Home/Pesquisa e Conhecimento/Docentes Pesquisadores/Vinícius Picanço Rodrigues

Vinícius Picanço Rodrigues

E-mail: Viniciuspr1@insper.edu.br

Vinícius P. Rodrigues é Doutor em Engineering Design & Product Development pela Technical University of Denmark (DTU). É Professor Assistente e Coordenador do Centro de Empreendedorismo (CEMP) no Insper, atuando em programas de graduação, pós-graduação e educação executiva. Realizou o período sanduíche do Doutorado na Sloan School of Management do Massachusetts Institute of Technology (MIT) como visiting researcher. O projeto de doutorado foi focado na área de avaliação quantitativa de impacto das práticas de gestão em ecodesign usando System Dynamics. Vinícius é Mestre em Engenharia de Produção (Pesquisa Operacional) e graduado em Engenharia de Produção pela UFSCar, além de deter o título de especialista em Logistics and Supply Chain Management pelo MIT. Durante o Mestrado e a Especialização, trabalhou com projeto de pesquisa em convênio com a Petrobras e financiamento da Agência Nacional de Petróleo (ANP) na aplicação de modelos e técnicas de Pesquisa Operacional em roteirização e scheduling de navios.

É um dos co-fundadores da Essensus, uma consultoria global dedicada à integração de sustentabilidade em processos-chave de inovação e negócios de empresas. Fundou também duas startups de tecnologias: a PlatSo, uma plataforma para a atuação em projetos de impacto socioambiental, e o Chegue.Lá, um negócio digital pioneiro no setor de transporte intermunicipal. Chegue.Lá foi financiado pelo primeiro programa Startup Brasil do Governo Federal, acelerado pela Wayra (Grupo Telefónica/Vivo) e depois adquirida pelo Clickbus.com, do conglomerado alemão Rocket Internet. Atuou na área de IT Strategy & Transformation da Accenture. No terceiro setor, Vinícius atuou em diversas organizações, com destaque para educação com foco em jovens e adultos vulneráveis e de baixa renda. Atuou também como consultor e pesquisador em diversas empresas: Embraer, Natura, Coloplast, Acco/Tilibra, Steelcase, Volvo Construction Equipment, Helibrás/Airbus Group, GKN Aerospace, Faber-Castell, Tecumseh etc.

Seus trabalhos de pesquisa têm sido publicados em respeitados periódicos nacionais e internacionais, tais como Journal of Cleaner Production, Sustainability, Teaching and Teacher Education, Teachers and Teaching, International Journal of Instruction, Gestão & Produção, Gepros – Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Independent Journal of Management & Production etc. É membro da System Dynamics Society e da Design Society.

Área de Pesquisa : Design Sustentável, Empreendedorismo, Gestão de Operações, Inovação Social, Pesquisa Operacional.