Paulo Furquim de Azevedo

E-mail: PauloFA1@insper.edu.br

Acesso ao Currículo Lattes

É Professor Titular e coordenador do Centro de Regulação e Democracia (CRD) e professor em tempo integral nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado do Insper.

É Graduado em Administração Pública pela FGV e é Mestre e Doutor em Economia pela FEA-USP. Foi Visiting Professor no MIT, em 2012, e Visiting Scholar na University of California at Berkeley, em 1994. Antes de se juntar ao Insper, foi professor da Sao Paulo School of Economics – FGV, bem como da USP e da UFSCar.

Também é autor de diversos artigos e capítulos de livros sobre temas como defesa da concorrência, regulação, estratégias empresariais, organização dos mercados e da firma, e Direito e Economia. Por sua produção científica, é Bolsista de Produtividade do CNPq, tendo sido também parecerista e membro de conselhos editorais de diversas publicações científicas. Furquim já coordenou projetos temáticos junto à Fapesp, na área de instituições de mercado; ao IDB (Inter-American Development Bank), na área de políticas de desenvolvimento produtivo; e ao CEDES e CNJ, na área de Direito Econômico.

A pesquisa de Furquim destaca-se por ser multidisciplinar. Ele tem contribuições nas áreas de organização industrial, defesa da concorrência, direito e economia, regulação e economia organizacional, tendo formado gerações de alunos nos mais diversos níveis (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Foi também Conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de 2006 a 2009, tendo sido o seu presidente interino de agosto a novembro de 2008, quando acumulou experiência no enforcement de políticas de concorrência e regulação de mercados. Tem sido referenciado pela Global Competition Review – Who is Who, por diversos anos, como Leading Individual ou Most Highly Regarded Competition Economist in Brazil. Também recebeu, em 2016, o prêmio Competition & Anti-trust Advisory Firm Of The Year, da Corporate LiveWire – Global Awards.

Área de Pesquisa : Defesa da Concorrência, Regulação e Law and Economics.