Carla Ramos

E-mail: carlasdmr@insper.edu.br

Acesso ao Curriculo Lattes

Carla Ramos é Ph.D. em Management na área de Marketing pela School of Management da University of Bath (UK) e MSc em Management com especialização em Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (Portugal).

Em 2008, ocupou uma posição de Post-Doctoral Research Fellow em Marketing por um período de três anos em projeto conjunto entre a Faculdade de Economia da Universidade do Porto e o IMP Group na Manchester Business School (MBS), da University of Manchester (UK).

Começou a lecionar em 1997 disciplinas nas áreas de marketing, estratégia de negócios e empreendorismo. Passou por várias instituições como a Universidade Portucalense Infante D. Henrique, no Porto, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto, a BEM – Bordeaux Ecole de Management, na França, e a Manchester Business School (MBS), da University of Manchester, onde também lecionou no âmbito do programa do Global MBA na FGV-SP.

Atuou junto a incubadoras de start-ups, em apresentações e debates sobre pesquisas desenvolvidas nas áreas de inovação, parques de ciência e tecnologia, clusters nacionais na área da saúde e sistemas públicos de transporte.

Dedica-se, principalmente, à pesquisa na área de business-to-business marketing, adaptando uma abordagem de redes interorganizacionais como forma de compreender o funcionamento e a dinâmica de sistemas industriais. Mais especificamente, aborda aspectos relacionados com a percepção dos atores organizacionais, assim como redes de negócios e redes de inovação, criação de valor e emergência de redes organizacionais de serviços. Trabalha também ná area de marketing de serviços e vendas.

Área de Pesquisa : Business-to-business marketing, Maketing de serviços, Redes de negócios e de inovação, Redes interorganizacionais.