Heloisa Neves

E-mail: heloisaneves@insper.edu.br

Site: www.heloisaneves.com

Acesso ao Currículo Lattes

Heloisa Neves chegou ao Insper em 2014 para integrar a equipe dedicada ao desenvolvimento do projeto do curso de Engenharia, onde hoje ministra aulas na intersecção entre Design e Engenharia, contando com o apoio da estrutura do Insper Fab Lab.

Vem trabalhando com a disseminação da cultura maker no Brasil desde que se graduou, em 2012, pelo Fab Academy (curso oficial da rede Fab Lab) no Fab Lab Barcelona. Desde aí trabalhou no Fab Lab Sevilla na Espanha, ajudou a implementar a rede Fab Lab no Brasil através da criação do Fab Lab Brasil, colaborou diretamente com alguns Fab Labs brasileiros nascentes, escreveu o primeiro livro sobre o assunto em português, juntamente com Fabien Eychenne, intitulado “Fab Lab: A Vanguarda da Nova Revolução Industrial”, palestrou sobre o assunto em diversos locais, tendo também participado de uma sessão do TEDx com a palestra “Você ainda vai ser um Maker”, em 2014.

É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Unesp Bauru, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e doutora em Design pela FAU-USP, tendo feito doutorado-sanduiche na Universidad de Sevilla. Durante o seu doutorado cunhou o termo “Maker Innovation”, através da observação e pesquisa em dois ambientes: os laboratórios e práticas makers e os processos de inovação em grandes empresas europeias, especialmente francesas. Esta investigação, a qual deu base à sua tese e ao embasamento do termo, hoje também é posta em prática através dos projetos realizados pela consultoria “We Fab” junto a empresas como Natura, Fiat, Itaú, para citar algumas que já possuem conexão com a metodologia desenvolvida.

Área de Pesquisa : Design e Inovação, Fab Labs, Inovação Maker, Movimento Maker.