Fabio Sismotto El Hage

E-mail:  fhage@insper.edu.br

Acesso ao Currículo Lattes

Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, com pós-graduação lato sensu em Economia pela EESP-FGV, Fábio é Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, com estágio pós-doutoral em Política Energética pela Suffolk University, em Boston, EUA.

Atuou como consultor da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE) nas áreas regulatória e de modelagem e simulação matemática, de 2011 a 2018. Foi pesquisador do Centro de Regulação e Qualidade de Energia (ENERQ) da USP de 2002 a 2004 e sócio fundador da Daimon Engenharia e Sistemas, empresa de desenvolvimento de softwares aplicados à engenharia de energia, tendo atuado como pesquisador e coordenador de dezenas de projetos de pesquisa e desenvolvimento do ciclo ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) de 2001 a 2015.

Atualmente, Fábio compõe a trilha de Física e Matemática dos cursos de graduação em engenharia do Insper, tendo ministrado, desde 2015, as disciplinas de Modelagem e Simulação do Mundo Físico, Física do Movimento, Eletromagnetismo e Ondulatória e Acionamentos Elétricos.

Com a implementação dos cursos de engenharia no Insper, a partir de 2015, tem participado de diversos treinamentos sobre ensino de engenharia no Olin College of Engineering, em Boston, além de participar como professor nos cursos de formação de docentes do Insper. Tendo atuado em pesquisa na área de modelagem matemática aplicada à engenharia e a sistemas de energia, com livros e artigos publicados no assunto, Fabio tem especial interesse na área de ensino de engenharia, fazendo parte do grupo de pesquisa em ensino no Insper.

Área de Pesquisa : Ensino em Engenharia, Modelagem e Simulação Matemática.