Home/Pesquisa e Conhecimento/Docentes Pesquisadores/Vinícius Picanço Rodrigues

Vinícius Picanço Rodrigues

E-mail: Viniciuspr1@insper.edu.br

Acesso ao Currículo Lattes

Vinícius P. Rodrigues é Ph.D. em Engenharia Mecânica pela Technical University of Denmark (DTU). É Professor Assistente no Insper, atuando nas áreas de Sustentabilidade e Operações em programas de graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu) e educação executiva. Atualmente, é também Research Affiliate do Departamento de Engenharia Mecânica da DTU. Foi visiting researcher no System Dynamics Group da Sloan School of Management do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Vinícius é Mestre em Engenharia de Produção (ênfase em Pesquisa Operacional) e graduado em Engenharia de Produção pela UFSCar, além de deter o título de especialista em Logistics and Supply Chain Management pelo MIT. É membro do conselho do The Good Food Institute (GFI) para suas operações no Brasil. Foi um dos co-fundadores da Essensus, uma consultoria global dedicada à integração de sustentabilidade em processos-chave de inovação e negócios de empresas e fundou também outras duas startups de tecnologias. Chegue.Lá e PlatSo. Trabalhou na área de IT Strategy & Transformation da Accenture.

No terceiro setor, Vinícius atuou em diversas organizações, com destaque para o tema de educação com foco em jovens e adultos vulneráveis e de baixa renda. Atuou também como consultor e pesquisador em diversas empresas: Embraer, Natura, Coloplast, Acco/Tilibra, Steelcase, Volvo Construction Equipment, Helibrás/Airbus Group, GKN Aerospace, Faber-Castell, Tecumseh etc.

Seus trabalhos de pesquisa têm sido publicados em respeitados periódicos nacionais e internacionais, tais como Business Strategy & Environment, Journal of Cleaner Production, Sustainability, International Journal of Product Lifecycle Management, Teaching and Teacher Education, Gestão & Produção, Gepros – Gestão da Produção, Operações e Sistemas etc. É membro da System Dynamics Society, da Design Society e da European Operations Management Association (EurOMA).

Áreas de Pesquisa: Sustentabilidade, Gestão de Operações e da Cadeia de Suprimentos, Pesquisa Operacional, Dinâmica de Sistemas (System Dynamics) e Design.