Charles Kirschbaum

E-mail: CharlesK1@insper.edu.br

Site pessoal: http://kircharles.googlepages.com/

Acesso ao Currículo Lattes

Charles Kirschbaum é Ph.D. em Administração de Empresas (em Estudos Organizacionais) pela FGV e realizou seu pós-doutorado em Sociologia Econômica na Columbia University. É Professor Assistente desde 2009 e Coordenador do Mestrado Profissional em Administração do Insper desde agosto de 2013. Vem desempenhando o papel de membro do conselho editorial de casos no Insper. Antes de ingressar no Insper, lecionou no Centro Universitário da FEI, atuou como consultor na Bain & Company e analista associado na Advent International Private Equity.

É membro do Centro de Estudos em Negócios onde realizou pesquisas ligadas a análise de redes sociais em empresas. Faz parte do NCPI (Núcleo Ciência pela Infância). Leciona Estratégia para o Doutorado, Mestrado em Profissional em Administração e para a Graduação. Além disso, leciona a optativa Social Networks para a graduação em Administração e o curso Redes Sociais, Computação e Sociedade para o curso de graduação em Engenharia de Computação.

Suas pesquisas nas Indústrias Criativas geraram uma gama de publicações internacionais e nacionais, com destaque para os artigos “Categories and Networks within Jazz Evolution: bandleaders’ jazz sidemen overlap from 1930 to 1969”, na Poetics (Sociologia da Cultura), e “How social network role, geographical context and territorial mobility mediate the adoption of transgressive styles in the jazz field”, no Journal of Economic Geography (em co-autoria com Priscila Ribeiro).
Vem desempenhando vários papéis na comunidade acadêmica, incluindo a liderança do tema “Abordagem Institucional nos Estudos Organizacionais”, na Anpad e “Abordagens Relacionais às Organizações” no Semead. É editor associado das publicações acadêmicas: Revista de Administração do Mackenzie, Organizações & Sociedade, RAE e Stanford University Press. Atua como parecerista de encontros e periódicos internacionais, incluindo Organization, Organization Studies, Poetics e Academy of Management Meeting.

Atualmente desenvolve um projeto financiado pela Fapesp (Cepid) associado ao Centro de Estudos da Metrópole-Cebrap , envolvendo escolas públicas e capital social.

Área de Pesquisa : Campo organizacional, Estratégia empresarial, Institucionalismo, Redes sociais, Teoria organizacional.