Home/P.F.E.
  • Execução técnica: Ser capaz de projetar, prototipar, desenvolver, validar, testar e documentar uma solução real de engenharia.
  • Organização: Escolher, seguir, adaptar e julgar uma metodologia de trabalho adequada ao projeto.
  • Comunicação: Comunicar-se efetivamente e assertivamente com as partes interessadas, mantendo informações e expectativas atualizadas em relação aos objetivos e andamento do projeto.
  • Trabalho em equipe: Identificar e viabilizar os papéis e as responsabilidades de todos os membros da equipe, garantindo o engajamento dos colegas de projeto.
  • Design e Empreendedorismo: Identificar as necessidades e expectativas das partes interessadas, tratando potenciais riscos e negociações necessárias e analisando sua viabilidade técnica e econômica.

Empresas

  • Receber os alunos do grupo em suas instalações físicas em períodos regulares durante o semestre do PFE;
  • Indicar e garantir a disponibilidade de: um Gestor Responsável, com o qual o Insper interage desde o planejamento do projeto; de um Mentor Técnico, que acompanha os alunos no ambiente de produção; e de um colaborador da área de Recursos Humanos, responsável pelo acompanhamento pessoal e profissional dos alunos;
  • Garantir que os estudantes respeitem as regulações de segurança pertinentes. 

 

Alunos

  • Participar das atividades de preparação para o PFE;
  • Desenvolver um planejamento inicial em grupo;
  • Controlar o calendário e os prazos do projeto.
  • Entregar e apresentar os relatórios de avanços e desenvolver um relatório final do projeto;
  • Respeitar as normas de segurança específicas de cada atividade realizada.

 

Insper

  • Oferecer o auxílio de um orientador (um professor regular da escola), com conhecimentos acadêmicos e técnicos orientados aos desafios do projeto e às principais competências dos programas de engenharia, além de experiência no mercado para direcionar os alunos para suas vidas profissionais.

Empresas

  • Oportunidade de preparar um projeto de valor, que não tenha saído do papel até o momento por indisponibilidade de equipe ou estrutura. Os alunos realizam estudos de mercado e desenvolvem protótipos e provas de conceito, preparando todo processo para a entrada do produto no mercado pela organização parceira. Possibilidade de o projeto/protótipo ser transformado, a médio prazo, em um produto real para seus negócios (responsabilidade da empresa).

Alunos

  • Oportunidade de vivenciar um projeto completo, com um desafio autêntico, contando com o suporte do Insper e da organização parceira.
  • Interação com profissionais com experiências cotidianas e práticas, em um ambiente real de produção.
  • Possibilidade de trabalhar habilidades de relacionamento interpessoal em um ambiente profissional.
  • Oportunidade de refletir sobre novas possibilidades para as organizações parceiras e de encarar desafios tecnológicos de ponta.
  • A vivência gera uma maior compreensão sobre dinâmicas organizacionais.

Insper

  • Diferencial de proporcionar aos alunos uma experiência única, formando melhores engenheiros, ainda mais preparados para os desafios do mercado de trabalho.
  • A primeira edição do Projeto Final de Engenharia ocorreu em 2008. Envolve, atualmente, entre 30 e 50 alunos por ano, divididos em times, e, no futuro, serão aproximadamente 150 estudantes por semestre.
  • A proposta da iniciativa é formar grupos de três a quatro alunos, que serão montados conforme interesse, perfil técnico e balanço de competência dos estudantes no grupo.
  • O PFE acontece regularmente no 8° semestre dos cursos de Engenharia, totalizando 300 horas de dedicação. Desta forma, estes alunos, que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho, passam a contar com um diferencial profissional em seu repertório acadêmico.
  • Os projetos das organizações participantes são apresentados aos estudantes, que aplicam para os que tiverem mais interesse.
  • Os alunos dedicam, no mínimo, 20 horas semanais para desenvolver o projeto, idealmente sendo dois .
  • Para desenvolver os projetos, os alunos contam com a orientação de professores orientadores, cuja experiência acadêmica e profissional enriquece ainda mais a vivência.
  • Durante o Projeto Final de Engenharia, acontecem workshops periódicos sobre temas importantes, que apoiam os estudantes no desenvolvimento do projeto.
  • Junto com o projeto, os alunos cursam um ou duas disciplinas eletivas no semestre.
  • Ao final do projeto, os alunos devem apresentar seus trabalhos para uma banca. Na ocasião, professores e especialistas da indústria avaliam se eles demonstram ter aperfeiçoado as habilidades definidas nos objetivos de aprendizagem da proposta.

Infraestrutura