Pedro Makhoul

Pedro Makhoul

Pedro Makhoul é Professor Assistente de Estratégia. Ex-aluno da graduação em Economia no Insper, ele é Ph.D. em Administração (na área de Estratégia) pela UCLA Anderson School of Management, e mestre em Economia Internacional e Finanças pela Brandeis University. Sua tese de doutorado propõe uma teoria baseada em economia organizacional para entender a razão pela qual empresas adotam estruturas acionárias piramidais e quais os determinantes dos formatos destas estruturas.

Os interesses de pesquisa de Pedro estão em estratégia global, corporativa, e de não-mercado, e em finanças corporativas e economia financeira. Além de seu trabalho em estruturas acionárias, ele também pesquisa tópicos relativos ao manejo estratégico de stakeholders por parte das firmas – principalmente no âmbito de manutenção de reputação. Pedro também pesquisa tópicos relacionados a imigração, nacionalismo, e xenofobia, e como estas coisas afetam as estratégias de mercado e não-mercado das empresas e suas interações com diferentes stakeholders.

Ele também estuda a interseção do público e privado – isto é, o que ocorre quando agentes estatais interagem com agentes privados em situações de mercado. Seu trabalho neste tópico foi está em artigos e capítulos de livro na Strategy Science, no Oxford Handbook of State Capitalism and the Firm, e no livro Infraestrutura: Eficiência e Ética, além de inúmeras menções na mídia.

Site: www.pedromakhoul.com

Área de Pesquisa : Economia Financeira, Estratégia, Finanças corporativas.