Sérgio Lazzarini

E-mail: SergioGL1@insper.edu.br

Site pessoal: Sergio Lazzarini

Acesso ao Currículo Lattes

Sérgio Lazzarini é o professor titular da Cátedra Chafi Haddad, que tem por objetivo desenvolver pesquisas e promover debates voltados à ciência da administração, com foco na relação entre o setor público e privado, assim como temas de estratégia empresarial e investimentos de alto impacto social e ambiental

É Ph.D. em Administração (nas áreas de Organização e Estratégia) pela John M. Olin School of Business, Washington University. Professor Titular do Insper, atuou como diretor de pós-graduação stricto sensu de 2013 a 2015 e liderou o  Centro de Estudos em Negócios de 2003 a 2006 (na época, Centro de Pesquisas em Estratégia), período em que atuou em projetos desenvolvidos em parceria com empresas de diversos setores.

Foi professor visitante na Harvard University em 2010 e em 2012. As duas experiências resultaram em livros: Capitalismo de Laços, publicado no Brasil em 2011 pela editora Campus Elsevier, e Reinventing State Capitalism: Leviathanin Business, Brazil and Beyond, em co-autoria com Aldo Musacchio, lançado nos Estados Unidos no início de 2014 pela Harvard University Press. Além disso, tem publicado regularmente em diversas revistas acadêmicas nacionais e internacionais de destaque, como Strategic Management JournalAcademy of Management JournalOrganization Science e Strategic Entrepreneurship Journal.

Produz pesquisas sobre estratégias empresariais em mercados emergentes e relações entre empresas privadas e setor público, temas que também tem abordado em palestras corporativas e entrevistas na imprensa. Recentemente, tem trabalhado em parceria com diversas empresas e organizações sem fins lucrativos para disseminar os chamados investimentos de impacto, que buscam resultado social mensurável além de retorno financeiro. Nessa linha, coordena o Insper Metricis, núcleo de estudos em investimentos e medição de impacto socioambiental.

No Insper desde 2002, é professor dos cursos de Estratégia Competitiva e Corporativa (graduação), Estratégia Empresarial em Mercados Emergentes (MBA) e Estratégia Competitiva (mestrado). Também atuou como Coordenador da Graduação de Administração de 2005 a 2006, Diretor Acadêmico de Graduação e Mestrado de 2007 a 2008, e Diretor Acadêmico de Graduação em 2009 e Diretor Acadêmico de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa de 2013 a 2015.

Área de Pesquisa : Estratégia e organização no setor público, Estratégia empresarial em mercados emergentes.