma abordagem paralela e integrada às disciplinas do curso, baseada na experimentação e no conhecimento de que a competência de trabalho em equipe (constituída de atitudes e comportamentos) é hoje muito valorizada no mercado de trabalho e tão necessária quanto as habilidades técnicas e cognitivas.

Módulo Fundamental

Administração Financeira

Desenvolve a capacidade de contribuição para as decisões gerenciais aplicando instrumentos contábeis e financeiros, assim como a capacidade de análise crítica dos resultados.

Habilidades Interpessoais em Organizações

Comunicação em negócios
Capacita na estruturação eficaz do processo de comunicação, desenvolvendo a habilidade de observação deste processo com um postura intencional e investigativa.

Negociação e resolução de conflitos
Selecionar e executar negociações adequadas ao impacto e relacionamento envolvidos em situações conflituosas.

Finanças Corporativas

Capacita o aluno na aplicação de ferramentas financeiras, baseadas na teoria de valor (englobando conceitos de risco e retorno), para suportar análises de impactos das decisões de investimento e financiamento, visando aperfeiçoar o valor das companhias.

Análise Econômica do Negócio

Capacita o aluno para a análise dos ambientes macroeconômico (taxas de juros, taxa de inflação, nível de atividade econômica, taxa cambial e taxa de desemprego) e microeconômico (comportamento do consumidor, comportamento da firma e teoria dos jogos), para auxílio na tomada de decisões gerenciais relacionadas a preços, investimentos, inteligência competitiva e projeções financeiras.

Módulo Estrutural

Fundamentos de Estratégia e Marketing

Capacita para a implantação de novas estratégias corporativas e de negócios, reconhecendo as competências nas quais se pretende construir a vantagem competitiva. Inclui a realização da análise de ambiente e concorrência, o suporte a decisões estratégicas, a colaboração ao ciclo de planejamento estratégico e a gestão de sua implantação.

Gestão das Operações

Prepara o aluno para definir, monitorar e controlar processos de negócio com suporte de indicadores-chave de desempenho (KPI). Também habilita para a análise de desafios típicos da gestão de operações seguindo tópicos de objetivos de desempenho, capacidade, qualidade, produtividade e logística. Apresenta um enfoque aplicado tanto para manufatura quanto para serviços.

Melhoria de Processos

Nesta disciplina, o aluno aprende a definir planos de ação para a melhoria dos processos de negócio com base em avaliações qualitativa e quantitativa do seu desempenho.

Liderança em Equipes

Prepara o aluno para identificar e aplicar habilidades comportamentais que desenvolvam a efetividade da equipe e sua liderança, considerando todos os níveis de dimensão do desempenho dentro da organização: individual (colaborador), interpessoal (relações) e organizacional (metas, estratégia, desempenho financeiro etc).

Módulo Específico

Habilidades para Gestão de Pessoas

Promover as habilidades necessárias para lidar e desenvolver comportamentos organizacionais de seus liderados, envolvendo aspectos como uso do poder, gestão de conflitos e comunicação.

Desenvolvendo Equipes Eficazes

Desenvolver habilidades de liderança focadas em resultados, envolvendo desde a preparação até a coordenação das atividades da missão da equipe.

Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas

Capacitar o profissional na realização de práticas alinhadas às políticas de recursos humanos da organização realizadas por meio dos subsistemas de Gestão de Pessoas: Atração, Recrutamento e Seleção, Desenvolvimento, Avaliação de Desempenho, Treinamento, Remuneração e Benefícios.

Estruturando a Equipe

Estabelecer processos de comunicação formais e informais entre a equipe e a organização que viabilizem o desempenho esperado pela organização. Entre os temas estão: redes sociais, equipes virtuais, estruturação de equipes para projetos e organização por processos.

Trabalho de Conclusão de Curso 1

O aluno elabora uma proposta de tema para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A atividade é uma monografia individual, sem apresentação de banca nem demanda presencial, e deve conter uma aplicação prática do programa.

 

Trabalho de Conclusão de Curso 2

O aluno elabora e entrega uma versão definitiva do Trabalho de Conclusão de Curso (à distância). Um planejamento detalhado e uma estrutura de suporte avançada (docentes orientadores exclusivos da disciplina para auxílio e um ambiente de sistema orientado para a documentação do processo e revisões dos docentes) facilita ao aluno a conclusão da atividade com qualidade e dentro do prazo.

Guy Cliquet do Amaral Filho – PhD em Comportamento Organizacional pela Tulane University (New Orleans) e Mestre em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da USP. Graduou-se no ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Além de docente, possui 25 anos de experiência profissional em empresas como Twill, American Tool Companies, Synchro e Braskem, onde atuou em posições de gerência sênior. Sua experiência em Gestão de Projetos inclui iniciativas na área de Sistemas de Gestão, Automação, Manufatura, Desenvolvimento de Software e Ensino.

 

Além dos objetivos gerais, o programa Certificate in Business and People Management possui os objetivos específicos abaixo. O Teamwork Experience é uma abordagem exclusiva do CBPM elaborada pelo Insper para ampliar este propósito.

  • Habilidades para Gestão de Pessoas: Promover as habilidades necessárias para desenvolver e lidar com os comportamentos organizacionais de seus liderados, envolvendo aspectos tais como uso do poder, gestão de conflitos e comunicação.
  • Desenvolvendo Equipes Eficazes: Desenvolver habilidades de liderança focadas em resultados, envolvendo desde a preparação até a coordenação das atividades da missão da equipe.
  • Estruturando a Equipe: Estabelecer processos de comunicação formais e informais entre a equipe e a organização que viabilizem o desempenho esperado pela organização. Entre os temas: redes sociais, equipes virtuais, a estruturação de equipes para projetos e a organização por processos.
  • Políticas e Práticas para Gestão de Pessoas: Capacitar o profissional na aplicação de políticas de recursos humanos da organização, tais como avaliação de desempenho, gestão da mudança, planos de carreira, desligamento e gestão do conhecimento.

A cada semestre, os alunos serão organizados em equipes fixas de até cinco pessoas, levando em conta a complementaridade de suas habilidades. Ao longo do semestre, são propostos trabalhos em equipe nas disciplinas. Após a entrega dos trabalhos, cada equipe realiza uma sessão de coaching conjunta, a qual fornecerá insights valiosos para que cada profissional reconheça e valorize seus pontos fortes, assim como trabalhe suas características que precisam ser melhoradas.

O corpo docente do CBPM é composto por renomados profissionais, que contam não só com uma ampla experiência de mercado, mas também com as mais atualizadas técnicas de ensino-aprendizagem.

A diversidade de conhecimentos e backgrounds dos alunos também compõe a riqueza do processo de aprendizagem no Insper. O aluno da pós em gestão de negócios e pessoas – CBPM é constantemente estimulado a dividir suas experiências e habilidades, aproximando a realidade do seu dia a dia ao conteúdo dado em sala de aula e aprimorando assim, sua habilidade de identificar questões críticas do negócio, com posicionamento e argumentos lógicos.

Coaching

O coaching é um processo de autoconhecimento e alcance de objetivos realizado através de uma parceria entre coach e performer para a evolução e desenvolvimento de determinadas áreas da sua vida pessoal e profissional.

O que é coaching de equipe?

No coaching de equipe, este processo de autoconhecimento e alcance de objetivos acontece com a parceria entre o coach e a equipe, tendo os temas coletivos como foco. O objetivo é o desenvolvimento conjunto da equipe, criando sinergia entre os envolvidos e potencializando o trabalho que a equipe desenvolve, seja num ambiente organizacional ou mesmo na Universidade.

Como serão as atividades do coaching de equipe?

coaching não é uma metodologia de ensino, e sim de aprendizado e autodesenvolvimento. Ou seja, o coach não ensina mas apoia e facilita o autodesenvolvimento dos indivíduos e da equipe.
Para tanto, cada equipe conta com o apoio do seu coach para se desenvolver, que a ajuda a encontrar soluções eficazes com seus próprios recursos. O coach traz questionamentos que levam a equipe à autorreflexão para que, em conjunto, descubra suas potencialidades e fragilidades, aprendendo a desenvolver-se e a produzir melhores resultados.

Para saber mais sobre o programa, participe do Encontro com a Coordenação.