Home/Pesquisa e Conhecimento/Cátedra Família Martinez Goldberg

Cátedra Família Martinez Goldberg

Conheça nossas áreas de pesquisas e atividades

A solução da maior parte dos dilemas sociais, de uma política pública a um contrato entre empresas, requer a combinação dos conhecimentos do direito e da economia. Enquanto o direito trata do desenho das normas e de sua aplicação a casos concretos, a economia permite entender como as pessoas – físicas ou jurídicas – reagem a essas normas, interagem entre si e, assim, determinam suas consequências sobre a sociedade.

A pesquisa em Análise Econômica do Direito floresceu nas últimas décadas, com inúmeras aplicações e mudanças profundas no modo de se fazer políticas públicas e de se desenhar soluções privadas para a organização da atividade econômica. A formação de pessoas, contudo, ainda está insulada nos seus campos originais de conhecimento. Aqueles que ocupam posição central na solução de dilemas sociais, como juízes, advogados e formuladores de políticas públicas, com honrosas exceções, não são capazes de transitar com desenvoltura entre o direito e a economia, pouco contribuindo para a solução de problemas complexos. É com base neste diagnóstico que se desenha a cátedra Família Martinez Goldberg. Seu foco é o desenvolvimento de pessoas, alunos de graduação e pós-graduação, na interface entre direito e economia. Esse desenvolvimento combina atividades de pesquisa, em temas de fronteira da análise econômica do direito, com produção de material didático e atividades de apoio à formação acadêmica.

 

Áreas de atuação/ linhas de pesquisa

Pesquisa:

  • Análise empírica do direito: comportamento judicial e consequências econômicas
  • Análise econômica da litigância e soluções consensuadas
  • Desenvolvimento de bases de dados para pesquisa: medidas de eficiência judicial; custos de fazer negócios

Ensino:

  • Desenvolvimento de material didático, casos e simulações (role play models)
  • Programa de estágios: formação acadêmica e em pesquisa; formação profissional e análise de casos

 

Sobre a família Martinez Goldberg

Ana Paula Martinez é sócia de Levy & Salomão Advogados. Foi Diretora do Departamento de Proteção e Defesa Econômica da SDE/Ministério da Justica (2007-2010) e associada do Cleary Gottlieb Steen & Hamilton LLP em Bruxelas (2006-2007). É árbitra da Câmara de Arbitragem do Mercado da BM&FBOVESPA/B3 e membra do Conselho do Insper, do Centro David Rockefeller para Estudos Latino-Americanos de Harvard, do Institute for Consumer Antitrust Studies da Loyola University Chicago e do MASP, além de ser diretora da Bienal. É líder da Fundação Estudar, do Instituto Ling e fundadora e membra do Conselho do fundo patrimonial Sempre SanFran. Foi consultora do Banco Mundial, da Unctad e do Governo da Colômbia para temas de concorrência. É bacharel, mestra e doutora pela USP e mestra em Direito pela Harvard University. Tem licença para advogar no Brasil e em NY. Autora de diversos livros e artigos sobre temas de concorrência e anti-corrupção, além de vencedora de prêmios nessas áreas.

Daniel K. Goldberg é CIO e managing partner da Lumina Capital Management. Foi sócio da Farallon Capital Management (2011-2021), presidente do banco Morgan Stanley no Brasil (2007-2011) e Secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça (2003-2006). É membro dos Conselhos do Nubank, frete.com, Dotz, HMOBI (Metrô do Rio) e do RenovaBR. É membro do Conselho Fiscal da Fundação Lemann, do Conselho Fiscal do Sou da Paz e fundador do Zap do Bem. É bacharel e doutor pela USP e mestre em Direito pela Harvard University. Autor de livro e artigos sobre concorrência, investimentos e políticas públicas.

 

Equipe

Professor responsável: Paulo Furquim de Azevedo

Professora associada: Vanessa Boarati

Estagiários: Iago Borges Torres, Giulia Rodrigues e Maria Stephanny Penha