Revista de Economia e Administração – vol. 4 – n° 3

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Sumário

Expectativas de inflação, risco inflacionário e a atuação recente do Banco Central

Ney Roberto Ottoni Brito

Andréa Alexander de Brito ………………………………….. 269 – 289

Análise do clima organizacional em hospitais de Fortaleza

João Adamor Dias Neves

Ricardo César de Oliveira Borges

Átila Mendes Costa

Dina Belchior de Paiva Timbó ………………………………. 290 – 314

Economia do crime: teoria e evidências empíricas a partir de um estudo de caso na Penitenciária Estadual de Piraquara (PR)

Pery Francisco Assis Shikida ………………………………… 315 – 342

Impactos da Internet sobre o marketing no mercado consumidor

Sandra Sayuri Yamashita

Maria Aparecida Gouvêa …………………………………….. 343 – 366

Avaliação de desempenho de fundos multimercado: resultados passados podem ser utilizados para definir uma estratégia de investimento?

Maurício Rocha Alves de Carvalho ………………………… 367 – 387

A internacionalização das empresas e a tributação dos lucros: uma análise preliminar para o caso português

António Martins ………………………………………………… 388 – 498

Resumo

Expectativas de inflação, risco inflacionário e a atuação recente do Banco Central

Ney Roberto Ottoni Brito

Andréa Alexander de Brito

Resumo

Este trabalho inicialmente discute a relação e a eficiência de definições alternativas de expectativas de mercado de inflação no passado recente. A primeira alternativa envolve as medianas e médias de expectativas individuais de inflação, coletadas pelo Banco Central e apresentadas semanalmente no Boletim Focus. O segundo conjunto de expectativas parte dos preços e taxas de juros em transações de mercado. Elas são obtidas como o diferencial entre as taxas de juros pré pós-fixadas definidas pelo mercado. Os resultados indicam uma relação fraca e, em geral, negativa entre os dois conjuntos de expectativas de inflação. Isto sugere que as expectativas Focus são ineficientes e não representam expectativas de mercado. A seguir, o trabalho caracteriza e examina o impacto sobre o mercado da mudança pelo BACEN, em dezembro de 2004, da política de utilização da banda de inflação pra 2005. O BACEN inicialmente elevou prêmios de risco inflacionário no mercado ao passar de uma meta implícita de inflação para 2005 de 6,5% para uma meta explicita de 5,1%, antes de atingir seu objetivo de elevar taxas de juros reais e reduzir expectativas de inflação. Isto sugere que o BACEN deve aperfeiçoar seu processo de comunicação com o mercado evitando a criação de prêmios de risco desnecessários com as conseqüentes distorções alocativas.

Análise do clima organizacional em hospitais de Fortaleza

João Adamor Dias Neves

Ricardo César de Oliveira Borges

Átila Mendes Costa

Dina Belchior de Paiva Timbó

Resumo

Existem poucas pesquisas sobre a análise do clima organizacional no Brasil, porém há muitos estudos sobre cultura organizacional. O artigo propõe-se a analisar a influência do perfil dos enfermeiros na percepção do clima organizacional dos hospitais, perfil este medido em termos de grupo etário, sexo, rendimento e escolaridade. O clima organizacional, considerado uma manifestação da cultura da empresa, foi medido através de quatro variáveis compostas: relevância dos recursos humanos, fluxo de comunicação, condições motivacionais e participação nas decisões. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo multicaso em seis hospitais públicos e privados de Fortaleza, no segundo semestre de 2004, com aplicação de um questionário já previamente validado junto a trinta e seis enfermeiros. Os resultados indicaram que o clima percebido pelos enfermeiros, tanto através de cada uma das treze variáveis individuais que constituem o conjunto do clima, quanto em relação às quatro variáveis compostas desse mesmo clima, variou entre precisa melhorar e satisfatório, com base nas médias das respostas. Além disso, os resultados também indicaram que não há relação estatisticamente significativa entre as variáveis independentes do perfil dos enfermeiros e as quatro variáveis dependentes do clima, com base na análise do V de Cramer e do rho de Spearman. Em termos gerenciais, os resultados deste estudo são úteis aos hospitais, à academia, aos enfermeiros e a outras organizações similares, por propiciar a melhoria do clima geral percebido pelos colaboradores e replicar o estudo feito. Finalmente, sugere-se a realização de novos estudos, usando uma amostra maior e representativa da população, a fim de analisar o clima organizacional em outros ambientes, diferentes em relação ao ambiente aqui pesquisado.

Economia do crime: teoria e evidências empíricas a partir de um estudo de caso na Penitenciária Estadual de Piraquara (PR)

Pery Francisco Assis Shikida

Resumo

Este trabalho procurou discutir a teoria econômica do crime a partir de evidências empíricas extraídas de um estudo de caso na Penitenciária Estadual de Piraquara (PR). Como resultado, confirmou-se a teoria da escolha racional do agente criminoso, que avalia os custos e benefícios decorrentes de suas atividades ilícitas. Portanto, o ato de delinqüir trata-se uma decisão individual tomada racionalmente (com ou sem influências de terceiros), em face da percepção de custos e benefícios, assim como os indivíduos fazem em relação a outras decisões de natureza econômica.

Impactos da Internet sobre o marketing no mercado consumidor

Sandra Sayuri Yamashita

Maria Aparecida Gouvêa

Resumo

Este estudo objetivou compreender a evolução da Internet e seus impactos para as práticas de marketing de empresas de grande porte, com sede na Grande São Paulo, e que comercializam produtos ou serviços pela Internet no mercado consumidor. Para o alcance deste objetivo, foram realizadas entrevistas em profundidade para integrar uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de multi-casos. Entre interessantes resultados proporcionados por esta investigação, notam-se implicações em diferentes níveis em termos de maturidade das empresas na adoção desta tecnologia, vantagens/desvantagens observadas, oportunidades/ameaças vislumbradas e de como tal tecnologia é empregada em suas estratégias de marketing. Como conclusão do estudo, ressalta-se que as características da Internet permitem às empresas enriquecer a interface com seus clientes, oferecendo-lhes agilidade, conveniência, economia de tempo e serviços adicionais. Tais características, porém, suprimem o contato face-a-face dos canais tradicionais de vendas e lançam novos desafios e oportunidades.

Avaliação de desempenho de fundos multimercado: resultados passados podem ser utilizados para definir uma estratégia de investimento?

Maurício Rocha Alves de Carvalho

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal analisar o desempenho dos fundos multimercado brasileiros entre 1 de julho de 1998 e 30 de junho de 2004 para verificar dois pontos: se existe evidência do fenômeno de persistência de performance nesses fundos e se suas rentabilidades são superiores aos parâmetros de comparação usuais de mercado. Essa análise é precedida pela avaliação de um viés de sobrevivência capaz de induzir erro na pesquisa. Além disso, diversas estratégias de investimento foram desenvolvidas e testadas. O estudo apresenta evidências empíricas de persistência de performance e comprova que uma avaliação de resultados passados pode ser utilizada para definir uma estratégia vitoriosa de investimento. Na elaboração de estratégias de investimento foram obtidas evidências de que fundos classificados pelo seu ISG (índice de Sharpe Generalizado) poderiam gerar resultados acima do benchmark do setor e acima da média da indústria dentro de uma relação risco-retorno vantajosa, principalmente para períodos de 6 meses.

Palavras-chave: Persistência de performance; Viés de sobrevivência; Desempenho de fundos de investimento; Fundos multimercado; estratégias de investimento.

A internacionalização das empresas e a tributação dos lucros: uma análise preliminar para o caso português

António Martins

Resumo:

O objetivo deste artigo é o de apresentar evidência empírica sobre a influência da internacionalização e o seu impacto na tributação das empresas portuguesas.

Os resultados apontam que o grau de internacionalização está positivamente relacionado com a carga fiscal em termos da tributação do rendimento.

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