Luciano Pereira Soares

E-mail: lpsoares@insper.edu.br

Acesso ao Currículo Lattes

É graduado em Engenharia de Computação pela UFSCar, é doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP e pós-doutor pelo Instituto Superior Técnico (INESC/IST) e Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ADETTI/ISCTE), em Portugal, e pelo Institut National de Recherche en Informatique et Automatique (INRIA), na França. Possui, ainda, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Atualmente, é professor adjunto do Insper e dedica-se à implementação do curso de graduação em Engenharia.

Possui vasta experiência em coordenação de projetos de pesquisas nas áreas de realidade virtual e aumentada. Esteve à frente da construção da Caverna Digital, onde foi montado o primeiro sistema de multiprojeções em formato de cubo (CAVE) do Brasil. Também participou da especificação de outros sistemas similares como o Lousal, Leme e, mais recentemente, as salas de realidade virtual do NRCP/PUC-Rio e CENPES/Petrobras. Todos esses sistemas permitem ao usuário interagir em ambientes simulados por computador com uma grande imersão, elevando a percepção de presença no ambiente virtual.

Antes de juntar-se ao Insper, atuou como engenheiro de sistemas na Silicon Graphics Inc. e na Alias|wavefront. Também foi gerente de projetos do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e na Computer Graphics Technology Group PUC-Rio (TECGRAF), além de professor associado na PUC-Rio. Como pesquisador, tem participado ativamente do Comitê Especial de Realidade Virtual da Sociedade Brasileira de Computação, além de outros evento internacionais.

Área de Pesquisa : Computação de alto desempenho, Realidade Virtual e Aumentada.