Carlos Alberto F. de Melo

E-mail: carlos.melo@insper.edu.br

Site pessoalhttp://melo.blog.br

Acesso ao Currículo Lattes

Cientista Político, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Carlos Melo é professor tempo integral do Insper desde 1999. É também analista político, com participação ativa em vários veículos de comunicação, palestrante e consultor de empresas nacionais e estrangeiras. Com sua análise conjuntural isenta e reflexão desapaixonada, tem buscado contribuir com o debate político, econômico e social do Brasil.

Colaborador do jornal O Estado de S. Paulo, é também colunista do UOL (Universo Online, o maior Portal do Brasil) onde alimenta um Blog com análises a respeito da política brasileira. Pesquisador de temas como eleições, partidos, conflito político e liderança política, Melo é integrante da equipe dos Centro de Políticas Públicas, Centro de Liderança e Inovação e do Núcleo de Relações Governamentais, todos do Insper. É também pesquisador associado ao grupo Qualidade da Democracia, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP).

É professor de Sociologia e Política (Graduação) e de Estratégia e Política (Mestrado), e do Curso de Relações Governamentais, todos no Insper. Coordenador da Trilha de Humanidade e membro do Conselho Acadêmico da Instituição. Como professor de Liderança Política, Multiculturalismo, História do Poder atua também em programas de Educação Executiva. Diversas vezes paraninfo ou homenageado por turmas de formandos, na graduação, inúmeras vezes foi finalista do Prêmio Chafi Haddad – melhor professor do ano –, conquistando-o em duas edições.

É autor do livro “Collor: o ator e suas circunstâncias” (Novo Conceito).

Área de Pesquisa : Cultura política brasileira, Liderança Política, Política Brasileira e internacional, Relações entre política e economia.