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Certificate in Business Administration – CBA

Pós-graduação em Administração

Nenhum negócio é bem-sucedido se não tiver uma boa gestão. Por isso, oferecemos o Certificate in Business Administration (CBA), curso de pós-graduação lato sensu voltado a profissionais que precisam se preparar para gerir negócios em empresas de médio e grande porte.

Diferentemente dos outros Certificates, que focam uma determinada especialidade, nossa pós-graduação em Administração tem um caráter mais abrangente. O objetivo é preparar o profissional que está em início de carreira para entender como é a administração de uma empresa e dar o devido suporte à tomada de decisões.

Para tanto, utilizamos conceitos e ferramentas que desenvolvem no aluno o pensamento analítico para a resolução de problemas, a visão integrada de negócios, a capacidade de se comunicar de maneira assertiva e de liderar uma pequena equipe, entre outras habilidades orientadas para resultados.

Outra vantagem é a possibilidade de obter dupla titulação em menos tempo e com investimento reduzido. Nossa grade integrada com os cursos de Certificate in Business Projects (CBP) e Certificate in Business and People Management (CBPM) permite que o aluno conclua outra especialização nas áreas de projetos de negócios ou gestão de pessoas e negócios cursando apenas o último semestre, e com desconto oferecido pela Comunidade Alumni.

Objetivos do Programa

  • Visão multifuncional: desenvolver a capacidade de pensar e agir considerando a relação entre todos os processos de negócio e produtos da organização;
  • Resolução de problemas e pensamento analítico: aprimorar a habilidade de dar suporte à tomada de decisões frente aos problemas organizacionais propostos;
  • Orientação a resultados: atuar nos processos e projetos organizacionais para alcançar os resultados solicitados em sua área de forma duradoura;
  • Habilidades interpessoais: aperfeiçoar habilidades para relacionamento interpessoal em contextos como: comunicar-se com terceiros, liderar uma pequena equipe e atuar para atingir os objetivos organizacionais estabelecidos para a equipe.

A quem se destina

Nosso curso de pós-graduação em Administração é voltado a profissionais em início de carreira com comprovado conhecimento funcional das diversas áreas que compõem empresas de médio e grande porte e que buscam o preparo necessário para gerir processos organizacionais e liderar pequenas equipes. Leitura fluente em inglês e raciocínio lógico são requisitos considerados no processo seletivo.

Por que fazer pós em Administração no Insper?

  • Nosso curso aborda questões fundamentais da administração, tais como habilidades interpessoais, análises econômicas e financeiras. Esta estrutura é resultado de pesquisas que realizamos com alunos e ex-alunos, gestores e profissionais de Recursos Humanos que atuam em diversos setores e organizações;
  • O corpo docente é composto por profissionais com ampla experiência de mercado e as mais atualizadas técnicas de ensino-aprendizagem;
  • A diversidade de conhecimentos e backgrounds dos alunos aprovados em nosso processo seletivo enriquece os debates em sala de aula;
  • Nossos alunos são constantemente estimulados a dividir suas experiências e habilidades, aproximando a realidade do seu dia a dia ao conteúdo dado em sala de aula e aprimorando, assim, a capacidade de identificar questões críticas do negócio com posicionamento e argumentos lógicos.

Módulo Regular

Administração Financeira

Desenvolve a capacidade de contribuição para as decisões gerenciais aplicando instrumentos contábeis e financeiros, assim como a capacidade de análise crítica dos resultados.

Habilidades Interpessoais em Organizações

Comunicação em negócios
Capacita na estruturação eficaz do processo de comunicação, desenvolvendo a habilidade de observação deste processo com um postura intencional e investigativa.

Negociação e resolução de conflitos
Selecionar e executar negociações adequadas ao impacto e relacionamento envolvidos em situações conflituosas.

Finanças Corporativas

Capacita o aluno na aplicação de ferramentas financeiras, baseadas na teoria de valor (englobando conceitos de risco e retorno), para suportar análises de impactos das decisões de investimento e financiamento, visando aperfeiçoar o valor das companhias.

Análise Econômica do Negócio

Capacita o aluno para a análise dos ambientes macroeconômico (taxas de juros, taxa de inflação, nível de atividade econômica, taxa cambial e taxa de desemprego) e microeconômico (comportamento do consumidor, comportamento da firma e teoria dos jogos), para auxílio na tomada de decisões gerenciais relacionadas a preços, investimentos, inteligência competitiva e projeções financeiras.

Módulo Estrutural

Fundamentos de Estratégia e Marketing

Capacita para a implantação de novas estratégias corporativas e de negócios, reconhecendo as competências nas quais se pretende construir a vantagem competitiva. Inclui a realização da análise de ambiente e concorrência, o suporte a decisões estratégicas, a colaboração ao ciclo de planejamento estratégico e a gestão de sua implantação.

Gestão das Operações

Prepara o aluno para definir, monitorar e controlar processos de negócio com suporte de indicadores-chave de desempenho (KPI). Também habilita para a análise de desafios típicos da gestão de operações seguindo tópicos de objetivos de desempenho, capacidade, qualidade, produtividade e logística. Apresenta um enfoque aplicado tanto para manufatura quanto para serviços.

Melhoria de Processos

Nesta disciplina, o aluno aprende a definir planos de ação para a melhoria dos processos de negócio com base em avaliações qualitativa e quantitativa do seu desempenho.

Liderança em Equipes

Prepara o aluno para identificar e aplicar habilidades comportamentais que desenvolvam a efetividade da equipe e sua liderança, considerando todos os níveis de dimensão do desempenho dentro da organização: individual (colaborador), interpessoal (relações) e organizacional (metas, estratégia, desempenho financeiro etc).

Módulo Específico

Pessoas e Sistemas de Informação nas Organizações

Uso de tecnologia nas organizações
Capacita o aluno para participar, propor e contribuir com as iniciativas relacionadas à implantação, ao desenvolvimento e à gestão dos sistemas de informações gerenciais nas organizações.

Pessoas e a organização 
O objetivo desta disciplina é desenvolver no aluno a habilidade de se adequar ao comportamento organizacional inserido no contexto estratégico da organização em que atua.

Gestão de Projetos

Capacita o aluno para a proposição de projetos à organização, planejamento, o reporte de evolução e análise de tendências durante a execução e a tomada de ações de controle, sempre em alinhamento com as partes interessadas.

Empreendedorismo e Inovação

Desenvolve no aluno a capacidade de criar, planejar e implantar iniciativas empreendedoras no âmbito das organizações ou do mercado.

Laboratório Integrado de Negócios

Desenvolve a visão multifuncional e integrada da organização por meio de uma simulação global de negócios, favorecendo a identificação de fatores críticos de sucesso e principais riscos, estabelecendo as relações estratégicas e operacionais entre as diversas áreas gerenciais (finanças, operações, marketing, qualidade, tecnologia e Recursos Humanos). Esta disciplina consolida o aprendizado desenvolvido durante o programa.

Trabalho de Conclusão de Curso 1

O aluno elabora uma proposta de tema para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A atividade é uma monografia individual, sem apresentação de banca nem demanda presencial, e deve conter uma proposta de negócio ou uma melhoria de processo.

Trabalho de Conclusão de Curso 2

O aluno elabora e entrega uma versão definitiva do Trabalho de Conclusão de Curso (à distância). Um planejamento detalhado e uma estrutura de suporte avançada (docentes orientadores exclusivos da disciplina para auxílio e um ambiente de sistema orientado para a documentação do processo e revisões dos docentes) facilita ao aluno a conclusão da atividade com qualidade e dentro do prazo.

Guy Cliquet do Amaral Filho – PhD em Comportamento Organizacional pela Tulane University (New Orleans) e Mestre em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da USP. Graduou-se no ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Além de docente, possui 25 anos de experiência profissional em empresas como Twill, American Tool Companies, Synchro e Braskem, onde atuou em posições de gerência sênior. Sua experiência em Gestão de Projetos inclui iniciativas na área de Sistemas de Gestão, Automação, Manufatura, Desenvolvimento de Software e Ensino.