Home/P.F.E./P.F.E. – Perguntas Frequentes

P.F.E. – Perguntas Frequentes

Projeto Final de Engenharia

Empresas Parceiras

A participação como parceira do Projeto Final de Engenharia implica em algum custo para a empresa?

Não, as empresas não têm custo direto para participar do PFE. No entanto, elas têm como compromisso disponibilizar profissionais que serão fundamentais para o andamento do projeto: Gestor Responsável, com o qual o Insper interage desde o planejamento do projeto; Mentor Técnico, que acompanha os alunos no ambiente de produção; e colaborador de Recursos Humanos, responsável pelo acompanhamento pessoal e profissional dos alunos.

 

De quem é a propriedade intelectual dos projetos desenvolvidos no Projeto Final de Engenharia?

Na maioria dos projetos, a propriedade intelectual é da empresa parceira do programa. Contudo, conforme o desejo da organização, pode haver uma negociação caso a caso, sempre que for necessário. O objetivo do Insper no PFE é formar profissionais mais preparados para as complexidades do ambiente em que irão atuar. Desta forma, a única exigência é que os alunos possam citar, em seus currículos que participaram do projeto.

 

Como é a questão da confidencialidade em relação ao uso e à divulgação dos dados corporativos envolvidos no projeto?

A equipe do Insper toma os cuidados em relação à confidencialidade dos dados corporativos, inclusive orientando os alunos em relação a isso. No entanto, vale ressaltar que os estudantes participantes do PFE têm autorização para citar o desenvolvimento do projeto em seus currículos, apresentando-se como autores dos mesmos. Os alunos também precisam publicar um relatório ao final do curso, que pode omitir todas as informações consideradas confidenciais consideradas pela empresa parceira.

Qual é o perfil dos alunos envolvidos no desenvolvimento dos projetos do Projeto Final de Engenharia?

Os alunos participantes do programa estão no 8° semestre dos cursos de Engenharia, seja de Computação, Mecânica ou Mecatrônica, portanto, muito próximos de se formar e ingressar no mercado de trabalho. Desta forma, passam a contar com esta experiência inovadora em seu repertório acadêmico.

Alunos

Como o programa do Projeto Final de Engenharia está estruturado?
O desenvolvimento do projeto escolhido já começa nos primeiros dias do PFE. O projeto inclui, também, workshops periódicos sobre temas importantes, que apoiam os estudantes no desenvolvimento do projeto.

 

Quais relatórios devem ser entregues durante o Projeto Final de Engenharia?
Durante o semestre, devem ser entregues três relatórios, sendo um inicial (de planejamento), um intermediário e um final. Próximo ao período da avaliação intermediária, o grupo deve entregar um relatório do projeto, sendo que todos os alunos devem ter participado de sua confecção, e um relatório individual, apresentando uma autoavaliação. No final do semestre, estes mesmos relatórios devem ser entregues novamente, revisados e de forma completa.

 

Os alunos podem mudar de projeto no meio do PFE?
Não, o aluno não pode pedir transferência para outro grupo ou projeto, devendo permanecer no mesmo projeto durante todo o semestre do programa.