Home/Pós-Graduação/Advanced Programs/Advanced Program in Finance

Advanced Program in Finance

Pós Graduação em Gestão Financeira

Se você acumula alguns anos de experiência profissional no mercado financeiro ou em finanças corporativas e quer aprofundar seus conhecimentos na área para fazer uma análise avançada de investimentos, resolver problemas de financiamento, gerir riscos e carteiras (sejam elas individuais ou institucionais), o nosso Advanced Program in Finance (Pós Graduação em Finanças) é a aposta certa.

Aqui o aluno lidera seu aprendizado e utiliza a sua bagagem de experiências profissionais a fim de contribuir efetivamente com o debate. Para favorecer esse rico ambiente de troca de ideias, selecionamos nossos candidatos de forma criteriosa e contamos com um corpo docente que alia solidez acadêmica e experiência de mercado, trazendo sempre para a discussão conteúdos atuais, baseados nas melhores práticas e tendências.

O resultado é um refinado aprimoramento das habilidades de negociação e gestão de conflitos. Além disso, nosso programa tem o conteúdo alinhado com o CFA Institute, ou seja, prepara o aluno para conseguir uma das certificações mais cobiçadas por profissionais da área no mundo.

O Advanced Program in Finance tem carga horária de 531 horas e duração de 18 meses, com aulas duas vezes por semana, além de monitoria, workshops aos sábados e disciplinas a distância.

Clique aqui para conferir a data e os horários das próximas turmas, conheça o nosso processo seletivo e saiba mais sobre o programa participando do Encontro com a Coordenação.

Objetivos do programa

  • Aprofundar o conhecimento em finanças empresariais e de mercado para resolver problemas de investimento, financiamento e gestão de portfólios;
  • Dar ferramentas e conceitos para a análise e avaliação de indústrias, produtos e empresas;
  • Proporcionar embasamento conceitual e prático para a gestão de produtos, portfólios e carteiras individuais ou institucionais;
  • Aprimorar habilidades de negociação e gestão de conflitos;
  • Conhecer e praticar de forma ética as normas de regulação das atividades financeiras e os padrões de conduta do mercado financeiro e de capitais.

A quem se destina

Nosso programa avançado em Finanças é destinado a profissionais que atuam há mais de 2 anos no mercado financeiro ou em finanças corporativas e pretendem construir uma carreira sólida na área. Leitura fluente em inglês e disponibilidade de tempo para estudo são requisitos considerados no processo seletivo.

Pré-requisitos

Podem se candidatar ao programa profissionais com mais de 2 anos de experiência na área de Finanças após a graduação, leitura fluente em inglês e disponibilidade de tempo para estudo.

Por que fazer o Advanced Program in Finance no Insper?

CFA – nosso conteúdo é alinhado aos padrões do CFA Institute, organização norte-americana reconhecida internacionalmente pelo seu alto nível de excelência técnica. Isso contribui para que nossos alunos tenham a preparação correta para conseguir a certificação CFA (Chartered Financial Analyst) nos níveis 1 e 2. No mundo todo, a indústria financeira reconhece essa certificação como padrão-ouro dentre as credenciais existentes.

Harvard Business School – Conteúdos on-line em inglês, produzidos pela Harvard Business School completam o programa com o objetivo de apresentar, de forma lúdica e interativa, conhecimentos básicos que nivelam o entendimento dos alunos em relação a temas específicos, tais como Estatística Básica, Métodos Quantitativos, Finanças, Contabilidade Financeira, Matemática Financeira e Matemática para Gestão.

Nosso Advanced Program in Finance tem carga horária de 536 horas divididas em seis trimestres. A estrutura é composta por dois módulos: o primeiro voltado para Finanças Essenciais e o segundo para Finanças Avançadas.

Além das disciplinas de nossa grade curricular, o programa abrange cinco workshops obrigatórios e tem a aprendizagem complementada por conteúdos on-line produzidos pela Harvard Business School.

No final do curso, o aluno desenvolve o Projeto Aplicado, com a orientação de um docente, sobre um tema que permita integrar diversas técnicas e conceitos abordados ao longo do programa. Confira a grade curricular:

1º trimestre

Ambiente Macro Econômico e Economia de Empresas
O ambiente econômico tem impacto profundo no desempenho das organizações. Esta disciplina oferece ferramentas e conceitos para identificar oportunidades e ameaças em função da dinâmica da oferta e demanda, das decisões para maximização de lucros das empresas, e também da análise das mudanças de variáveis macroeconômicas em função de políticas de governo.

Demonstrações Financeiras e Indicadores
Explicar e avaliar a situação econômica e financeira das organizações é fator essencial para a tomada de decisões. Neste sentido, essa disciplina aprofunda a capacidade de analisar e interpretar as demonstrações financeiras e os indicadores de uma empresa, fatores imprescindíveis para a adequada mensuração de seu retorno econômico, grau de risco e tomada de decisões.

2º trimestre

Orçamento de Capital e Avaliação de Projetos
Considerando que as organizações lidam com restrições de recursos, muitas vezes, é necessário avaliar projetos, selecionando aqueles que possam trazer mais retorno e que estejam mais alinhados à estratégia. Esta disciplina aprofundará e discutirá a aplicação de técnicas de orçamento de capital para avaliar os projetos, incluindo o período de retorno, valor presente líquido e taxa interna de retorno.

Mercado de Capitais e Investimentos Alternativos
Esta disciplina desenvolverá e discutirá os instrumentos e oportunidades de captação de recursos de médio e longo prazo para financiar organizações, bem como analisar as exigências para obtenção desses recursos. Adicionalmente, serão discutidos os instrumentos e estratégias mais adequados para cada necessidade de captação de recursos.

Estatística e Métodos Quantitativos Aplicados 
A atuação de um executivo de Finanças demanda conhecimento analítico abrangente e atualizado. Esta disciplina tem como objetivo oferecer aos participantes o ferramental analítico quantitativo adequado para que possam melhorar suas decisões em função de análises de dados com bases sólidas e desempenhar seus papéis de forma mais precisa, eficiente e segura

3º trimestre

Gestão Financeira de Curto Prazo
Boa parte do tempo do profissional de Finanças é alocada em decisões de curto prazo e muitas empresas não sobrevivem porque não administram corretamente o capital de giro. Nesta disciplina, o aluno é capacitado para dimensionar e gerenciar o capital de giro, selecionando políticas de investimento e financiamento para ativos e passivos circulantes.

Renda Fixa e Tópicos Avançados
Esta disciplina discutirá e avaliará os principais produtos e operações financeiras disponíveis no mercado de renda fixa, tais como: sua precificação, os instrumentos e as operações realizadas no mercado de renda fixa, arbitragem e precificação de títulos, sejam eles públicos ou não. Aprofundará o entendimento destes instrumentos e apresentará as técnicas mais atuais para sua aplicação, incluindo análise dinâmica, modelagem de taxas de juros, retorno em longo prazo e atrelados a índices, dentre outros.

Derivativos
Esta disciplina apresentará e explicará o funcionamento dos instrumentos e dos mercados futuros nacionais e internacionais, bem como os diversos tipos de swaps existentes no mercado financeiro e as características e estratégias das opções.

4º trimestre

Sistemas de Controle Gerencial
A disciplina de Sistemas de Controle Gerencial desenvolverá e discutirá a aplicação de diversos métodos de contabilidade gerencial como instrumento de análise, avaliação e controle das operações das organizações. Além disso, aborda a interdependência entre estratégia e a utilização da contabilidade gerencial como ferramenta de monitoramento e controle.

Gestão de Ativos
Esta disciplina desenvolverá e apresentará as técnicas de gestão de ativos e seleção de portfolios, com ênfase na maximização de resultados e na compreensão de seus riscos e problemas. Adicionalmente, serão discutidos outros temas relevantes, tais como: análise histórica de riscos e retornos, interação entre aversão a risco, portfolios ótimos e alocação ótima de recursos.

Derivativos Avançados
Tomando como ponto de partida o entendimento dos instrumentos e o funcionamento dos mercados futuros, esta disciplina discutirá derivativos avançados, suas características em termos de precificação, hedging, gestão de risco, permitindo melhor definição das estratégias de negociação e a compreensão das operações com volatilidade do mercado e dos riscos associados.

5º trimestre

Estratégias Financeiras
Nesta disciplina a interação entre as decisões financeiras e a estratégia da organização será discutida e analisada, considerando aspectos, tais como: fusões e aquisições, previsão financeira e gestão de caixa, estrutura de capital, gestão de riscos, avaliação de empresas, gestão baseada em valor, reestruturação societária e reorganização e análise de projetos.

Reestruturação Corporativa
Esta disciplina discutirá questões financeiras, legais e estratégicas associadas ao processo de reestruturação corporativa, tendo como foco a reestruturação de empresas em dificuldades financeiras. Diversos métodos de reestruturação serão discutidos e avaliados, por meio da análise de casos reais e situações práticas.

Avaliação de Empresas e Indústrias
A dinâmica do mercado oferece diversas oportunidades de alterações na estrutura de indústrias e empresas. Esta disciplina capacitará o aluno a explicar e aplicar diversos métodos de avaliação, como, por exemplo, desenvolver a habilidade de avaliar o preço de mercado de ações e participações, conhecimentos essenciais para o desempenho diferenciado de um profissional de finanças.

6º trimestre

Gestão de Riscos
A crise econômica global no final da década passada reforçou a importância da gestão de riscos, especialmente riscos financeiros das empresas financeiras. Esta disciplina abordará os processos de quantificação e administração destes, incluindo riscos de mercado, crédito, operacional, bem como aspectos de regulação das instituições financeiras e do mercado de derivativos de crédito.

Inovação em Finanças e Produtos Estruturados
Em um mercado cada vez mais competitivo, inovar pode ser uma alternativa relevante para a construção de diferenciais e vantagem competitiva. Nesta disciplina, a inovação em finanças como ferramenta de diferenciação será discutida, assim como a utilização de produtos estruturados e sua precificação.

Investimento em Participações de Capital Fechado
A partir da estruturação dos fundos de private equity e venture capital, a disciplina explica os critérios de seleção das empresas, os mecanismos de governança, os modelos de criação de valor, as práticas de relacionamento entre o fundo e o empreendedor e as alternativas de saída dos investimentos.

Guy Cliquet do Amaral Filho – PhD em Comportamento Organizacional pela Tulane University (New Orleans) e Mestre em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da USP. Graduou-se no ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Além de docente, possui 25 anos de experiência profissional em empresas como Twill, American Tool Companies, Synchro e Braskem, onde atuou em posições de gerência sênior. Sua experiência em Gestão de Projetos inclui iniciativas na área de Sistemas de Gestão, Automação, Manufatura, Desenvolvimento de Software e Ensino.