Luciana Yeung

E-mail: lucianay@insper.edu.br

Site: http://works.bepress.com/luciana_yeung/

Acesso ao Currículo Lattes

Doutora em Economia pela EESP-FGV, com estágio na Boalt Hall (Law School) da University of California, Berkeley; Mestre em Economia Aplicada e em Relações Industriais pela University of Wisconsin–Madison; Bacharel em Economia pela FEA-USP. Membro fundadora e ex-Presidente (2016) da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). Foi Coordenadora do Curso de Graduação de Economia do Insper de 2010 a 2018.

Como pesquisadora, dedica-se à área da Análise Econômica do Direito (ou Law and Economics) e Estudos Empíricos em Direito. Tem artigos e capítulos em publicações nacionais e internacionais, entre eles: Journal of Institutional Economics, IMA Journal of Management Mathematics, Encyclopedia of Law and Economics (Ed. Springer), Economia Aplicada, Economic Analysis of Law Review, Revista de Estudos Institucionais, entre vários outros.

É parecerista atuante da Journal of Empirical Legal Studies, European Journal of Law and Economics, Journal of Institutional Economics, Operations Research and Decisions, Economic Analysis of Law Review, RAUSP, Revista de Direito GV, Revista de Estudos Empíricos em Direito, Economia Aplicada, entre outras.

É especialista do Instituto Millenium contribuindo com artigos, palestras e webinars sobre questões de judiciário, economia e política. Participa de bancas de mestrado e doutorado em Direito em diversas instituições do país. É convidada frequente para palestras em Escolas de Magistratura, Escolas de Procuradoria do Estado, cursos de pós-graduação em Direito e Economia em diferentes localidades brasileiras. Em 2018, foi palestrante convidada na Harvard Law School, no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e nas Jornadas Brasileiras de Direito Processual. Proferiu a Aula Magna da 1a turma do Curso de Especialização em Direito e Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Entre os projetos que já desenvolveu, destacam-se: mensuração de impactos do projeto do Novo Código Comercial, avaliação da tendência de decisões judiciais sobre a terceirização da mão de obra, avaliação da segurança jurídica criada pelo Judiciário nas questões de defesa de concorrência (relatório para o Conselho Nacional de Justiça, CNJ), construção de indicadores de eficiência para a Câmara Municipal de São Paulo, dentre outros. Recentemente, tem desenvolvido pareceres técnicos para processos judiciais e arbitrais.

Área de Pesquisa : Decisões judiciais, Impactos Legislativos e Judiciais na Economia, Law and Economics, Organização e Estrutura do Judiciário.