Revista de Economia e Administração – vol. 3 – n° 2

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Sumário

Estimativa de valores ausentes com redes neurais artificiais: o caso dos custos de construção civil

Luiz Biondi Neto

João Carlos Correia Baptista Soares de Mello

Eliane Gonçalves Gomes

Lidia Angulo Meza ………………………………………………… 87 – 96

Modelos de preços hedônicos para a avaliação de imóveis comerciais no Município de São Paulo

Claudio Felisoni de Ângelo

Luiz Paulo Lopes Fávero

Marcos Roberto Luppe …………………………………………. 97 – 110

Migrantes e não-migrantes em Minas Gerais: a influência de fatores pessoais e de contexto socioeconômico e criminal

André Braz Golgher

Ari Francisco de Araujo Junior………………………………. 111 – 134

A estrutura organizacional na era da Internet: um estudo sobre a incorporação de atividades ponto.com ao negócio de uma empresa do mercado livreiro

Tânia Modesto Veludo-de-Oliveira

Ana Akemi Ikeda ……………………………………………… 135 – 151

Controle otimizado da inflação mediante intervenções na base monetária

Marco Antonio Leonel Caetano

Takashi Yoneyama ……………………………………………. 152 – 170

On the structure and advantages of securitisation of credit portfolios

António Martins

Leonor Pinto ……………………………………………………. 171 – 187

Resumo

1. Estimativa de valores ausentes com redes neurais artificiais: o caso dos custos de construção civil

Luiz Biondi Neto

João Carlos Correia Baptista Soares de Mello

Eliane Gonçalves Gomes

Lidia Angulo Meza

Resumo

O custo de uma unidade imobiliária é um parâmetro importante para estimar o preço de venda e o valor do financiamento. O valor de venda da unidade a ser financiada é obtido através de tabelas que relacionam o custo unitário à tipologia do imóvel. Devido à enorme diversidade de tipologias, não existem tabelas completas de custos dos projetos imobiliários. Este artigo propõe o uso de uma Rede Neural Artificial (RNA) na determinação dos valores de custo/m2 desconhecidos de tipologias imobiliárias para o estado do Rio de Janeiro. A RNA é treinada mapeando-se a tipologia de cada imóvel com os respectivos custos conhecidos. Na fase de execução, a RNA recebe uma massa de teste que não fez parte do treinamento e indica o valor dos custos dos projetos imobiliários de interesse. Os resultados obtidos pela RNA mostram-se vantajosos em relação às técnicas de uso corrente.

2. Modelos de preços hedônicos para a avaliação de imóveis comerciais no Município de São Paulo

Claudio Felisoni de Ângelo

Luiz Paulo Lopes Fávero

Marcos Roberto Luppe

Resumo

Este artigo aplica modelos semilogarítmicos de preços hedônicos em uma amostra de 192 escritórios comerciais lançados no ano de 2003, situados no Município de São Paulo. Os modelos verificam quais atributos mais interferem nos preços de aluguel dos imóveis e comparam a importância relativa de cada um quando se varia a localidade. Para tanto, atributos intrínsecos e extrínsecos são analisados, possibilitando a precisão das avaliações imobiliárias e o estudo de estratégias de projetos designadas para cada tipo de imóvel, consistentes com as preferências das potenciais empresas locatárias. Os resultados obtidos demonstram que os atributos mais importantes para a determinação dos preços dos aluguéis são a presença de fibra ótica no edifício, piso elevado para a passagem de dutos e fiação e, em algumas regiões, o número de vagas de estacionamento, o número de elevadores e as dimensões do edifício.

3. Migrantes e não-migrantes em Minas Gerais: a influência de fatores pessoais e de contexto socioeconômico e criminal

André Braz Golgher

Ari Francisco de Araujo Junior

Resumo:

O objetivo deste trabalho está centrado no entendimento de quais características pessoais e de contexto socioeconômico e criminal alteram a possibilidade de o indivíduo ser migrante ou não em Minas Gerais. Para tanto, são utilizados os micro-modelos de migração, mais especificamente via modelo logístico. O modelo de capital humano foi utilizado como substrato teórico para a discussão dos diferenciais entre migrantes e não-migrantes e para a escolha das variáveis incluídas no modelo logístico para o caso mineiro. Além disso, apresentamos uma breve revisão da literatura. Vale ressaltar que incluímos uma variável de contexto, além das tradicionais, que capta o efeito da violência sobre a decisão de migrar. Além disso, fizemos uma análise separada para pobres e ricos.

4. A estrutura organizacional na era da Internet: um estudo sobre a incorporação de atividades ponto.com ao negócio de uma empresa do mercado livreiro

Tânia Modesto Veludo-de-Oliveira

Ana Akemi Ikeda

Resumo

As alterações que o cenário mundial está sofrendo com o advento da Internet, sobretudo devido à introdução de novos conceitos de comunicação e distribuição, demandam estruturas organizacionais que levem em consideração as atividades ponto.com. Este artigo tem por objetivo analisar a estrutura organizacional de uma empresa que incorporou atividades on-line ao seu negócio. A partir de um levantamento bibliográfico sobre os temas “Estrutura matricial”, “Organograma linear” e “A Internet e o mercado livreiro”, foi desenvolvido um estudo de caso com uma empresa brasileira que atua nesse segmento e utiliza meios tradicionais e virtuais para comercializar seus produtos. Segundo os resultados da análise, percebe-se que os principais desafios a serem enfrentados são: (i) a dificuldade dos colaboradores em lidar com a estrutura matricial presente na divisão “Internet” da empresa e (ii) a falta de informatização de fornecedores, que inibe a expansão de processos integrados na Web.

5. Controle otimizado da inflação mediante intervenções na base monetária

Marco Antonio Leonel Caetano

Takashi Yoneyama

Resumo

Neste trabalho é abordada uma aplicação da teoria de controle ótimo, através do Princípio de Máximo de Pontryagin, utilizando um modelo macroeconômico para otimização da política de gestão da base monetária. O método numérico empregado é uma variante do método dos múltiplos tiros para a solução do problema de valor de contorno resultante das condições necessárias para otimalidade, oriundas do Princípio de Máximo de Pontryagin. Dois períodos históricos são abordados a título de exemplo. O período pré-guerra de 1913 a 1945 e o período mais recente de 2002 a 2003. Comparações são realizadas entre a solução ótima teórica e as aplicações reais por parte do Banco Central do Brasil.

6. On the structure and advantages of securitisation of credit portfolios

António Martins

Leonor Pinto

Resumo

As operações de securitização representam uma área de atividade financeira de rápido crescimento. No tipo de securitização analisado neste trabalho, os investidores adquirem títulos cujos fluxos de caixa dependem diretamente da cobrança de contas a receber pertencentes à carteira de ativos de uma instituição financeira. Embora tal tipo de esquema esteja adquirindo maior visibilidade em livros-texto e na pesquisa acadêmica, os detalhes de uma operação de securitização permanecem obscuros para a maioria das pessoas que não realizam tal tipo de operação. O objetivo deste trabalho é apresentar os detalhes da estrutura requerida por essas operações. Além disso, pretende-se, a partir dessa descrição, indicar as vantagens oferecidas para uma instituição financeira que procede à securitização de sua carteira de crédito. Também fazemos algumas observações sobre as operações de securitização realizadas por alguns governos europeus, bem como as regras da Eurostat a respeito.

voltar

 Insper – Revista de Economia e Administração – 10 anos

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco