Marcos Sawaya Jank

foto do professor

E-mail: marcos.jank@insper.edu.br

Site Pessoal: Coletânea de artigos de mídia

Acesso ao Currículo Lattes.

Marcos Jank é professor sênior de agronegócio no INSPER e coordenador do centro “Insper Agro Global”.

Entre 2015 e 2019 foi presidente da Aliança Agro Ásia-Brasil (Asia-Brazil Agro Alliance – ABAA), iniciativa que reuniu entidades exportadoras do agronegócio brasileiro com o objetivo de ampliar a representatividade do agronegócio brasileiro nos países asiáticos. Anteriormente foi vice-presidente de assuntos corporativos e desenvolvimento de negócios da BRF para a região Ásia-Pacífico.

De 2007 a 2012, foi presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), principal organização de representação do setor sucroenergético brasileiro. Foi também fundador e presidente do Instituto de Estudos do Comércio e das Negociações Internacionais (ICONE). Em 2001-2002, serviu como especialista em integração e comércio no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, DC. Integrou numerosos conselhos no país e no exterior e liderou projetos do Banco Mundial, FAO, PNUD, OCDE e outras organizações internacionais.

Durante quase 20 anos, Jank foi professor associado da Universidade de São Paulo, na Faculdade de Economia e Administração (FEA), no Instituto de Relações Internacionais (IRI) e na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), além de passar períodos sabáticos em Universidades americanas e europeias. Em 2019-2020 foi também o 2º Titular da “Cátedra Luiz de Queiróz” da ESALQ-USP.

Jank é Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP, Mestre em Política Agrícola em Montpellier-França, Doutor em Administração pela FEA-USP e Livre Docente pela ESALQ. É membro do Board do International Food Policy Research Institute (IFPRI) em Washington, do Conselho Consultivo da COMERC Energia, da AGROTOOLS e da CARGILL Global para sustentabilidade e proteção de florestas. É também membro do Conselho de Administração da RUMO e da COSAN Logística.

Área de Pesquisa : Agronegócio, Bioenergia, Comércio exterior, Economia e Gestão de Sistemas agroindustriais, Estudos de Ásia e China, Política agrícola e agroalimentar, Política comercial e negociações internacionais, Sustentabilidade.