Revista de Economia e Administração – vol. 2 – n° 2

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Sumário

Macroeconomic fluctuations and collusive behavior in brazilian industrial sectors: some empirical evidence from panel data

Gilson Geraldino da Silva Jr e

Emilio Suyama ………………………………………………………….. 01

A persistência de desempenho dos fundos de investimento em ações no Brasil

Fábio Takashi Almenara Andaku e

Antonio Carlos Figueiredo Pinto ……………………………………… 23

Ampliando o entendimento do marketing interno: um estudo empírico com docentes do ensino médio

Anselmo Ferreira Vasconselos ………………………………………. 34

Uma análise de economia politica e das atitudes dos grupos de interesse no Mercosul

Divanildo Triches ……………………………………………………….. 59

Maketing engineering at Xerox Brazil: a case study

Eduardo Pitombo Machado,

Luiz F. Autran M. Gomes e

Maric Agnes Chauvel…………………………………………………… 75

Desempenho dos fundos de pensão fechados no brasil: Uma análise comparativa com planos geradores de benefícios livres

Luiz Felipe Jacques da Motta e

Raphael de Menezes Santoro ………………………………………… 87

Resumo

1. Macroeconomic fluctuations and collusive behavior in Brazilian industrial sectors: some empirical evidence from panel data

Gílson Geraldino da Silva Júnior

Emílio Suyama

Resumo

Este artigo utiliza a metodologia de análise de dados em painel para estudar como as flutuações macroeconômicas afetam a disposição para conluio entre empresas nas indústrias de transformação no Brasil. O estudo utiliza informações referentes às principais empresas de cada setor, de acordo com a pesquisa anual de atividade industrial (PIA) no Brasil, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de dados gerados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os quais permitem a análise de dados em painel de variáveis para 22 setores da indústria de transformação no Brasil, incluindo medidas de margem (preço – custo), concentração industrial (CR4), e uma proxy para a demanda total da produção de cada setor (SIPI).

Os modelos estimados verificam a robustez das relações bem como o modo pelo qual os indicadores afetam o comportamento colusivo das principais empresas brasileiras por ocasião das flutuações macroeconômicas ocorridas no período de 1986 a 1995. O trabalho também se preocupa com a intensidade da atitude cooperativa das empresas em termos de construção e manutenção de um cartel num ambiente macroeconômico específico.

2. A persistência de desempenho dos fundos de investimento em ações no Brasil

Fabio Takashi Almenara Andaku

Antonio Carlos Figueiredo Pinto

Resumo

Este artigo examina o desempenho de 84 fundos de ações brasileiros ao longo de um período específico (julho de 1994 a junho de 2001). A pesquisa foi feita como tentativa de verificar a existência de uma relação direta entre desempenho passado dos fundos e o desempenho futuro provável, o que é chamado usualmente de persistência de desempenho. Os resultados do estudo mostraram a existência de persistência de desempenho no mercado brasileiro para os investimentos de prazos mais longos, especificamente para aqueles maiores que um ano. Nos investimentos de curto prazo, entretanto, não foram obtidas evidências suficientes para confirmar a persistência de desempenho dos fundos.

3. Ampliando o entendimento do marketing interno: um estudo empírico com docentes do ensino médio

Anselmo Ferreira Vasconcelos

Resumo

Este artigo procura mostrar a importância da aplicação do marketing interno (MI) no setor de ensino. A educação hoje tem todas as características de um negócio como outro qualquer. Bons professores são peças-chave nas instituições de ensino. A sua atuação é muito importante para a eficácia da estratégia de marketing das instituições de ensino e para a colheita de resultados satisfatórios na medida em que eles adicionam valor ao mercado (alunado e empresas) e às próprias empresas às quais estão vinculados. Por meio de uma investigação empírica de natureza exploratório-descritiva, buscou-se desvendar as dimensões básicas relacionadas ao produto-trabalho ofertado por uma determinada instituição da cidade de São Paulo ao seu corpo docente. Foram consultados 52 docentes e aplicou-se análise fatorial, cluster analysis e análise de freqüência. Constatou-se a necessidade de melhorias nas seguintes dimensões: avaliação e desempenho dos docentes, clima organizacional, comprometimento, performance da instituição, políticas de recursos humanos, relacionamento interno, remuneração e espírito de equipe.

4. Uma análise de economia política e das atitudes dos grupos de interesse no Mercosul

Divanildo Triches

Resumo

O presente trabalho faz uma análise da economia política e das atitudes dos grupos de interesse ao longo do processo de integração econômica regional do Mercosul. Os principais conflitos, que foram surgindo com a flexibilização das restrições protecionistas, ocorreram em segmentos produtivos em que um dos países apresenta maior vantagem comparativa em relação aos demais. A interferência excessiva dos governos centrais em busca de objetivos domésticos, em detrimento aos comuns, implicou em retrocessos de etapas já conquistadas com a integração econômica, além de gerar ainda mais disputas entre os grupos setoriais.

5. Marketing Engineering at Xerox Brazil: A Case Study

Eduardo Pitombo Machado

Luiz F. Autran M. Gomes

Marie Agnes Chauvel

Resumo

Este artigo apresenta e discuta uma aplicação da análise de decisão com critérios múltiplos à área de marketing de serviços. Foi estruturado e resolvido um problema concernente ao apoio à Divisão de Marketing de Serviços da Xerox Brazil com o uso de AHP (Analytic Hierarchy Process, ou Processo Analítico Hierárquico). Isto permitiu o envolvimento das partes interessadas em todos os estágios do processo de análise de decisão. O artigo se encerra com uma discussão dos aspectos mais relevantes de pesquisa aplicada e enumera implicações para pesquisas futuras semelhantes.

6. Desempenho dos fundos de pensão fechados no Brasil: uma análise comparativa com planos geradores de benefícios livres (PGBL’s)

Luiz Felipe Jacques da Motta

Raphael de Menezes Santoro

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a performance dos fundos de pensão nos últimos anos e os riscos assumidos, além de compará-la com os resultados oferecidos pelos fundos abertos de aposentadoria no mercado (PGBL’s). A intenção é verificar se os fundos de pensão oferecem uma rentabilidade compatível com a oferecida no mercado. A fim de direcionar a busca por este objetivo, foram formulados alguns objetivos intermediários: (1) Que medidas podem ser utilizadas para avaliar a performance dos fundos de pensão? (2) Os resultados apresentados pelos fundos de pensão se mostram persistentes ao longo dos anos? Os testes estatísticos mostraram que não existem evidências suficientes de que os retornos dos fundos de pensão e dos PGBL’s analisados sejam diferentes. A persistência de bons resultados também foi confirmada pela persistência de índices de Sharpe superiores.

voltar

 Insper – Revista de Economia e Administração – 10 anos

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco