Editorial – Volume 10, Número 2

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Revista de Economia e Administração

Vol. 10, número 2 – Abril/Junho de 2011

Editorial

No presente número, o primeiro trabalho, de autoria de Francisca Zilania Mariano e Ronaldo de Albuquerque e Arraes revê a mensuração do retorno de investimentos em capital humano sob a forma de ganhos de produtividade e remuneração, com base numa medida de capital humano incluindo tanto educação quanto saúde e com maior poder explicativo.

No segundo trabalho, Fernando Dal-Ri Murcia, Flávia Cruz de Souza, Rodrigo Prante Dill e Newton Carneiro Affonso da Costa Junior, através de análise de conteúdo de demonstrações financeiras padronizadas, juntamente com a estimação de dados em painel, verificam que o nível de disclosure econômico está inversamente relacionado à volatilidade de ações de companhias abertas. O mesmo, porém, não parecer ocorrer de maneira significativa com o disclosure socioambiental.

A seguir, Marcelo Chaine emprega modelos multivariados de volatilidade para detectar a ocorrência de quebra de correlações entre retornos de ações no mercado brasileiro e no mercado norte-americano na recente crise financeira global, apresentando com isso evidências de contágio entre os dois mercados.

No quarto artigo, Vinícius Gonçalves Vidigal, Marília Fernandes Maciel Gomes, Cláudia Bueno Rocha-Vidigal e Glauber Flaviano Silveira aplicam técnica de análise espacial para retratar, em nível municipal, a evolução da produtividade da cana-de-açúcar no Estado de Minas Gerais de 1990 a 2007.

No penúltimo trabalho, Hong Yuh Ching, Henrique Flavio Rodrigues da Silveira e Fátima de Souza Freire descrevem a implantação de novos sistemas de contabilização e gestão de custos na administração pública brasileira nas últimas décadas, com ênfase específicamente nos casos do governo do Estado da Bahia e do Banco Central do Brasil.

Encerrando este número, Cristina Daí Prá Martens, Eloni José Salvi, Cristina Marmitt, Ana Lúcia Bender Pereira, Henrique Mello Rodrigues de Freitas e Tiago Miguel Both relatam resultados de pesquisa de campo sobre empreendedorismo em sete empresas da indústria de alimentos, situadas no interior do Rio Grande do Sul.

Antonio Zoratto Sanvicente

Editor

Leia a Revista na íntegra:

voltar

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco