Certificate in Business and People Management – CBPM

foto_certificates_18-09-13

Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Pessoas

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Este programa possibilita a Dupla Titulação. Saiba mais.

 

O CBPM – Certificate in Business and People Management – é um programa de Pós-Graduação lato sensu único no mercado brasileiro, direcionado a profissionais que se interessam pela área de negócios e gestão de pessoas. O curso desenvolve competências ligadas à liderança e capacidade de influenciar colaboradores (diretos ou parceiros) que atuem em pequenas equipes de forma alinhada aos objetivos estratégicos organizacionais.

Um dos diferenciais do curso é o Teamwork Experience, abordagem integrada e paralela às disciplinas do programa. O objetivo deste enfoque exclusivo do Insper é auxiliar o aluno a lapidar as atitudes e comportamentos para o trabalho em equipe, hoje tão valorizadas no mercado e tão necessárias quanto as competências técnicas e cognitivas. Nesta abordagem, o profissional atua em equipes fixas para trabalhos nas disciplinas. Tais equipes são orientadas externamente por coaches, que auxiliam os membros das equipes a refletir sobre seu desempenho e desenvolver suas competências.

Inscreva-se

Turmas de 2017

Carga horária*: 482 horas-aula
Início das aulas: 25 de abril de 2017
Dias das aulas: terças e quintas-feiras; alguns sábados a serem definidos
Horário das aulas: das 19h15 às 22h15; sábado das 9h às 12h e das 13h às 16h
Encerramento das matrículas**: 24 de abril de 2017

* O Teamwork Experience totaliza 18 horas adicionais ao longo do curso. ** Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas.  Para matricular-se é necessário passar por todas as etapas do processo seletivo. Vagas limitadas.

Manual do Candidato (Baixe em PDF)
Investimento para o programa

O programa, que beneficia profissionais de todas as áreas de uma empresa, foi desenhado com base em um modelo inovador que aborda inicialmente competências gerais administrativas para propiciar uma visão macro do ambiente corporativo. Então, a partir da visão de negócios desenvolvida, o programa direciona o foco às competências de gestão de pessoas, tais quais liderança de equipes, gestão de conflitos, uso da comunicação, treinamento e planejamento, bem como às práticas organizacionais de Recursos Humanos, importantes para o alinhamento cultural e o desenvolvimento dos membros de uma equipe.

Com 482 horas/aula, o programa tem duração de aproximadamente 18 meses e permite ao aluno a possibilidade de titulação adicional nos programas CBA – Certificate in Business Administration – e CBP – Certificate in Business Projects. Além da dedicação de 482 horas das disciplinas do programa, o aluno deve comprometer-se com os trabalhos em equipe propostos pelo Teamwork Experience, abordagem paralela e integrada ao CBPM que inclui 18 horas de sessões de coaching em equipe no Insper ao longo do curso.

Objetivos do Programa

O programa Certificate in Business and People Management compartilha com os programas Certificates CBP e CBA os seguintes objetivos gerais:

  • Resolução de Problemas: Resolver um problema utilizando o modelo racional, desde a caracterização do problema até sugestão da solução ao negócio.
  • Comunicação: Comunicar-se com os diversos stakeholders organizacionais de forma convincente, confiante e persuasiva, apoiando-se em materiais que reforcem a mensagem e escolhendo linguagens adequadas ao público-alvo.
  • Orientação a resultados: Atuar nos processos e projetos organizacionais para alcançar resultados solicitados pela organização de forma duradoura.
  • Visão Multifuncional: desenvolver a capacidade de pensar e agir, considerando a relação entre todos os processos de negócio e produtos da organização.
  • Trabalho em equipe: Adquirir as competências necessárias para o trabalho em equipe desde o âmbito individual, ou seja, entendendo e potencializando seu papel na equipe, até o âmbito de coordenação, preparando e conduzindo a equipe para a execução de suas atividades.

Além dos objetivos gerais, o programa Certificate in Business and People Management possui os objetivos específicos abaixo. O Teamwork Experience é uma abordagem exclusiva do CBPM elaborada pelo Insper para ampliar este propósito.

  • Habilidades para Gestão de Pessoas: Promover as habilidades necessárias para desenvolver e lidar com os comportamentos organizacionais de seus liderados, envolvendo aspectos tais como uso do poder, gestão de conflitos e comunicação.
  • Desenvolvendo Equipes Eficazes: Desenvolver habilidades de liderança focadas em resultados, envolvendo desde a preparação até a coordenação das atividades da missão da equipe.
  • Estruturando a Equipe: Estabelecer processos de comunicação formais e informais entre a equipe e a organização que viabilizem o desempenho esperado pela organização. Entre os temas: redes sociais, equipes virtuais, a estruturação de equipes para projetos e a organização por processos.
  • Políticas e Práticas para Gestão de Pessoas: Capacitar o profissional na aplicação de políticas de recursos humanos da organização, tais como avaliação de desempenho, gestão da mudança, planos de carreira, desligamento e gestão do conhecimento.

A quem se destina

O curso de pós em gestão de negócios e pessoas – CBPM é voltado aos profissionais com até três anos de experiência, que são ou planejam se tornar líderes de equipes organizacionais e se interessam em desenvolver competências em gestão de pessoas.

Por que fazer o curso em Gestão de Negócios e Pessoas (CBPM) no Insper?

A Gestão de Negócios e Pessoas é fator determinante para que gestores engajem e alinhem equipes a objetivos organizacionais. O Insper elaborou o programa de pós-graduação especificamente para atender ao desenvolvimento de gestores de equipes em início de carreira que enfrentam este desafio. Este programa inovador desenvolve primeiramente uma visão multifuncional de uma organização, utilizando-a a seguir como fundamento no aperfeiçoamento das competências relacionadas à gestão de pessoas e formação de equipes.

Entre os vários temas abordados, o curso de pós em gestão de negócios e pessoas – CBPM inicia com fundamentos da administração, tais como habilidades interpessoais, análises econômicas e financeiras, operações, marketing, e, por fim, se especializa em gestão de pessoas (vide estrutura curricular). Esta estrutura permite também a possibilidade de uma titulação adicional em Administração ou em Gestão de Projetos.

O Teamwork Experience é outro diferencial deste programa do Insper. A abordagem paralela e integrada às disciplinas do curso foi desenvolvida com base:

  • Na necessidade de que seja desenvolvida experiencialmente, dado que comportamentos e atitudes somente evoluem desta forma.
  • No conhecimento de que a competência de trabalho em equipe (constituída de atitudes e comportamentos) é hoje muito valorizada no mercado de trabalho e tão necessária quanto o são as competências técnicas e cognitivas.

A cada semestre, os alunos serão organizados em equipes fixas de até cinco pessoas, levando em conta a complementaridade de suas habilidades. Ao longo do semestre, são propostos trabalhos em equipe nas disciplinas. Após a entrega dos trabalhos, cada equipe realiza uma sessão de coaching conjunta, a qual fornecerá insights valiosos para que cada profissional reconheça e valorize seus pontos fortes, assim como trabalhe suas características que precisam ser melhoradas.

O corpo docente do CBPM é composto por renomados profissionais, que contam não só com uma ampla experiência de mercado, mas também com as mais atualizadas técnicas de ensino-aprendizagem.

A diversidade de conhecimentos e backgrounds dos alunos também compõe a riqueza do processo de aprendizagem no Insper. O aluno da pós em gestão de negócios e pessoas – CBPM é constantemente estimulado a dividir suas experiências e habilidades, aproximando a realidade do seu dia a dia ao conteúdo dado em sala de aula e aprimorando assim, sua habilidade de identificar questões críticas do negócio, com posicionamento e argumentos lógicos.

Coaching

O coaching é um processo de autoconhecimento e alcance de objetivos realizado através de uma parceria entre coach e performer para a evolução e desenvolvimento de determinadas áreas da sua vida pessoal e profissional.

O que é coaching de equipe?

No coaching de equipe, este processo de autoconhecimento e alcance de objetivos acontece com a parceria entre o coach e a equipe, tendo os temas coletivos como foco. O objetivo é o desenvolvimento conjunto da equipe, criando sinergia entre os envolvidos e potencializando o trabalho que a equipe desenvolve, seja num ambiente organizacional ou mesmo na Universidade.

Como serão as atividades do coaching de equipe?

O coaching não é uma metodologia de ensino, e sim de aprendizado e autodesenvolvimento. Ou seja, o coach não ensina mas apoia e facilita o autodesenvolvimento dos indivíduos e da equipe.

Para tanto, cada equipe conta com o apoio do seu coach para se desenvolver, que a ajuda a encontrar soluções eficazes com seus próprios recursos. O coach traz questionamentos que levam a equipe à autorreflexão para que, em conjunto, descubra suas potencialidades e fragilidades, aprendendo a desenvolver-se e a produzir melhores resultados.

Para saber mais sobre o programa, participe do Encontro com a Coordenação.

Fonte: Dados internos Insper – 2015.


Perfil do Docente
Fonte: Dados internos Insper – 2º semestre 2012.


  • Carreiras
    • Networking
    • Painel de Oportunidades Profissionais
    • Workshops/ Palestras/ Debates
  • Ensino e Gestão da Aprendizagem
    • Faz toda diferença aprender de verdade
  • Alumni
    • O que significa fazer parte da Comunidade Alumni Insper?

Carreiras

Networking

Você consegue pensar a vida hoje em dia sem as conexões sociais?

networking, na vida profissional, tem um papel ainda mais decisivo.

Crie, amplie e fortaleça sua rede de relacionamentos com os colegas da faculdade e do trabalho, professores e profissionais de diferentes áreas.

A troca constante permite que você avalie, crie possibilidades, reflita, se atualize e evolua sempre.

https://www.insper.edu.br/carreiras/relacionamento-com-empregadores/networking/

Carreiras

Painel de Oportunidades Profissionais

O Painel de Oportunidades Profissionais apresenta centenas de posições abertas por renomadas empresas em busca de  profissionais bem formados e nas mais diversas etapas de carreira. O painel facilita a aproximação entre o mercado de trabalho, Insper alunos e alumni (alunos graduados).

www.insper.edu.br/carreiras/painel-de-oportunidades/

Carreiras

Workshops/ Palestras/ Debates

São atividades que têm  como objetivo  aproximar os alumni (alunos graduados) e alunos de profissionais de  diversas áreas de atuação, ampliando a rede de relacionamento,  e atualizá-los em relação a tendências e demandas de mercado de trabalho, melhores práticas em gestão, aprimoramento de competências e visão empreendedora. www.insper.edu.br/carreiras/servicos-pos-graduacao/

Ensino e Gestão da Aprendizagem

Faz toda diferença aprender de verdade

Os objetivos de aprendizagem dos programas de ensino norteiam os esforços de sala de aula. Os docentes têm o desafio de coordenar a experiência de aprendizagem dos alunos alinhada aos objetivos dos cursos apoiados em iniciativas pedagógicas por meio das quais é possível acompanhar a evolução de seus alunos. Destaca-se nesse processo a demanda por uma participação ativa dos alunos ao longo dos cursos, dentro e fora da sala de aula.

Alumni

O que significa fazer parte da Comunidade Alumni Insper?

Significa integrar uma rede composta por pessoas que visam o contínuo desenvolvimento profissional que estimulam networking, que inovam e promovem reencontros e discussões com os demais Alumni e que se mantém conectados ao Insper aproveitando o que sua escola tem para lhes oferecer.

Quer saber mais ? Acesse: www.insper.edu.br/alumni/

voltar

Dupla titulação

Faça duas pós-graduações em menos tempo e com desconto.Conheça os programas.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco