Marcelo Hashimoto

Marcelo Hashimoto é Professor Assistente do Insper, onde desenha e ministra disciplinas baseadas em Metodologias Ativas para o ciclo básico da Engenharia e o ciclo específico da Engenharia de Computação. Também atua como líder da Trilha de Design para a Engenharia de Computação, membro do Núcleo Docente Estruturante da Engenharia de Computação e docente do curso Empreendedorismo em Ação para a Educação Executiva.

Possui graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, foi pesquisador convidado do Conservatoire National des Arts et Métiers em Paris e desenvolveu projetos para o InovaCidades, um centro de inovação em cidades inteligentes estabelecido a partir de uma parceria entre o Centro Universitário Senac e a IBM.

Realiza pesquisa nas áreas de Educação em Engenharia, Educação em Computação, Design de Interação, Análise de Redes Sociais e Visão Computacional. Coordenou eventos de inovação em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e prestou consultorias em usabilidade e inovação.

E-mail: marceloh2@insper.edu.br

Acesso ao Currículo Lattes

Marcelo Hashimoto é professor adjunto do Insper, envolvido no desenvolvimento dos cursos de engenharia. É bacharel, mestre e doutor em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP. Foi pesquisador convidado do Conservatoire National des Arts et Métiers(CNAM), na França, e docente do Centro Universitário Senac.

Realiza pesquisa em Visão Computacional, Processamento de Imagens e Reconhecimento de Padrões, tendo auxiliado na implementação de soluções baseadas nessas áreas para empresas. Atualmente, possui interesse na integração delas com Computação Física, Internet das Coisas e Veículos Aéreos Não-Tripulados.

Em diferentes cursos de graduação em Engenharia e Tecnologia da Informação, ministrou disciplinas de programação, algoritmos e computação teórica, além de orientar disciplinas de projeto, iniciações científicas e trabalhos de conclusão de curso. No Senac, também atuou como membro de Conselho de Curso, Núcleo Docente Estruturante e Centro de Inovação. Auxiliou na coordenação de iniciativas multidisciplinares para aproximar cursos de Tecnologia da Informação e Design.

Área de Pesquisa : Análise de Redes Sociais, Design de Interação, Educação em Computação, Educação em Engenharia, Visão computacional.