Luciano Pereira Soares

E-mail: lpsoares@insper.edu.br

Acesso ao Currículo Lattes

Luciano Soares é professor associado no Insper, tendo participado da criação e implementação dos programas de engenharia da escola. Atualmente está responsável pelas parcerias com empresas nos programas de engenharia, na coordenação do Projeto Final de Engenharia, nas frentes de pesquisa acadêmicas em engenharia e na coordenação do laboratório de Realidade Virtual e Jogos Digitais.

Luciano Soares é graduado em Engenharia de Computação pela UFSCar, doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP e pós-doutor pelo Instituto Superior Técnico (INESC/IST), Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ADETTI/ISCTE) e Institut National de Recherche en Informatique et Automatique (INRIA), e possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Foi professor do Departamento de Informática da PUC-Rio, onde desenvolveu diversos projetos de pesquisa com a Petrobras.

Desenvolve pesquisas na área de Realidade Virtual, onde esteve à frente do projeto e construção da Caverna Digital, primeiro sistema de multiprojeções cúbico (CAVE) do Brasil, e colaborou com a criação dos centros de realidade virtual do Lousal, Leme, NRCP/PUC-Rio e NVC/CENPES. Também foi engenheiro de sistemas na Silicon Graphics Inc. e na Alias|wavefront e gerente de projetos do LSI-TEC e Tecgraf. Luciano Soares é o atual presidente do Comitê Especial de Realidade Virtual da Sociedade Brasileira de Computação.

Luciano Soares é um entusiasta pelo aprendizado ativo, pesquisando e aplicando estratégias de aprendizado baseado em projetos. Atualmente é o líder do grupo de pesquisa em Educação de Engenharia do Insper.

Área de Pesquisa : Computação de alto desempenho, Educação em Engenharia, Realidade Virtual.