Home/Pesquisa e Conhecimento/Edital para contratação de docente de tempo integral para o curso de graduação em Direito

Edital para contratação de docente de tempo integral para o curso de graduação em Direito

Arte Logo Insper fundo vermelho

O Insper é uma instituição de ensino superior privada independente e sem fins lucrativos que busca ser referência em educação e geração de conhecimento nas áreas de administração, economia, direito, engenharia, políticas públicas e comunicação.

Na pós-graduação, o Insper oferece doutorado em economia dos negócios, mestrados profissionais em administração, economia e gestão de políticas públicas, além de programas de pós-graduação lato sensu e cursos de educação executiva nas áreas de administração, direito, economia e gestão pública. No âmbito da graduação, conta com cursos de administração, economia e engenharias da computação, mecânica e mecatrônica e, mais recentemente, direito.

Além do rigor acadêmico e da ênfase no desenvolvimento de habilidades analíticas, práticas e comportamentais, os cursos de graduação do Insper têm como característica o ensino centrado nas alunas e alunos, a constante inovação de práticas pedagógicas e atividades curriculares e a integração entre diferentes áreas do conhecimento.

Inaugurado no primeiro semestre de 2021, o curso de graduação em direito ratifica a aposta do Insper na excelência acadêmica e no pluralismo de formação e de atuação profissional de suas egressas e egressos. Voltado à formação de pessoas que saibam combinar formação jurídica com conhecimentos de outras áreas para atuar na solução de problemas complexos, o curso de graduação em direito do Insper pretende capacitar alunas e alunos a navegar diferentes mundos profissionais ao longo de suas carreiras.

Para dar continuidade ao desenvolvimento e à implementação do projeto acadêmico-pedagógico do curso, o Insper pretende contratar um(a) professor(a) em tempo integral, com foco em ensino, para integrar o corpo docente da escola e atuar primordialmente na graduação em direito.

O projeto da graduação em direito do Insper tem como um de seus principais desafios a atualização do currículo jurídico, com a reorganização de conteúdos e competências em torno de conjuntos afins de problemas: a democracia, as relações econômicas, a organização da sociedade civil e as capacitações e proteções das pessoas. Além de suprir lacunas e eliminar redundâncias desnecessárias das grades curriculares tradicionais, o esforço de reconstrução do currículo visa a contextualizar a compreensão de normas jurídicas e sociais, permitir o aprendizado progressivo e fomentar a interdisciplinaridade.

Considerando esse desafio, a(o) profissional contratada(o) deverá ter interesse e disponibilidade para desenvolver e lecionar mais de uma disciplina que integre a grade curricular obrigatória do curso. Além da disposição para trabalhar em equipe, inovar na concepção das disciplinas e dialogar com outras áreas do conhecimento, em especial com aquelas voltadas a estudos empíricos, será dada prioridade para candidatas(os) com domínio técnico e capacitadas(os) a lecionar em ao menos uma das seguintes áreas: (i) direito e processo penal, (ii) direito processual civil e (iii) direito administrativo. O Insper avaliará, em caráter subsidiário, candidatos(as) com competências de ensino em matérias relacionadas a direito internacional e direito ambiental.

A(o) profissional contratada(o) atuará diretamente no desenvolvimento institucional e curricular do curso da graduação em direito, trabalhando em diálogo com a coordenação e o corpo docente do curso. Além de se dedicar a iniciativas de desenvolvimento institucional, é esperado que a pessoa contratada lecione em até 3 disciplinas da graduação por semestre, conforme definição do plano de carreira institucional e do regime de contratação.

Tipo de Vínculo: Tempo Integral

Remuneração: Definida por plano de carreira institucional e regime de contratação.

Responsabilidades: Trabalhar diretamente na implementação e desenvolvimento curricular e institucional da Graduação em Direito, atuando em diálogo com a coordenação. Lecionar até 3 disciplinas na graduação por semestre, conforme o plano de carreira institucional.

Qualificação necessária

  • Doutorado concluído ou em fase final de conclusão (com documentação da instituição que confirme a previsão de depósito da tese em até 6 meses).
  • Ao menos um dos diplomas (graduação, mestrado ou doutorado) na área do Direito.

Qualificação desejável

1. Flexibilidade e competências para transitar em diferentes áreas do direito, desenvolver e lecionar em mais de uma disciplina da grade curricular obrigatória.

2. Conhecimentos interdisciplinares, com competência para compreender e integrar em suas aulas pesquisas empíricas ou trabalhos de outras áreas do conhecimento.

Processo seletivo

Candidatas/os devem enviar:

  1. Link para currículo lattes ou, enquanto a página não estiver disponível, o conteúdo equivalente aos principais pontos do currículo (formação, experiência profissional, docente e acadêmica, e principais publicações, orientações e produções técnicas).
  2. Carta de intenção de até 1 (uma) página onde a/o candidata/o se apresenta, explica por que se interessa pela vaga e por que gostaria de trabalhar no Insper. Encorajamos que a carta contenha conteúdo que não conste do currículo.

O prazo para submissão da candidatura é 10 de Setembro de 2021. As pessoas selecionadas para as fases seguintes do processo seletivo serão oportunamente informadas pelo Insper, que se reserva o direito de não preencher a vaga, por qualquer motivo.

Além da análise de documentos, o processo de seleção poderá incluir uma aula teste e entrevistas com membros do corpo docente do Insper.

Para maiores informações sobre o curso de direito.

As inscrições deverão ser enviadas, unicamente por meio do formulário localizado abaixo, até 10/09/2021.


Oportunidades para Docentes - Cadastro de Candidato a Professor de Direito
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.